Depois de
estourar nas rádios com a canção BLUE SUEDE SHOES, Carl Perkins foi gravar
algo novo no estúdio da Sun Records, em Memphis. O iniciante cantor Johnny Cash
foi lá assisti-lo. Quem também estava chegando no estúdio era o jovem Jerry Lee
Lewis, uma aposta para o fim daquele ano de 1956. Quem o levou foi o dono da
Sun Records, o lendário Sam Philips. Lendário porque este era o homem que
descobrira Elvis Presley um ano atrás. Aliás, no meio da tarde, Elvis passaria
no estúdio só para uma visita, pois já era um astro internacional e agora gravava
na poderosa gravadora RCA Victor.
Foi assim, por
mera coincidência, que o dia 4 de dezembro de 1956 marcou um inédito encontro
dos quatro cantores. Conversa vai, música vem, de repente os quatro estavam numa
sessão improvisada de sucessos do rythm and blues, do country, do nascente rock
and roll...e do gospel.
Assim que
Elvis chegou com sua namorada, Perkins interrompeu a gravação. Eles começaram a
papear e rir, até que Elvis foi para o piano e todos começaram a improvisar em
cima de conhecidas canções gospel.
Jerry Lee
Lewis revezou com Elvis Presley ao piano e juntos eles cantaram hinos como SOFTLY AND TENDERLY e THE OLD RUGGED CROSS (respectivamente, "Manso e Suave" e “Rude Cruz”, em alguns hinários
evangélicos brasileiros). Eles fizeram duetos e tentavam cantar a 4 vozes (como um barbershop
quartet), mas os improvisos nem sempre davam certo, então a música era interrompida e sugeria-se outra música, como PEACE IN THE VALLEY e JUST A LITTLE TALK WITH JESUS.
Relaxados, os
quatro demonstram sua extrema habilidade musical e contam coisas engraçadas de sua
rotina de shows e gravações. Elvis chega a fazer imitações de cantores que tentam
imitá-lo, como Jackie Wilson, cantor do grupo Billy Ward Dominoes.
Assistindo aquele
encontro fortuito, Sam Philips mandou chamar um repórter local, que publicou os
eventos daquela tarde com a manchete THE MILLION DOLLAR QUARTET. Este artigo de
jornal e mais uma foto poderiam ter sido os únicos registros daquela sessão se
não fosse o engenheiro de som Jack Clement resolver gravar aquela cantoria
improvisada. Mas sua intenção foi tão desinteressada que as fitas com as
gravações foram abandonadas e só encontradas 25 anos depois. Em 1981, o selo Brittish Charly, que adquirira licença
sobre o catálogo da Sun Records, lançou o LP The Million Dollar Quartet, com 17
faixas, a maioria de música gospel.
Na maior
parte da gravação, ouve-se principalmente as vozes de Elvis e Lewis. Talvez
porque Cash e Perkins, que eram batistas, não conheciam bem todas as músicas sugeridas
por Elvis e Lewis, que eram de outra igreja evangélica. Cash também não ficou todo o período e saiu no meio da tarde.
Foi um dia
incomum para os quatro cantores, principalmente para Elvis, que já vivia sob a
tutela controladora do seu empresário, o coronel Tom Parker, e ali, sem
holofotes e cantando música religiosa, “sua voz soa natural e relaxada, sem os
maneirismos típicos de seus lançamentos oficiais” (revista Rolling Stone, resenha do LP Complete Million Dollar Session, de 1987).
Aquela tarde
poderia marcar o dia internacional do rock... ou do gospel.
Fonte com lista das faixas gravadas.
Fonte com lista das faixas gravadas.
Confira 3 minutos da sessão histórica:
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