Pular para o conteúdo principal

Soul: onde está o coração do músico?


Em 
Soul, a nova animação da Pixar, o personagem principal é Joe Gardner, um professor de música que se sente desmotivado na sua profissão, pois o que ele deseja mesmo é ser um pianista de jazz e brilhar nos palcos. Não há problema algum em querer ser um grande artista e buscar esse objetivo. Mas aqui é que mora o engodo: o de que um professor de música é um músico frustrado. Fora do palco, o músico seria um fracassado sem talento suficiente, um loser cuja falta de méritos o levou à suposta monotonia das salas de aula.

Quando o professor Joe, convidado por um ex-aluno, consegue um teste para ingressar numa banda de jazz, ele tenta mostrar tudo o que sabe numa música só e acaba fazendo como aqueles músicos que, mesmo quando estão tocando em grupo, estão tocando sozinhos. Seu improviso interminável não passa de exibicionismo. Ele demonstra estar desconectado da arte de fazer música em conjunto.

Curiosamente, seu ex-aluno lhe tem um enorme respeito, um sentimento de gratidão por tudo o que aprendeu com ele. No entanto, o reconhecimento de um músico, ou de um estudante, não é suficiente para esse professor. Ele quer os aplausos de fim de espetáculo, e não o cotidiano de murmúrios da escola. Quer ter espectadores, não aprendizes. Quer fazer devotos, e não discípulos.


Eu entendo os músicos que chegam ao curso de Licenciatura sem a pretensão de ser professores. Quando eu fazia faculdade de música, lá no começo da remota década de 90, eu não sonhava em ser professor. O palco era muito mais interessante, fosse atuando como tecladista ou regente. Só me descobri apaixonado por ensinar música uns 10 anos depois da faculdade.

No filme, o professor Joe demora a descobrir que o propósito da vida não está apenas no brilho do palco. Isso também pode ser encontrado nos atos simples e cotidianos vividos um dia após o outro. Fazer música para um público é um clímax maravilhoso, é um show de fogos de artifício em que ninguém nota o trabalho dos bastidores.

Ensinar alunos a fazer música parece menos encantador, pois é como estar sempre nos bastidores. Mas a fagulha da música e o propósito da vida também estão nos atos simples e cotidianos vividos numa sala de aula.

Aos que querem ser professores, e aos que estão em dúvida sobre a profissão de educador musical, hoje eu diria: as luzes apagam depois do show, mas as luzes acesas durante uma aula não há santa alma que apague.

Comentários

Luciana Araújo disse…
Ótimo texto, como sempre! Eu acho que sou um dos poucos casos que fogem ao comum: fui cursar Licenciatura em Música com o firme propósito de ser professora, e nunca me senti tentada a ser instrumentista. Mas acho que 90% dos meus colegas na época gostariam de fazer carreira como instrumentistas ou regentes, e boa parte deles abandonou a sala de aula para seguir nos palcos...

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n