Pular para o conteúdo principal

o lugar da voz e a voz no lugar


A técnica do melisma ainda divide opiniões. Alguns acreditam que é um recurso de ornamentação da melodia que mostra o domínio técnico do cantor; outros pensam que se trata meramente de exibicionismo vocal.

Particularmente, acho que a técnica do melisma está ficando cansada. Em bom português, já deu o que tinha que dar. Não estou dizendo que o melisma será abandonado. Mas o esgotamento da técnica talvez possa aparar as arestas e deixar o canto mais límpido e simples.

O ponto central para o cantor é o lugar da voz, é onde inserir um recurso técnico. Os maus imitadores não sabem aonde colocar a voz e abusam do melisma. E aí, cada fim de frase, é um volteio; cada curva, uma cantada de pneu.

O melisma vem de longe. A música judaica é cheia de melismas. O canto gregoriano é também um canto melismático (como na gravura acima). O melisma árabe ou o melisma da black music americana podem ser usados na música cristã? Sim. O melisma pode se tornar um maneirismo chato e abusivo? Sim.

Muita gente diz que o uso do melisma reduz o louvor a um mero show e que os solistas abusam da liberdade para exibir todo seu virtuosismo. Alguns recomendam que o mais adequado é o canto simples entoado sem esforço e com clareza na pronúncia das palavras. 

Quando o anasalamento da voz é exagerado e a dicção é distorcida, de fato, certas palavras soam incompreensíveis. Clareza é absolutamente necessária. Muitos cantores americanos costumam distorcer a pronúncia de várias palavras. Ao cantar em português, alguns cantores brasileiros tentam reproduzir essa prática, mas raramente soa conveniente. Em geral, a atenção do ouvinte é desviada para a estranheza da pronúncia e, não raro, aquele trecho vira alvo fácil de piada e imitação de trejeitos.

Por outro lado, é bem provável que os críticos que acusam o melisma de ser uma exibição gratuita de virtuosismo apreciem a desenvoltura de um violinista ou de um pianista quando estes improvisam floreios e volteios em um hino ou em uma peça erudita. Parece que, quando há demonstração de habilidade instrumental, isso é excelência técnica, e quando há demonstração de habilidade vocal, então isso é exibicionismo profano.

Lembremos a oportunidade em que o cantor Leonardo Gonçalves foi convidado para cantar num show de Ed Motta. Ambos cantaram a belíssima música que Stevie Wonder fez para a filhinha (“Isn’t she lovely?”). Como todos sabem, Stevie Wonder nunca pode enxergar a própria filha, mas agradeceu a Deus pelo presente maravilhoso (aqui, a tradução da música). Ao final da canção, Leonardo e Ed começaram uma espécie de duelo de melismas.

Todos foram criticados: o cantor, o melisma e a canção.

Curioso como até mesmo quando um músico como Stevie Wonder faz uma canção em que agradece a benção divina da paternidade, certos evangélicos, em vez de elogiarem sua lembrança de Deus, só deram atenção ao estilo musical do qual não gostam!

Na mesma época, o violinista Paulo Torres, spalla da Orquestra Sinfônica do Paraná (e como Leonardo Gonçalves, também um artista cristão), acompanhava o cantor Andrea Bocelli em concertos na TV. Desnecessário dizer que não houve críticas.

Quando o cantor demonstra uma técnica apurada, ele é visto como um “surfista da voz”. Mas, e como ficam os surfistas do piano, da flauta, do violino?

As diferentes reações aos dois episódios que mencionei deram a impressão de que o direito ao virtuosismo é concedido exclusivamente aos intérpretes e instrumentistas de música erudita. Ao intérprete de música popular, reserva-se o direito de ficar calado.

Mas há uma diferença que eu gostaria de comentar. Essa diferença não está no estilo musical e nem na sinceridade do cantor ou do instrumentista. Está no “aonde”. Em que local é apresentada e para que se destina determinada música?

Leonardo Gonçalves e Paulo Torres foram ao terreno de reconhecidos cantores: o palco. Dentro da proposta de cada espetáculo, ambos se saíram muito bem. Mas digamos que eu fosse um pianista de verdade e que Ed Motta me chamasse para um duelo de improvisação ao piano. Certamente a qualidade da minha performance seria criticada, mas não o fato de eu demonstrar minha técnica pianística.

Diferente, porém, é o propósito da música feita por um cantor ou um instrumentista na igreja. O terreno é o púlpito. Nesse caso, sempre cabe a velha máxima: “Para a glória de Deus e o deleite dos irmãos”. Deus deve ser glorificado por meio da performance de um músico, o que inclui excelência técnica (de acordo com o talento e o esforço de cada um) e sinceridade do coração em louvar a Deus. As pessoas que ouvem devem ser elevadas espiritualmente e enlevadas artisticamente, o que nos faz voltar aos requisitos da excelência e da sinceridade.

Mas excelência e sinceridade não bastam. É preciso não só a consciência do lugar da voz na música, mas também da voz adequada para o lugar. 

Durante o ofertório, costuma-se apresentar música instrumental. Não penso que seja hora de fazer um medley de um noturno de Chopin com um hino. Mas é possível apresentar um hino tradicional ou uma canção contemporânea tocada ao modo erudito (ou em estilo contemporâneo que concorde com o que a congregação espera ouvir na liturgia do culto). Durante uma música cantada ao final de um sermão pastoral, não há razão inserir floreios vocais. Seria o mesmo que um pianista ficar fazendo glissandos e trinados como “fundo musical” de um apelo.

Ao participar dos momentos musicais de sua igreja, o músico cristão não pode perder o senso adequado do lugar onde está e do propósito da adoração. Ter sempre um cântico no coração nem sempre é suficiente. É preciso ter consciência da maneira mais apropriada de entoar um cântico para tantos corações reunidos no mesmo lugar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n