Pular para o conteúdo principal

quanto tempo de fundo musical você ouve por dia?

 



Diferente de outros serviços da internet, como delivery de lanches e streaming de filmes, que preferem não mostrar ao usuário a quantidade de junk food e junk films que ele consumiu no ano, o Spotify tem o prazer de anunciar a quantia de tempo que os assinantes levaram ouvindo música. Estes ouvintes, por sua vez, têm o prazer de compartilhar a informação com os amigos.

Assim, o ouvinte fica sabendo que gastou, por exemplo, 143.432 minutos ouvindo música. Parece pouco, mas esse número representa 27 por cento do total de minutos de um ano inteiro. Charlie Warzel, que escreve para o periódico The Atlantic, fez a seguinte pergunta no twitter: 

“Quem é o vencedor com mais minutos de audição no spotify esse ano?”


Os números vieram. 173 mil, 202 mil, 323 mil até que alguém respondeu que ouviu música por 376.395 minutos – 71,6% do tempo de um ano, numa média de 17 horas por dia!

Mas esse número foi superado por alguém que vive nos arredores de Paris. No print de tela constava: “Você gastou 432.870 minutos ouvindo. Isto é mais do que 100% dos demais ouvintes na França”.

Isso equivale a ouvir música por 299 dias seguidos sem apertar o ícone de pausa ao longo dos trezentos e sessenta e cinco dias do ano!

Outros destes super streamers (ou superusuários) contaram que usam o serviço para encontrar música que lhes ajudem a dormir. Então, boa parte desse tempo não é de audição consciente de música. Quando acordados, o foco na música não é muito maior porque eles usam música como fundo sonoro no trabalho, no estudo ou no transporte.

Alguns disseram ainda que, a fim de diminuir a ansiedade e a solidão durante a pandemia, passaram a ouvir cada vez mais música. Isso é como uma automedicação terapêutica.

Neste período, houve quem se especializasse em organizar playlists pessoais visando a manutenção da saúde mental. Embora nem sempre seja uma escuta atenta, pois a música acaba sendo usada como fundo musical, é sempre uma escuta marcada pela predileção e pelas associações culturais particulares. Para uma pessoa, o que lhe faz bem são peças de música instrumental. Para outra, são canções pop. Uns, sonatas; outros, músicas religiosas; e outros ainda, estilos diversificados, a depender da atividade que se vai fazer.

No entanto, um destes super streamers do spotify fez uma confissão: “Uma das minhas metas para 2022 é ter algumas horas de silêncio e aproveitar um pouco mais o mundo em que vivemos”.

É bom dar um descanso aos ouvidos. Pode parecer uma contradição que um músico esteja dizendo para você ouvir menos música, mas penso que é preocupante ouvir dez horas diárias de "fundo musical". Recomendo que você desenvolva uma escuta atenta e que também deixe seu ouvido "respirar". 

*****

Informações extraídas do texto de Charlie Warzel (How to spend 432.870 minutes on spotify in a year), The Atlantic, 06.12.2021. (https://newsletters.theatlantic.com/galaxy-brain/61a939762e822d00205caadf/spotify-wrapped-extreme/)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n