Pular para o conteúdo principal

o elefante do terror na sala do brasileiro

Quando uma tragédia violentíssima acontece, como essa ocorrida numa escola municipal do Rio de Janeiro, nós queremos encontrar um sentido, uma explicação. Nessa hora, sempre aparecem maus jornalistas tecendo conexões apressadas.
No início da semana, a revista Veja fez matéria de capa sobre a presença da organização terrorista Al-Qaeda no Brasil. Estaríamos sediando prováveis homens-bomba?
Nessa quinta-feira, dia 7/04, Wellington Menezes de Oliveira invade uma escola municipal na Zona Oeste do Rio de Janeiro e mata 12 crianças. A partir da revelação do conteúdo de uma carta deixada por Wellington, a cobertura midiática encontrou pano pra manga fundamentalista.
A lógica conspiratória é: se a Al-Qaeda está no Brasil e se há uma chacina incomum nessas plagas, logo o atirador só pode ser um terrorista islâmico, certo? Errado. Por isso, jornalista apressado só entrega informação crua.
A única relação, ao menos por enquanto, entre uma ramificação do terrorismo islâmico e um massacre de crianças por um jovem ensandecido é que ambas as notícias revelam um fato: o terror está globalizado. Não apenas o terror de caracteres geopolíticos, mas o terror causado por um indivíduo sem motivações claras. Chacinas cometidas em colégios são algo que, para os brasileiros, só aconteciam nos Estados Unidos (ver os casos Columbine - 1999; Virginia Tech - 2007; e Chicago - 2008). Vê-las de perto nos deixa absolutamente perplexos.
Mídia que dá notoriedade a criminosos, como as reportagens vespertinas que entrevistam presos; facilidade no acesso a armas (como Wellington sabia manejá-las?); quadro aparente de patologia mental; adolescência marcada por extremismo religioso (isso explicaria sua obsessão por "pureza"?); ele se distanciava das pessoas ou as pessoas é que se distanciavam dele (ou as duas coisas)? Variáveis que criamos para dar sentido a essa tragédia.
Há uma corrente de estudos que classifica atos como esse do jovem Wellington de "violência pós-moderna". Segundo o antropólogo Roberto Albergaria, ela tem duas características: "a confusão entre o real e o imaginário (cada vez mais é o imaginário que vem da televisão) e a ausência de sentido". Uns matam por causa de dinheiro, outros matam para virar celebridades, e outros matam pela simples destruição. Este último caso é o mais complexo, porque não envolveria uma motivação clara.
Wellington queria virar celebridade? Ele queria vingar-se por ter sido rejeitado por um grupo social? Ele era um fanático religioso? Especialistas procurarão agora encaixar o assassino nos rótulos de psicótico, demente religioso, fanático, o que é natural em nossa busca de dar sentido aos fatos. Por outro lado, pessoas que o conheciam dizem que ele era alguém calado, vidrado em internet, sem amigos, mas também sem inimigos, enfim, um pacato cidadão.
Embora tenha ocorrido em lugares distintos, o ato hediondo de Wellington se parece com o dos garotos de Columbine. Jovens, bons estudantes, quietos, que conseguiram armamento facilmente, cuja soma do isolamento social com o gosto por games violentos resultou em um quadro de baixa autoestima, o que os levou a um surto de vingança contra a sociedade. É uma explicação que virou clichê, não?
Em 2003, o cineasta Gus van Sant dirigiu o filme Elefante, que retratava a tragédia de Columbine. O filme não é uma sucessão de cenas velozes de ação, nem tem mocinhos e bandidos com cada um em seu quadrado. Sendo um filme mais reflexivo, o filme não nos dá uma explicação fácil, mas nos leva a observar um conjunto de fatores que podem ter influenciado o terrível ato dos garotos. Eles não sobreviveram para dar explicações ao mundo de seus atos.
Por que "Elefante"? Aparentemente, devido ao ditado que diz que "há um elefante na sala de estar", ou seja, há um problemão em casa que todo mundo vê, mas ninguém se dá ao trabalho de entender como ele foi parar lá, nem acha que é seu trabalho tirá-lo da sala. Há problemas que dizem respeito à educação, à espécie de cultura midiática que temos, à falta de amizade verdadeira. Mas muita gente prefere dizer que o problema é de ordem religiosa, ressaltando sempre os extremismos e excessos de religiosos.
Os fatos, quaisquer fatos, mandam mensagens. Umas mais claras, outras menos. Cabe a sociedade saber interpretá-las e querer modificar-se. E até que Cristo venha para renovar este mundo, por Sua própria e gloriosa Pessoa e não pelos atos insanos de jovens armados, teremos de conviver com o incontrolável e com o que ainda não se pode conhecer.

Comentários

HeLeNa disse…
muito boa sua reflexão, muito bom seu texto.

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n