O gospel nacional tem abdicado de um dos temas mais decisivos do cristianismo: a cruz. Os compositores reduziram o evangelho a quatro itens: louvor, louvor, louvor e unção. O tema do Calvário foi deixado para os cineastas.
Via Dolorosa (Billy Sprague / Niles Borop)
Sandy Patty celebrizou esta canção que rememora a via crucis de Jesus, em que a caminhada pelas ruas da cidade até o Gólgota é motivo de humilhação pública. As cordas da orquestração intensificam a lembrança da tragédia que se converteria em redenção (Perdi a conta de quantas vezes fiz piano solo com essa música).
Cenas (Daniel Salles)
A Paixão de Cristo como um espetáculo de horrores assistido pelo universo inteiro ("Cada anjo vê Jesus levando a cruz / Assumindo os pecados que não eram Seus"). A música parte do capítulo 53 do livro de Isaías para descrever que as cenas de horror representavam o mais puro amor. Assim como na canção anterior, o peso de solo, coro e orquestra reforça tanto a amplitude da dor de Cristo quanto a magnitude simbólica do ato de Jesus.
Pensando na Cruz (Jader Santos)
Enquanto as últimas duas músicas externalizam o drama do Calvário de forma grandiloquente, a canção Pensando na cruz tem uma retórica mais intimista, esta interpretada como uma meditação em piano, violoncelo e voz (Regina Mota) e aquelas transbordando uma intensidade quase sinfônica. Esse aspecto possibilita um refinamento de letra e harmonia. É uma canção que pergunta pelo sentido da morte e ressurreição de Cristo em nossa vida hoje.
Estilos diferentes, diferentes interpretações, arranjos variados. Em comum, a tradução emocional e inspiradora do centro da mensagem do evangelho, a Cruz, onde, como diz outra bela música, foi revelado "o pior do homem e o melhor de Deus".
No topo, Cristo levando a cruz (c. 1500), óleo sobre tela, de Jheronimus Bosch.
Comentários
ah, sim, vou anexar esse comentário ao meu currículo na próxima vez que eu for ao Unasp...
Estranho não falar da cruz e nem da volta de Jesus! É o reinado do existencialismo!
Vou pensar sobre isso na próxima letra!
Shabbat Shalom parceiro!
ps.: já ouviu abraça a cruz?
'abraça a cruz' é bela por demais. ela faz parte do repertório do Curitiba Coral, do qual o Negão do comentário acima é o regente e eu sou o pianista.
aguardo essa próxima letra (não ouvi e já gostei.rsrs).
abraços
Graça e Paz
abraço
Apenas descreve o que aconteceu, sem novidades, mas é tocante ao mostrar que é o culpado daquilo.
a sério, getsêmani é muito boa mesmo.