Pular para o conteúdo principal

três mitos sobre o gospel nacional


Quando o gospel começou a se firmar no Brasil na metade da década de 1980, logo boa parte do repertório evangélico tradicional foi esquecido. Não por acaso, muita gente que frequenta as igrejas cristãs há menos de quinze anos tem a impressão de que o gospel é o marco zero da música sacra. Não se conhece a história dos pioneiros que se empenhavam em pregar a Palavra, quanto mais o passado de músicos que ousavam inovar a Palavra cantada. É como se tudo tivesse começado com o movimento gospel. Vamos relembrar um pouco a história falando de três mitos disseminados pelo gospel nacional:

1) O gospel trouxe inovação musical para a igreja: à parte a história bem antiga da renovação musical que vem desde antes da Reforma Protestante no século 16, algumas inovações formais que são atribuídas ao gospel, como a introdução de música popular brasileira e instrumentos musicais como guitarra e bateria, já eram praticadas em gravações evangélicas desde a década de 1970. Bem antes dos CDs, o repertório ainda era gravado em LPs e se constituía primordialmente de hinos arranjados ao estilo da música clássica.

Mas alguns cantores, como Feliciano Amaral e Luiz de Carvalho, reproduziam também um estilo seresteiro. Além disso, gêneros musicais nacionais, como o sertanejo, recebiam letra religiosa em várias igrejas pentecostais desde os anos 1950. Aliás, Luiz de Carvalho, no LP Obra Santa, gravado em meados dos anos 60, inseriu valsa, bolero e o “maldito” violão. E nem todo mundo ouviu satisfeito!

Até os anos 1970, as produções musicais não contavam com bateria e guitarra. A preferência era para órgão, piano, harpa e até sanfona. A partir dessa época, começou-se a ouvir canções religiosas em ritmo de guarânia, bolero, rock, blues e baião. Cantores como Josué Barbosa Lira, Nicoletti, Jorge Araújo, e vários compositores e grupos alinhados com a Música Popular Brasileira Religiosa (MPBR), inseriram instrumentos e/ou arranjos mais próximos do caráter musical brasileiro ou da cultura pop internacional.

2) O gospel foi o primeiro movimento a atrair a juventude: o rock gospel foi um ponto de atração jovem na metade dos anos 1980. Mas as faixas etárias juvenis eram o alvo preferencial de grupos musicais e evangelísticos nos anos 1960 e 1970, seja por meio de corinhos importados com versão em português ou por meio da introdução de estilos da cena musical pop globalizada. Muito embora essa juventude tenha dado menor atenção à música cristã baseada em gêneros nacionais, talvez pela associação pouco litúrgica desses estilos, talvez pela predileção por celebridades do pop que cantassem em inglês, talvez pelo descaso em relação à cultura brasileira. De toda forma, o gospel não é o pioneiro em evangelismo musical jovem.

3) A partir do gospel, os cantores evangélicos foram contratados por gravadoras seculares: em abril de 1976, o cantor Francisco Rossi gravou com enorme sucesso a canção do famoso refrão “Segura na mão de Deus e vai”. O lançamento foi pela gravadora secular RCA Victor, atingindo a marca de 100 mil cópias (na época, essa quantidade valia o disco de ouro).

O cantor Álvaro Tito, que tocava percussão nos seus discos influenciados pela black music, lançou LPs pela PolyGram nos anos 80. Aristeu Pires Junior teve um LP produzido pela BMG Ariola. A banda Rebanhão lançou discos pela PolyGram e pela Continental. Em suma, bem antes da Sony e da Som Livre produzirem ou distribuírem CDs e DVDs de música gospel, outras grandes e pequenas gravadoras seculares estavam de olho nos cantores evangélicos.

É verdade que o movimento gospel costuma ser alvo de críticas negativas que precisam ser analisadas de forma mais imparcial. Em todo caso, alguns defensores mais entusiasmados esquecem do passado de inovações e tensões vividos pelos músicos e equivocadamente atribuem ao gospel o papel de autor do gênesis da música cristã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n