Pular para o conteúdo principal

Haiti : um caso de esperança e profecia?

O Time.com noticia uma história sobre Junon Brutus, uma mulher haitiana adventista do sétimo dia, que teria avisado o presidente do Haiti sobre tragédia iminente. A seguir um resumo da reportagem [Os trechos entre aspas e em itálico são tradução direta]:

“Pessoas em Port-au-Prince chamam Junon Brutus de Soeur Junon (Irmã Junon), e descrevem-na como profetisa e mensageira de Deus”. Hoje com 42 anos de idade, Junon Brutus deixou o Haiti aos 11 anos e mora atualmente em Orlando, na Flórida, onde trabalha como corretora especializada em investimentos em imóveis comerciais.

“Ela disse que retornou ao Haiti para entregar a mensagem de Deus. Em janeiro de 2007, ela disse que ouviu a voz de Deus revelar-lhe que um desastre atingiria o Haiti”, (...). Ela tentou falar com o presidente haitiano René Préval, mas não foi recebida. “Ele não ia me ver, diz Junon, Ninguém acreditou em mim, e eles pensaram que eu era uma maluca”.

Após a tragédia, “o governo e o povo do Haiti estão lhe tratando mais seriamente. Para marcar o aniversário do terremoto de um mês, ela pediu três dias de jejum, dizendo que Deus queria que os haitianos encerrassem esse período com uma oferta de arrependimento. O governo haitiano aceitou o pedido e decidiu acrescentar um dia extra de férias durante uma época [o Carnaval] cheia da típica música Kompa”.

Junon Brutus participou de cerimônia oficial ao lado do presidente Préval, em que o discurso “de Préval para o povo foi seguido por uma oração de Brutus. É o tipo de bênção que o presidente precisa durante um tempo em que pequenos protestos contra o governo estão brotando nas ruas com gritos de ‘Abaixo Préval’”.

“Mas a política não é o que interessa a Brutus, casada e mãe de três filhos. Ela (...) espera que desta vez o governo ouça o que ela chama de ‘plano de Deus para o Haiti’. Ela tem um caderno cheio de planos e desenhos do novo Haiti, todos criados através do que ela chama de ‘design inteligente’”. Diz a irmã Junon: “O Haiti será uma luz no mundo. O que precisa ser feito, nenhum ser humano pode fazer. Haverá sete anos de abundância e o Haiti será uma maravilha do mundo”.

“Claro, há céticos que dizem que Brutus é uma fraude. Mas ela nega ter ambições mundanas, insistindo que não está associada a uma determinada organização ou partido político, mas é apenas uma serva de Deus. A julgar pelo crescente reconhecimento do seu nome nas ruas de Port-au-Prince, as massas haitianas estão sendo atraídas para a sua mensagem. ‘Irmã Junon é uma profeta. Quando ela diz alguma coisa, você sente’, diz Damis Yves, 28 anos”.

Junon continua no Haiti “realizando sua ronda diária de confortar os sobreviventes”. Para o pastor evangélico Enesse Joseph, apresentador de um programa religioso na Rádio Lumiere, a irmã Junon oferece esperança: “Ela está trazendo uma mensagem que eu não tenho que verificar”, diz Joseph. Ela veio com a palavra de Deus. Então, por que eu não deveria acreditar?”

“Mesmo autoproclamados não-religiosos como Wudeluene Voltaire, 25 anos, tem demonstrado fervor. Voltaire diz que decidiu participar nos três dias de jejum porque queria o perdão de Deus. Ela conta: ‘Eu acredito que Deus lhe enviou em missão. O Haiti vai ficar melhor com o seu plano’”.

* * * * *

Meus comentários: A história tem elementos dúbios: apresenta sobrenomes de duplo sentido (“Brutus” para uma vidente prestativa, “Voltaire” para uma suposta ex-cética), menciona que os novos planos para o Haiti teriam sido traçados por meio do “design inteligente” (parece deboche da grande mídia a essa teoria), e fala em “sete anos de abundância” (sete anos de fartura?) para o país.

No entanto, a colaboração de Junon Brutus em trabalhos sociais já foi citada em reportagens (de 25/02/2008), como se lê no site WPTV.com. Nunca foi fácil acreditar em predições e profetas. Por isso, cumpre-nos examinar os frutos, cuidar com o engano: deveres de qualquer pessoa, cristã ou não.

De acordo com o site da igreja adventista no Haiti (www.haitiansda.com), "líderes adventistas não têm tanta certeza se Junon Brutus merece crédito público por dom profético. Alguns se sentem desconfortáveis com sua publicidade e com as demonstrações sobre como Deus lhe deu instruções para que o "povo haitiano cumprisse três dias de jejum". O site afirma ainda:

“Enquanto o resto do país é receptivo à inspiração divina de Junon, alguns líderes adventistas declaram-na inapta para ser um mensageiro de Deus (...). Por outro lado, enquanto os sacerdotes da religião vodu também estão receptivos à iniciativa de Junon, pois querem desempenhar um papel no programa. O fato de que os sacerdotes vodu querem uma parte da ação é compreensível. Eles querem que o país os reconheça como uma religião legítima.

O que é preocupante é a reação negativa de alguns líderes da igreja. Pede-se a esses líderes que recuem e deixem que Deus faça o seu trabalho em um país que foi devastado por malfeitores. O fato de que os líderes de todas as religiões podem se unir e reconhecer Deus é em si um milagre sem precedentes no Haiti”.

Veja também:

Matéria (em inglês) do site Time.com, aqui.

Declaração completa do site Haitiansda.com (em inglês) sobre as implicações das ações de Junon Brutus, aqui [desça a página até a seção "New Updates 02/11/10". O site pode apresentar instabilidade].

A foto acima mostra Junon Brutus em encontro de oração em Champ Mars (em 12/02/10).

Comentários

André Reis disse…
É interessante que essas 'profecias' quase sempre vêm à tona APÓS o evento que prediziam ocorrer...

Como o sonho de um adventista americano tido supostamente nos anos 80 de que Jesus voltaria quando os EUA tivesssem um presidente negro. Por décadas o sonho ficou secreto e só foi revelado após as eleições.

Obviamente não devemos ser céticos, porém a metodologia desses "profetas modernos" sem dúvida não ajuda nossa "falta de fé".
joêzer disse…
tentei descobrir se ela de fato tentou avisar o presidente do Haiti, mas não descobri nada. embora duvido que alguma providência fosse tomada (tirar o povo do país inteiro?).

tem um livro do Monteiro Lobato (não me recordo agora o título), dos anos 1920 ou 30, em que um negro disputa a eleição contra uma mulher e chega à presidência dos EUA!

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n