Pular para o conteúdo principal

a pátria evangélica de chuteiras

A FIFA proibiu que as seleções que disputam a Copa do Mundo façam manifestações religiosas, como fazer rodas de oração após as partidas. Proibiu também que os jogadores mostrem camisas com inscrições relacionadas à fé. Grupos evangélicos começam a articular-se contra essa norma da FIFA. Dizem que isso fere a liberdade de consciência dos jogadores. A FIFA responde que não quer fazer de um evento esportivo um palco para religião e política (a entidade proibiu também manifestações de caráter político, embora futebol e política seja uma receita favorita nos bastidores).

A FIFA está errada? A entidade maior do futebol mundial está cerceando a liberdade de expressão, algo que se tornou um bem tão sagrado da sociedade?

Por outro lado, os mesmos evangélicos que querem ver sua fé confirmada numa competição laica estariam discutindo a liberdade de expressão e crença se, em vez de frases cristãs, um jogador vestisse algo dizendo "I belong to Buda", ou "Sou 100% Ogum"? Ou se estivesse escrito "Deus provavelmente não existe" ou "Eu também sou ateu"?

Para explicar melhor, vou tomar como exemplo o jogador Kaká, que costuma usar uma camiseta com a inscrição "I belong to Jesus" (eu pertenço a Jesus) por baixo do uniforme da equipe. Kaká evangelista? Vamos a outros fatos correlatos.

Kaká, em suas entrevistas, é comedido, e não parece alguém sempre em transe místico. Se ele fosse como alguns artistas gospel de sucesso, talvez falasse assim: "Pois é, Galvão. Aquele passe que eu dei pro Luis Fabiano foi uma iluminação do Espírito"; "aquele foi um gol realmente abençoado"; "nosso time está na unção"; "a intenção era cruzar a bola, mas ninguém sabe para onde o Espírito sopra e a bola caiu direto dentro do gol". Atenção: ler todas as frases com três exclamações.

Mas sejamos francos. Nessa corrente evangélica, para cada Kaká há cem Marcelinhos Cariocas. O primeiro é tratado como um anjo; já o segundo...

O fato de muitos deplorarem a crença na camisa de Kaká e ao mesmo tempo admirarem seu futebol excepcional e seu comportamento extracampo parece dizer que: um, muitos preferem ter o futebol como religião a ver a religião no futebol; dois, outros acreditam que a permissão para fazer proselitismo religioso em campo deve ser inclusiva, dando espaço para toda e qualquer manifestação a favor ou contra as religiões.

E quando cada um quiser aparecer com sua fé estampada (sempre nas vitórias para fazer associações com seu triunfo)? O que impedirá a liberação de proselitismo ecológico e propaganda política? E quanto aos extremistas religiosos do Oriente e do Ocidente?

Muitos evangélicos acham que a cena de jogadores ajoelhados rezando no meio do campo representa o fervor nacional-religioso. É a pátria evangélica de chuteiras “tomando o Brasil para Cristo”, como gostam os slogans gospel.

Então, cá pergunto: você já viu os jogadores logo antes de uma partida? Eles fazem uma roda abraçados, o líder grita palavras de ordem, xinga o adversário, eleva o espírito da moçada e aí todos rezam um Pai-Nosso no grito. E quando os jogadores católicos enveredam pelo “Ave-Maria cheia de graça...”? Assim é o Brasil: o maior país católico do mundo tabelando com o maior país evangélico do mundo.

Assim como tem brasileiro que só é patriota no estádio, tem cristão brasileiro que só é crente na igreja. Um vai pra rua com trio elétrico se gabar de pentacampeonato com a multidão, o outro se orgulha da multidão numa marcha religiosa com trio elétrico na avenida. Só são semelhantes na hora do gol: levantam a mão pra cima como se Deus fosse o décimo-segundo jogador. Para esses, Deus não joga dados, mas bate pênaltis.

Não há problema em agradecer a Deus por conquistas. Isso apenas demonstra um coração grato. Mas, quando isso é feito numa acirrada disputa dita "esportiva" e parece espetacularizar a fé, penso que há um desvirtuamento da religião. Não vejo "evangelicofobia" na proibição da FIFA. Isso talvez evite extremismos. Mas, quando a mesma entidade libera propaganda de cerveja na Copa, estou certo que a FIFA deturpa o sentido do esporte.



Comentários

"Pátria que me pariu! Quem foi a Pátria que me pariu?", canta Gabriel, O Pensador.

Vc já ouviu Gabriel, o Pensador? kkkk

Tô passando pra agradecer o post anterior, J.M., em que você faz uma ma-ra-vi-lho-sa dissertação sobre os livros. Vc sabe que sou apaixonada por esse assunto, como sou apaixonada por livros.

Tu 'tás ficando seletivo demais porque está ficando velho? Ou a maturidade tem te mostrado a inteligência que reside na seletividade? Espero que seja a última. Eu tenho 29 anos, e sou seletivíssima! Mas leio de tudoooo (quase tudo [com menos ênfase agora]).

Parabéns, mano! Boas férias do CtbaCoral.
Este comentário foi removido pelo autor.
joêzer disse…
Li em algum lugar que a sabedoria consiste na redução e seleção de livros. mas para aprender a selecionar se tem que primeiro ler um bocado de coisas, né?
Anônimo disse…
SOU EVANGÉLICO E TE PERGUNTO:SERÁ QUE FUTEBOL É BOM,SERÁ QUE É BOM ASSISTIR 22 HOMENS SE DEGLADIANDO AO CORRER ATRÁS DE UMA BOLA. VOCE JÁ PAROU PRA PENSAR QUE QUANDO UM JOGADOR EMPURRA O ADVERSARIO,É UM
PAÍS QUE PROVOCA O OUTRO E ISSO PODE SE DESENCADEAR EM UMA GUERRA?
"PENSE E REFLITA" JESUS TE AMA
ELIAS
joêzer disse…
caro amigo,
não conheço quem considera que mesmo uma eventual briga entre dois ou mais jogadores cause estremecimento nas relações entre dois países. EUA e Irã já se enfrentaram em Copa do Mundo e houve até gentileza por partes dos jogadores de ambas as seleções.
Aliás, o futebol até já parou uma guerra. Nos anos 60, durante excursão do Santos à Biafra (país africano), houve uma trégua entre os dois grupos rivais da guerra civil. Só pra ver Pelé.
Guerras acontecem por motivações econômicas e políticas. Uma guerra nunca começou por motivos de disputa esportiva.
Mas prefiro um futebol sem violência também.
Um abraço
Daiane disse…
A Fifa deveria também proibir seleções de fazer propaganda de bebida alcoólica.
joêzer disse…
concordo com você, Daiane.

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n