Pular para o conteúdo principal

Whitney Houston e o maior amor de todos

"I believe the children is our future / ensinem-nas e deixem-nas liderar o caminho / mostrem toda a beleza que elas possuem dentro de si"

Se terminasse aqui, a letra da canção “Greatest Love of All” seria um guia para a educação de crianças.

No último dia de janeiro, Bobbi Kristina Brown, 21 anos, única filha de Whitney Houston e do rapper Bobby Brown, foi encontrada inconsciente dentro de uma banheira. Alguns jornais chegaram a noticiar sua morte cerebral. 

A coincidência trágica é que, em fevereiro de 2012, a mãe Whitney foi encontrada morta numa banheira num hotel em Beverly Hills. Ainda mais coincidentemente sinistro é que, um dia antes da morte de Whitney, a filha Bobbi teria sido encontrada inconsciente na mesma banheira. 

A garota sofria de grave depressão e impulsos suicidas. Vivendo num turbilhão emocional incessante, parece ter faltado adultos que seguissem aqueles versos da canção.

"Nunca encontrei alguém que preenchesse minhas necessidades / Então eu aprendi a depender de mim / Não importa o que eles tirem de mim / eles não vão tirar minha dignidade"

Se terminasse até aqui, a canção seria um grito da autoestima que não se abate com solidão e preconceito.

Cantora de dotes excepcionais, Whitney tinha pedigree vocal – sua mãe era cantora gospel, sua prima era a estrela Dionne Warwick e sua madrinha era Aretha Franklin. Sucesso fenomenal aos 20 anos, do qual faz parte o disco com a canção “Greatest Love of All”, suas necessidades de artista foram todas preenchidas pelo produtor Clive Davis. Em 1992, ela estrelou o filme O Guarda-Costas e cantou mais um hit mundial, a canção “I Will Always Love You”.

Ainda em 1992, Whitney se casou com Bobby Brown e não saiu mais dos tabloides sensacionalistas, tanto por sofrer agressões do marido quanto pelo envolvimento com drogas. Nos anos 2000, admitiu que passou os anos 90 afundada nas drogas. Estava falida financeiramente. Após sair da clínica de desintoxicação, Whitney namorou o rapper Ray J, que se revelou péssima companhia para uma mulher que estava tentando reconstruir a carreira e a dignidade.

Faltou a Whitney um companheiro como o seu par romântico no filme O Guarda-Costas. Infelizmente, ela não encontrou alguém para preencher suas necessidades. Pior, acabou perdendo a dignidade que cantara em letra e música.

"I found the greatest love of all inside of me [eu encontrei o maior amor de todos dentro de mim] / O maior amor de todos é fácil de descobrir aprendendo a amar a si mesmo"

Esse refrão parece um hino à autoconfiança para enfrentar desafios e temores, e gosto de pensar que seja. Por outro lado, não deixa de ser uma espécie de canção para a geração selfie, que em seus piores caracteres é narcisista, egoísta e sofre de ilusão de independência.

O refrão soa como peça de autoajuda, que não é descartável se não for tida como a solução dos problemas. O refrão parece descartar mesmo é a ajuda do Alto. Ao dizer que o maior amor de todos é o amor por si mesmo, a canção se encontra em polo oposto à proposição cristã: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a vida por seus amigos” (João 15:13).

Mas quem são esses amigos? Verso 15: Vós sereis meus amigos se fizerem o que vos mando. E o que Ele manda? Verso 17: Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros

A circularidade do pensamento de Cristo em conversa com seus discípulos leva à constatação segura de que o maior amor de todos está em esvaziar-nos de nós mesmos para amarmos uns aos outros. Há muitas músicas sobre o amor ao próximo, embora não se veja tanto esse amor em ação por aí.

Mas há poucas músicas sobre a ação de dar a vida em favor dos outros. Se esse "maior amor de todos" é raro na música e no cotidiano dos seres humanos, não preciso ir mais longe para perceber Quem foi capaz de um amor assim.


Comentários

Anônimo disse…
Boa noite. Concordei com o seu texto até o final e fiquei impressionada com as coincidências da banheira.Quando Jesus diz que devemos amar uns aos outros, ele também diz que devemos amar ao próximos como amamos a nós mesmo. É impossível amar alguém se antes não nos amarmos e impossível nos amar sem que antes conheçamos o amor de Deus, porque Deus é o amor. Acredito que na letra dela o que está errado é que ela diz que o maior amor de todos é o amor próprio, mas o maior amor de todos na visão cristã é o amor de Deus por nós.

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n