Pular para o conteúdo principal

Sabedoria x Estupidez nestes dias maus

"Nas minhas reflexões sobre estes tempos que vivemos no Brasil e a necessidade cada vez mais crescente de humanização e de paz, deparei-me com o ensaio "As Leis Fundamentais da Estupidez" [escrito pelo professor da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA), o italiano Carlo Cipolla, em 1976]. Com ele, veio a compreensão de que o que estamos vivendo em nosso país é a estupidez humana tornada pública em tal nível que ganha ares de triunfo pela visibilidade que as mídias digitais lhes proporcionam.
"Digo isto baseada na Terceira Lei Fundamental da Estupidez, que Cipolla chama de Lei de Ouro. É a própria definição do termo, muito mais profunda do que a que eu vivenciava: UMA PESSOA ESTÚPIDA É UMA PESSOA QUE CAUSA UM DANO A UMA OUTRA PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS, SEM, AO MESMO TEMPO, OBTER QUALQUER VANTAGEM PARA SI OU ATÉ MESMO SOFRENDO UMA PERDA.
"Sim! Pedir intervenção militar num país cujas feridas dos 21 anos de ditadura militar ainda estão abertas, e que ainda sofre com práticas herdadas daquele período, é buscar causar mais dano a esta população sofrida, e prejuízo que pode se abater sobre as próprias pessoas que o demandam. 
[...]
"A Quarta Lei Fundamental da Estupidez também contribuiu nas minhas reflexões: AS PESSOAS NÃO ESTÚPIDAS SUBESTIMAM SEMPRE O POTENCIAL NOCIVO DAS PESSOAS ESTÚPIDAS. Com esta lei, emerge o alerta de que somos geralmente levados a acreditar que uma pessoa estúpida faça mal somente a si própria, mas isto significa, para Cipolla, “enfrentar a estupidez com a ingenuidade”. Como visto acima, o dano causado pela estupidez é coletivo.
"Cipolla expõe o desafio da busca da sabedoria (inteligência) para contrapor a estupidez. Para ele, os sábios 'são os que agem em busca de benefícios para as demais pessoas e grupos sociais e incluem a si próprios'.
[...]
"Na Bíblia cristã são muitas as expressões poéticas e de sabedoria popular que desafiam o tema, correspondendo ao que o italiano Carlo Cipolla indica. Compartilho algumas:
'Até quando, Senhor, os perversos, até quando exultarão os perversos? Proferem impiedades e falam coisas duras; vangloriam-se os que praticam a iniquidade. Esmagam o teu povo, Senhor, e oprimem a tua herança. Matam a viúva e o estrangeiro e aos órfãos assassinam. E dizem: O Senhor não o vê; nem disso faz caso o Deus de Jacó. Atendei, ó estúpidos dentre o povo; e vós, insensatos, quando sereis sábios?' (Salmos 94.3-8).
'Os sábios entesouram o conhecimento, mas a boca do estúpido é uma ruína iminente' (Provérbios 10.14)
'AS PALAVRAS DOS SÁBIOS, OUVIDAS EM SILÊNCIO, VALEM MAIS DO QUE OS GRITOS DE QUEM GOVERNA ENTRE ESTÚPIDOS' (Eclesiastes 9.1)
Ao final deste artigo compartilho que seguirei nas minhas reflexões, buscando superar a perplexidade, na trilha de ações baseadas na sabedoria cristã humanizante, pacificadora, misericordiosa e amorosa, incluídos os espaços digitais. Uma inspiração são as palavras do apóstolo Paulo:
'Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede prudentemente como andais, não como estúpidos, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus' (Efésios 5. 14-16)."

*****
Texto da Magali Cunha na sua coluna semanal Diálogos da Fé, no site da Carta Capital
O texto completo você acessa aqui: https://goo.gl/gwYFT1
"As Leis Fundamentais da Estupidez": http://leisdaestupidez.blogspot.com/

Comentários

Unknown disse…
Olá
Voltei pra ver se tinha alguma novidade ...
Vc prometeu no texto que continuaria escrevendo contra a estupidez.
Precisa voltar e cumprir o prometido ( muito embora entenda que deve ser difícil nos tempos atuais ...
De qualquer forma, abração e um bom sabado
Unknown disse…
Estou sem óculos e não tinha notado que todo o texto estava entre aspas.
Pena que a promessa de continuar não tenha sido feita por vc.
Ainda assim espero que vc volte a escrever em breve
Paulo

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n