Pular para o conteúdo principal

Lições olímpicas


Terminadas as escaramuças esportivas, é hora de fechar a conta, passar a régua e descobrir se algum saldo nos resta no anticlímax do encerramento das festividades olímpicas. Aí vão algumas conclusões apressadas desse web-escriba cujo sono, sempre mais intenso que o brio patriótico, se não permitiu que assistisse as raras conquistas douradas também evitou a contemplação dos tantos fiascos.

Medalha de ouro em bronze: o amigo que mumificou-se frente à TV durantes as madrugadas ainda com problemas para ajustar o fuso horário: 8 horas de sono. A amiga que estragou a franja descabelando-se pelo Brasil: 3 horas de salão. Ver a máquina brasileira de chegar em terceiro lugar: não tem preço. Noves fora as brincadeiras, ficamos na frente da Argentina e da Suíça no quadro de medalhas. E atrás de Jamaica, Romênia e Etiópia. Ficar em 23º lugar no ranking olímpico não é nenhuma vergonha. Ruim é ser o 70º no ranking de Desenvolvimento Humano.
A questão é que esses três últimos países investem no que tem de melhor, não importa se é em velocidade ou ginástica. Todas as suas medalhas são em uma ou duas modalidades. O Brasil, que caiu na conversa de Duque Estrada de que é um gigante pela própria natureza, investe um pouco em tudo e acaba chorando o quase e o nada. Agora é fazer pressão para que o Comitê Olímpico admita novos esportes, como: corrida contra o salário, tiro a esmo, revezamento de banqueiro preso, saque de merenda escolar e o tradicional cancelamento de celular.

Medalha de ouro não cai do ‘cielo’: o ouro-medalhista César Cielo venceu Michael Phelps na única prova que o americano não disputou. Ufa! Mesmo sem o apoio dos Correios, que não quis investir em um atleta que fosse treinar fora do Brasil, valeu ter ido morar nos Estados Unidos, onde foi o melhor nadador universitário. Treinos duríssimos, vida monástica, determinação e grande talento é o conjunto de forças fizeram o campeão. O investimento no esporte ainda é pífio aqui na Terra de Vera Cruz. Séculos de rapina dos cofres públicos, intolerância à punição e mais a horda de degradados que iniciou a exploração do terreno não poderiam fazer dos tupiniquins uma legião vencedora. Viramos uma monocultura futebolística que tardiamente percebeu que, nessa terra, em se patrocinando todo esporte dá. Não acho que a escola tenha que se tornar um centro de formação de atletas. Mal conseguimos formar o pacato cidadão, imagine uma fornada de Isinbayevas e Phelps.
E o apoio quase sempre chega depois. Lembremos de Joaquim Cruz, ouro nos 800 metros em Los Angeles-84, a quem quiseram dar uma casa pela sua performance de ouro: “Não, obrigado. Já tenho uma casa. Quando eu precisava, não me deram”.

As musas do Galvão: de vovó Olga à Dona Terezinha, Galvão Bueno deixava o atleta de lado e torcia pelos parentes do atleta. O homem que solicitava ao torcedor pensamento positivo e força mental via satélite para nossa delegação na China estava num frenesi contagiante. Também, passar duas semanas ouvindo os trocadilhos do Régis Roesing e as crônicas do Pedro Bial deixa qualquer um gritando “vovó Olga, vovó Olga” em vez de “Céééésar Cielo do Brasil”.

Dunga e os onze anões: a festa abriu-se como num conto de fadas. Cantores de mentirinha e promessas de ouro, muito ouro para a China. Mas o sonho de conquistar a medalha de ouro no futebol olímpico para o Brasil fica adiada outra vez. Em pesquisa realizada por estas plagas, 101% dos torcedores responderam afirmativamente a única alternativa do questionário: “Dunga não é técnico nem aqui nem na China”.

Emagrecer é preciso. Ganhar também: enquanto vimos a extraordinária Yelena Isinbayeva batendo recordes ao encolher a barriga para superar o sarrafo no dificílimo salto com vara, Ronaldinho Gaúcho correu contra a balança para estar em forma em Pequim, mas não levou o ouro no futebol masculino. Assim, perde-se uma chance de grande valor pedagógico para Ronaldo Fenômeno, que a essa altura já deve estar pensando se vale a pena tanto esforço para voltar a jogar.

O Brasil olímpico é uma mulher: como no Pan do Rio-2007 (leia meu comentário aqui), o Brasil olímpico foi das mulheres. Desde as inconsoláveis Jade Barbosa, a menina capaz e triste, e Fabiana Murer (Tutty Vasques, do Estadão, aposta que o mesmo ensandecido que empurrou o maratonista Vanderlei Cordeiro da Silva em Sydney-04 foi quem escondeu a vara de nossa saltadora); passando por Marta, Cristiane e Formiga do futebol, as meninas do vôlei, Natalia Falavigna, Keitlyn Quadros e Maurren Maggi. Mulheres que desafiam a gravidade, a distância, a maternidade, a tripla jornada de mulher, mãe e atleta de alto nível.

Medalha de choro olímpico: nosso primeiro choro foi o do ex-favorito João Derly, o judoca que trapaceou no amor e recebeu seu castigo no tatame pelas mãos do ex-amigo ferido e trapaceado (e que ambos negaram após os jornais portugueses publicarem o caso). Servirá o esporte para vingança em legítima defesa da honra? Mas, veja só que o campeoníssimo Michael Phelps e o sobrenatural Usain Bolt não choram. Até porque não perdem. Tudo bem que nem todos são como Daiane dos Santos, para quem a tênue fronteira entre o triunfo e o fracasso não vale uma crise de choro. Mas para a Globo, não é suficiente ver nossos atletas ganharem ou perderem uma disputa. Nessa hora, sai a precisão de repórteres como Sônia Bridi e Marcos Uchôa e entra a mistura de novela com jornalismo. É preciso mostrar a família enternecida, é preciso perguntar pelo passado do atleta, fazê-lo lembrar-se de que deixou os amados em terras distantes para lutar por um povo sofrido cujo único orgulho são seus locutores e atletas. Se não chorar, não vale ouro.

A quem chegou em Pequim e viu seus sonhos desmoronarem em quedas e tropeços, é lembrar que não existe nada como uma Olimpíada depois da outra. Aqui e agora, uma frase como essa não tem a menor serventia. Mas quem sabe num pódio daqui a quatro anos, ou em uma outra competição, veremos esse atleta naquele ato tão contraditoriamente belo: chorar de alegria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n