Pular para o conteúdo principal

a felicidade mudou de endereço

Entre as dez cidades com melhor qualidade de vida do mundo, 4 são européias (Viena ficou em segundo lugar), 3 são australianas e 3 são canadenses, sendo Vancouver (foto) a primeira dessa lista. No ranking de 140 cidades, comparecem São Paulo e Rio de Janeiro, ambas pra lá do centésimo lugar. Mas Londres (51º) e Nova York (56º) ficaram longe do top ten.

As cidades receberam pontos de 0 a 100 em trinta itens distribuídos em cinco áreas: estabilidade, cuidado com a saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura. Mas assim é covardia, pôxa vida. Na Europa e no Canadá isso não é item de pesquisa. É pré-requisito. Exijo uma segunda pesquisa, com outros fatores. Anote aí:

Índice nacional de feriados: os workaholics noruegueses perdem feio.

Rua mais cosmopolita: só na 25 de Março tem Líbano, China e Paraguai.

Jogador que levanta a mão pro céu quando faz gol: duvido aqueles euroateus repetirem isso.

Árvore de jabuticaba: essa é que nem a “paradinha” no pênalti. Só tem no Brasil.

Isso é pra começar. Não vou nem falar de itens como nosso céu é mais azul, nossos bosques têm mais vida e os pastéis têm muito mais vento. Nesses termos, podemos competir.

Pior mesmo é perder para a Austrália. Como é que um lugar onde tem ornitorrinco, deserto e a celebridade mais conhecida é o Crocodilo Dundee foi ganhar da gente. Ora, do mesmo jeito que uma terra onde tem mico-leão, floresta e a celebridade mais conhecida é Paulo Coelho sempre perde em pesquisas sobre o bem-estar. A Austrália é muito mais do que acredita nossa vã pouca leitura. O Brasil também não é só carnaval, mata e Ronaldinhos. A diferença é que os australianos fizeram o dever de casa social e político.

Assim como a Dinamarca, país onde o índice de felicidade dos cidadãos é o maior do mundo. Depois vêm Suíça, Áustria, Islândia, mais na frente o Canadá de novo. Essa é outra pesquisa encomendada para humilhar os países emergentes. Embora até as Bahamas e as Ilhas Seychelles estejam entre os 20 primeiros colocados. Prova de que viver num lugar paradisíaco que também é um paraíso fiscal satisfaz os habitantes.

Ah, mas eu sou feliz, dirá o brasileiro ferido na sua lendária cordialidade. É melhor ser alegre que ser triste, dizia o poetinha. No entanto, uma coisa é estar alegre, e nisso o brasileiro festeiro é bom. Outra coisa é ser feliz. Se é possível definir felicidade, eu diria que é uma sensação de completude, de satisfação contínua. Ficamos em 81º lugar no ranking da felicidade. Pelo menos, essas pesquisas desmistificam aquela conversa de que o brasileiro comum não tem dinheiro nem saneamento, mas é feliz.

Na verdade, boa distribuição de renda, cidade limpa, educação e saúde são elementos essenciais como a água e o ar puro. Ô Hamlet, vê se conta outra! Não há nada de podre no reino da Dinamarca!

Comentários

Kelly M. disse…
Segundo minhas humildes pesquisas históricas, a modernidade no Brasil se apresenta como um projeto inacabado. Progresso significa desenvolvimento estrutural: estradas e indústrias; e projetos assistencialistas com resultados imediatos (lembra de algum?). Essa modernidade deu acesso ao consumo, mas, enquanto isso, a felicidade...

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n