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Mostrando postagens de junho, 2015

adeus a James Horner, o compositor dos filmes épicos

O compositor James Horner morreu na segunda-feira, 22/6, quando pilotava sua aeronave na Califórnia. Tinha 61 anos e um respeitável currículo de trilhas sonoras para o cinema. Sua parceria mais famosa foi com o cineasta James Cameron: Aliens, o resgate (1986), Titanic ( 1997) e Avatar (2009) têm música de James Horner. Música de sonoridade ruidosa para o terror espacial de Aliens, percussão e música épica para Avatar e todo o melodramatismo musical para Titanic . Por esta última trilha, Horner ganhou os Oscars de Melhor Trilha Sonora (sim, é dele aquela flauta insistente que toca direto para Jack e Rose) e de Melhor Canção (sim, ele tem parte com “My Heart Will Go On”). James Horner também é o autor da trilha sonora dos filmes Campo dos Sonhos , Coração Valente  e Apollo 13  (as três indicadas ao Oscar de melhor trilha). Sua música para Jornada nas Estrelas II: a Ira de Khan (1982) traz uma orquestração de metais fantástica, com um tema principal épico e nostálgico.

CD Renascido: a solidez da doutrina na voz da fluidez musical - parte 1

Quando um compositor cristão faz uma música, ele atravessa o mesmo processo que um compositor de qualquer outra crença ou descrença: escolher a letra, a rima, a palavra certa; selecionar o som, a altura, o acorde. O que distingue a composição de um músico para outro não é o processo, mas o paradigma. Explico. Se o processo é semelhante, o paradigma de composição é diferente porque os compositores têm pelo menos dois modos de perceber o ato de compor: ou o músico se alinha às premissas musicais e poéticas mais convencionais ou ele busca os ingredientes musicais e poéticos mais inovadores. É com essa segunda percepção que o compositor, cantor e maestro Daniel Salles vê a prática musical. No CD Renascido , ele apresenta uma paleta variada de estilos e formas musicais que contêm o germe da invenção. Paradoxalmente, o que Renascido tem de inovação poética e musical, tem também de preservação da doutrina tradicional. Enquanto a doutrina é inflexível, pois se trata de declarar

CD Renascido: a solidez da doutrina na voz da fluidez musical - parte 2

*pequeno estudo sobre o CD Renascido, de Daniel Salles ( parte 1 aqui ). No CD Renascido , ainda há outros vestígios de suavidade no tratamento de temas mais sérios. Na música “Cardiomegalia” , por exemplo: no meio da noite veio uma vontade de acordar  volume no peito que crescia feito bolo de maracujá, sintomas de uma alegria que não cabia em mim [...] Por que usar nessa canção um estilo rítmico mais animogênico/movimentado? Segundo a letra dessa canção, “Na bíblia eu li que um homem coxo foi curado e se pôs a dançar E quase explodindo de alegria sua cura teve de contar Um tipo de cardiomegalia santa inflando o coração” No cristianismo, não somente a cura física, mas também o aceitar das boas novas da salvação estimula a alegria que não se pode conter: Não fica parado nem calado quem foi salvo da condenação [...]” “Quem recebeu a graça só consegue amar Pois sente o calor da chama viva a queimar O coração que cresce agora quer compartilhar Poi