Pular para o conteúdo principal

a religião de todos os dias

Noutro dia vi o seguinte slogan: Mais Deus e menos religião.

Talvez quisessem dizer que:

1) A religião tem um currículo de perseguições e intolerância, o que permitiria às pessoas atacarem-na como o pior dos males que afligem o homem. Deus, ao contrário, não estaria presente na religião, pois sendo Deus amor, e a religião o oposto do amor, logo Deus é melhor que religião.

2) A religião estaria reduzida ao ritualismo formal, o que obstrui a aproximação do indivíduo desejoso de ser mais amigo de Deus. O formalismo impede o contato mais íntimo, mais caloroso, mais emocional com a divindade e, sendo Deus o Pai de todos, o ritual só apresenta Deus em símbolo abstrato, nunca como o Pai que abraça o filho.

A toada queixosa contra a religião pode ocupar todos os megabytes do Gúgol e ainda vai faltar espaço. Acontece que a noção de religião passou a ser confundida com a noção de igreja. Acontece que os lobos e lobistas em pele de cordeiro andam aos bandos iludindo quem quer e quem não quer ser iludido com falsos milagres e promessas de prosperidade. A religião passou a receber os epítetos de “vã, falsa, ilusória, autoritária, cega, antiquada, enganadora, covil de ladrões, castradora, repressora, raiz de todos os males”.

Ora dizem que a religião é manca, ora dizem que ela é uma muleta. Quando lhe pespegam dois predicados excludentes como esses é que algo está errado ou com a religião ou com seus críticos (ou pelo menos com a formulação de suas frases). Se a religião é manca, ela não pode ser a muleta. Ela na verdade precisa é de uma. Se ela é muleta, então ela é própria para nós, coxos pecadores.

Nem Javé escapou, aliás, nunca escapou, dos reclamos e acusações de autoritarismo e logo atribuíram a Ele mesmo a culpa pelo pecado do lado de baixo e do lado de cima do Equador. Daí para atacá-lO é só uma vírgula. E atacam-nO como se acreditassem que Deus existe. Vestem o Criador com as podres carapaças da criatura caída, veem maldade onde há um plano misterioso e belo de redenção.

Para tirar Deus dessa “enrascada”, então os próprios religiosos passam a pregar menos religião e mais Deus. Eu, porém, nos recomendo outro slogan: Mais Deus NA religião.

Cristo, e não a religião, é o caminho, a verdade e a vida. Não se chega ao Pai por meio da religião, mas por Cristo. No entanto, não devo mandar o cristianismo para o purgatório de Dante. Não é necessário recriminar a religião por causa dos maus cristãos, muito embora sempre tenhamos o conveniente hábito de elogiar o cristianismo quando vemos as boas aparências de um bom cristão na sã doutrina.

Insisto: Mais Deus na religião. Mais Deus no cristianismo. Não preciso abandonar a igreja porque dou de cara com hipócritas na saída do templo. Preciso primeiro enxergá-los quando me olho no espelho antes de sair de casa para o templo.

Necessitamos urgentemente praticar a única religião pura e sem mácula para com Deus: confortar os órfãos e as viúvas em suas tribulações e guardar-se incontaminado do mundo (Tiago 1: 27 – aproveite e experimente ler desde o versículo 19, com o título de “a prática da palavra de Deus).

Hoje, quinta-feira 21, é o de Dia da Religião. Praticar a palavra de Deus é a religião de todos os dias. Confortar os necessitados e manter-se incontaminado da corrupção do mundo é a religião que traduz um Deus que é amor.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n