Pular para o conteúdo principal

Eleição sem salvação

O que será que anda nas cabeças, anda nas bocas e andam falando alto pelos blogs? Além da crise financeira, fala-se nas eleições americanas. Há um videoclipe que circula na rede (via blog do jornalista Michelson Borges) que mostra a semelhança nos discursos de George W. Bush e John McCain. O vídeo é editado meio no estilão do cineasta Michael Moore, ou seja, edição rápida e nada imparcial, e mostra como presidente e candidato republicanos estão bem ligados. Embora a postura pública de Barack Obama tenha catalisado a atenção das mentes arejadas, é seguro mesmo não olhar os candidatos como salvadores da pátria. Aliás, chega de messianismo eleitoreiro, não é mesmo?

Leia a seguir trechos da matéria de Idelber Avelar (Tulane University) para Agência Carta Maior (seguido de meu comentário):

"Os últimos dias da campanha de John McCain foram de um tremendo vai-e-vem: a chapa partiu para ataques a Obama por suposta associação com alguém que foi terrorista quando ele tinha 8 anos de idade, usou apresentadores que se referiam a Barack Hussein Obama, soltou um comercial sinistro sobre o “perigo” Obama e por aí navegou durante três ou quatro dias.

Os comícios começaram a fugir do controle, com seus apoiadores chegando a gritar matem-no à menção do nome de Obama. O Serviço Secreto abriu, inclusive, o inaudito precedente de interrogar membros de um comício presidencial por ameaça de assassinato. Com a reação negativa gerada pelo sectarismo, McCain retrocedeu. De uma correligionária que começava um discurso sobre Obama, o “terrorista árabe”, ele chegou a tomar o microfone, meio sem graça ou talvez a contragosto, para dizer que Obama é "um homem de família decente com quem tenho algumas divergências". Foi vaiado durante alguns instantes pelo seu próprio público".

*****

Obama transparece uma renovação. Mais jovem, articulado e elegante que o candidato adversário, seu conceito de uma política de diálogo, tolerância e de não-intervencão repercutiram favoravelmente ao redor do mundo. Claro que, uma vez dentro do Salão Oval, a discussão pode ser outra, mas não cabem especulações agora, pois aí seria uma antevisão determinista que já assegura que toda e qualquer candidatura estaria fadada à corrupção dos propósitos.

A candidatura de McCain (somada a escolha de uma vice tão republicanóide como Sarah Palin), por sua vez, reacende questões como: a tradição intervencionista dos Estados Unidos no campo internacional durante os mandatos republicanos (Nixon, Reagan, Bush), o ufanismo exacerbado travestido de civismo patriótico, o lobby relacionado à venda de armas, o investimento em propaganda militarista, a aproximação entre as esferas do Estado e da religião como aprecia a ultraconservadora direita cristã e, vale lembrar, o histórico de estímulo à paranóia, que sobrecarrega um ambiente de "perigo social" capaz de convencer a mídia e a população a fim de justificar a perseguição ao pensamento crítico e/ou discordante (o mccarthismo, a caça aos "vermelhos", Guantánamo).

Sim, ambos os partidos (Democrata e Republicano) são co-responsáveis pelo iminente estado de recessão financeira global. Sim, um presidente acuado por outras esferas de poder (conjuntura econômica, o "clamor popular", um discurso ecológico e/ou religioso global), não importa a definição partidária, pode tomar medidas que não estavam presentes na sua proposta inicial de atuação. Sim, porque eleger não é redimir, eleição não é salvação.

Comentários

André Reis disse…
A ganância de Wall Street é a maior culpada pela crise econômica. Obviamente se Bush tivesse menos pé preso com o 1% zilionário na América, ele poderia ter regulamentado a indústria financeira e evitado os investimentos arriscadíssimos.

A lista de cúmplices na derrocada americana inclui inclusive Alan Greenspan que pouco fez pra deter os abusos do mundo financeiro. Não admira o ele ter saído no início da crise.

Para adventistas que acham que cada eleição nos EUA significa um passo mais perto do decreto dominical, gostaria de lembrar que o decreto não vai partir da política americana e sim de eventos globais.
joêzer disse…
bem enunciado, andré. complemento dizendo que também é preciso que os cristãos olhem não apenas ao redor para certificar-se de sinais, mas principalmente para dentro de si.

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n