Pular para o conteúdo principal

afinal, o que querem as mulheres do pop?

Sabe a pole dance, aquela dança em que uma mulher fica seduzindo um poste? Pois é. A música pop virou concurso de pole dance. Britney Spears, Rihanna, Beyoncé, Shakira, Fergie, Kate Perry, Nicky Minaj, Ke$ha e congêneres viraram dançarinas de pole dance, barganhando a atenção do público por meio de megavoz (nem todas) e mini-roupas (todas).

Mas, afinal, o que querem as divas do pop? Vestir-se como stripper e rebolar pelo resto de suas vidas? Taí a Madonna, há 30 anos como porta-estandarte do rebolation made in USA.

Não estou atacando de moralista contra as belas moçoilas, que são bem grandinhas pra saber o que fazer da vida e podem se vestir e cantar do jeito que bem entenderem. E nem tenho moral pra ficar jogando pedra na Geni. Mas tem que ser moralista para se preocupar com o arrastão do sensualismo glamourizado das novas estrelas da música pop? Tenho outras razões.

A primeira é esse engodo sofisticado de parte de sociólogos e feministas dizendo que Beyoncé e cia. representam o “empoderamento da mulher contemporânea”. Então é isso? A mulher ganhou mais poder pra vestir lingerie de couro, passar a mão em dançarino sarado e mostrar o corpão para o delírio da galera? O poder conquistado serve para imitar os roqueiros descamisados e priápicos dos anos 70? Grandes proezas.

Empoderamento de fato é a mulher ganhar o mesmo salário que um homem quando ambos exercem mesma profissão. Empoderamento seria a mulher ter direito a muito mais tempo de licença-maternidade para cuidar dos pequenos. Empoderamento é não mais ser usada como isca em propaganda sexista na TV. Empoderamento é a mulher não entrar em casa noturna que facilita sua entrada anunciando, com um machismo atroz, que “até meia-noite mulher não paga”. 

O segundo motivo é o fato de que as maiores estrelas do pop aderem ao “padrão stripper”. Sobra pouco espaço para outro tipo de música e outro tipo de cantora. Madeleine Peyroux? Esperanza Spalding? Sem chance. Estas duas não usam ventilador de palco para cabelos esvoaçantes, nem fazem coreografias com dez dançarinas, nem cantam refrões robotizados.

Por isso, para cada Adele que aparece, surgem dez Shakiras. Já há quem chame a jovem e bem-comportada estrela Taylor Swift de ingênua. Não demora e vão transformar a menina em mais uma periguete do pop do jeito que fizeram com Mariah Carey e Miley Cyrus.

E o Brasil? Oh, yes, nós temos material girls tupiniquins! O calypso, o funk e o axé fazem despontar as novas Gretchens. Os gringos mandam o poperô? A gente responde à altura com o “píri-pirí-pirípi”. A indústria pop americana reduz a mulher a uma caricatura de caras e bocas e pernas? Nossa indústria orgulhosamente apresenta a mulher-pomar (Melancia, Morango...)

Uma Britney Spears sozinha não faz verão. Mas, e a repercussão de uma legião de britneys e rihannas na cabecinha atenta das adolescentes, o que faz? 

Comentários

Kelly M. disse…
Ótimo texto!! Há algum tempo compartilho dessa indignação. Confesso que, apesar da minha fase Adele, sempre gostei de um pop, um vozeirão e muitos melismas, como vc bem sabe!! Mas, nunca gostei da apelação. Os melhores álbuns da Mariah são da era pré-silicone, shorts e rappers. Nunca vou entender pq alguém com uma mega voz tem que dançar enlouquecidamente no palco! Como se isso não bastasse, a onda agora é ser bizarro. Rihanna já era chegada na bizarrice, Lady Gaga é a própria, Beyonce está se tornando. E os adolescentes, meus alunos, achando o máximo! :o(
P.S: Brother, comprei o último cd da Adele no iTunes, e é bom demais! Qualquer hora dessa a gente ouve e troca impressões...
joêzer disse…
maravilha,teacher.
Anônimo disse…
Eu sempre me pergunto COMO pode essas mulheres saberem que estão no palco somente como objeto sexual e aceitarem isso. Na minha opinião, há pouca diferença entre elas e as go go girls - sendo que estas recebem o dinheiro das mãos dos espectadores, e aquelas dos contratantes.

Abç,
Cilene
junior disse…
elas ta perguntando se e imoral etc? qerem e por no bolso! pior e kem reclama jogador e cantor ganha muito mas continua comprando CD , camisa, indo estadio! culpa de quem apoia direta ou indiretamente!
Jaime Chacale disse…
Essa é uma situação complicada. A exposição sensualizada de mulheres que foram criadas a imagem de Deus "se é que elas já ouviram disso". O mais agravante é a repercussão de tamanha falta de moral apresenta por essa turma. Lamento muito.
Jayme Alves disse…
Palavras da Esperanza Spalding numa entrevista concedida ontem aqui no Brasil:

"Quando surge uma nova mulher no jazz, os críticos tendem a super sexualizar a artista. O que você acha disso?"

Isso acontece em todos os lugares, porque vivemos em uma era de de super sexualização. Isso se aplica a muitas coisas. Sexo vende e por isso muitos artistas incorporam esse aspecto da sua imagem, porque eles entendem que o seu principal objetivo é sua carreira, é tocar. Então eles pensam: O que vai fazer minha carreira ir pra frente?. Eles têm talento, um som único, beleza e sexualidade também. É só uma questão de o que as pessoas ficam confortáveis mostrando. Para algumas mulheres isso não é algo que as envergonhe. Talvez a mídia incentive , mas o artista também aceita e projeta isso. Também existem casos em que o artista não usa esse aspecto como parte da sua apresentação, mas a mídia não vê essa situação e isso pode magoar um pouco.

Como você lida com essa situação?

Não promovo minha sexualidade, nem me visto sexy, nem coloco isso como um atrativo para que as pessoas ouçam a minha música. Não é a minha natureza e não é assim que eu me defino. Quando as pessoas escrevem sobre mim, citando o que eu faço como uma novidade só porque sou mulher, acho bem frustrante. Penso que é uma pessoa de 50 anos que escreve sobre música, cresceu em uma época diferente. Não levo como pessoal. Mas parece que sou uma mulher fazendo algo reservado especialmente para os homens... Isso representa uma mentalidade ultrapassada, que está morrendo. O preconceito com mulheres está muito enraizado, até as mulheres mais independentes podem se pegar impressionadas por seus próprios estereótipos."

Link: http://revistatpm.uol.com.br/so-no-site/entrevistas/esperanza-spalding.html

Assisti à apresentação dela ontem: estupendo! Ao invés de um espetáculo musical, ela prefere oferecer uma música espetacular.

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n