Pular para o conteúdo principal

mozart inédito

Mozart: o cometa mais fulgurante que atravessou o universo da música: foi visto e ouvido por pouco tempo, atribuíram-lhe sinais divinos de astro celeste (e também lhe apontaram sinais diabólicos) e, volta e meia, retorna musicalmente para encantar as novas gerações. Um cometa, sem dúvida.
Recentemente, a Fundanção Mozarteum de Salzburgo divulgou duas peças para piano, até então inéditas, que descobriram ser de autoria de Mozart. Compostas quando o geniozinho tinha só oito anos. Claro, elas não acrescentam nada de novo ao que já é fartamente conhecido. Como disse o crítico musical João Luiz Sampaio, "o que [as peças] fazem é apenas se somar a um quadro fascinante no qual o compositor segue desafiando nossa compreensão do gênio musical".
Embora sua carreira de moleque genial seja posta em dúvida - era ele mesmo que compunha aquelas peças na infância ou o autor era na verdade o seu pai músico, Leopold? -, a liberdade de criação de Mozart o isola de seus contemporâneos. Sim, todo músico classicista bebeu na fonte sinfônica de Haydn. Ok, há elementos que o ligam ao futuro Beethoven. Porém, a faceirice de suas sonatas, a vivacidade de seus concertos, a proeza técnica exigida e magnitude musical de suas óperas (sendo Don Giovanni o Everest das óperas), o colocam noutro patamar da época em que viveu.
Mozart não foi socialmente ejetado dos círculos palacianos por suas estrepolias de menino-sem-infância. Sua música contribuiu para isso. O crítico Johann F. Reichardt disse, quando Mozart tinha 25 anos, que a música instrumental de jovem Wolfgang Amadeus era "extremamente antinatural", pois era "alegre e, de repente, triste e, de repente, alegre novamente".
Muitos dizem que o Mozart tardio é bem melhor - suas últimas sinfonias e concertos. Concordo. Mas o que podíamos esperar? O garoto amadureceu; e sua música junto com ele. O que um guri pode dizer musicalmente aos 17 anos? Beethoven fez nove sinfonias e nem todas são obras-primas indiscutíveis. O que dizer de quem fez quarenta e uma? E começando na infância? Certamente o melhor de Mozart foi composto nos dez-doze últimos anos de sua curta e prodigiosa vida.
Mozart teve uma infância típica de toda criança-prodígio. Com seu pai e sua irmã Nannerl circulava pelos salões da corte europeia feito um brinquedinho circense. Do que você leu até aqui, qualquer semelhança com Michael Jackson é mera coincidência? Foi controverso quando cresceu e afirmou sua arte individual, assombrando e maravilhando as plateias, granjeando admiração e ódio. Às vezes, admiração e ódio vinham na mesma moeda, como bem retrata o ótimo Amadeus - filme que é mais um retrato da visão de amor/repulsa de Salieri em relação à Mozart que uma biografia tradicional do musico. O filme é sobre a reação à genialidade musical e não uma fonte fidedigna de fatos e boatos.
E já estou desviando do assunto. Audioveja o link abaixo. Trata-se de obras precoces do músico de quem o próprio Joseph Haydn escreveu: "... lhe digo diante de Deus e como homem honesto: seu filho é o maior compositor que conheço. Ele tem gosto e a maior ciência da composição" (carta ao pai de Mozart, 1785).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n