“Não conheço nada mais grandioso do que a Apassionata. Gostaria de ouvi-la todo dia. É uma música maravilhosa, sobre-humana... Mas eu não posso ouvir música com muita frequência, ela me faz mal aos nervos, deixa-me querendo dizer coisas gentis, estúpidas, afagar a cabeça de pessoas que, vivendo nesse mundo tão vil, podem criar tamanha beleza”.
Sabe quem disse isso? Lênin. O comandante da revolução russa não podia ouvir música muito bonita. Se ouvisse, capaz que não fizesse mais revolução coisíssima nenhuma. O que teria sido muito melhor, convenhamos.
Mas dá pra entender o camarada Lênin. Outro dia de manhã cedo tentei trabalhar ouvindo o CD “La legende du piano”. Impossível. Não há escriba que se concentre com as lindezas melancólicas de Chopin. Fui olhar o encarte. O CD tinha um sonata do Scarlatti em fá sustenido menor, uma fantasia de Mozart em ré menor, um prelúdio de Chopin em mi menor, mais Chopin em dó menor, um Tchaikovsky em si bemol menor. Tudo em tom menor. Não era à toa que meu espírito já estava ficando sorumbático como o de um vampiro vegetariano.
Ouça Martha Argerich tocando o Prelúdio nº 4 em Mi menor, de Chopin:
Sabe quem disse isso? Lênin. O comandante da revolução russa não podia ouvir música muito bonita. Se ouvisse, capaz que não fizesse mais revolução coisíssima nenhuma. O que teria sido muito melhor, convenhamos.
Mas dá pra entender o camarada Lênin. Outro dia de manhã cedo tentei trabalhar ouvindo o CD “La legende du piano”. Impossível. Não há escriba que se concentre com as lindezas melancólicas de Chopin. Fui olhar o encarte. O CD tinha um sonata do Scarlatti em fá sustenido menor, uma fantasia de Mozart em ré menor, um prelúdio de Chopin em mi menor, mais Chopin em dó menor, um Tchaikovsky em si bemol menor. Tudo em tom menor. Não era à toa que meu espírito já estava ficando sorumbático como o de um vampiro vegetariano.
Ouça Martha Argerich tocando o Prelúdio nº 4 em Mi menor, de Chopin:
Comentários
Ouço bastante jazz, progressivo, postrock e math, (estilos de música popular moderna que não estão de brincadeira), haha. E é legal, o jazz tem uns discos bons pra recomendar pra quem tá iniciando o rolê e pra quem tá curioso, como o Kind of Blue, o Love Supreme, o Mingus Ah Um, o Time Out do Brubeck... É legal, dá um chão pra começar a explorar o estilo.
Com a erudita eu tô flertando ainda, e resolvi começar do topo pra baixo, com o Philip Glass, que eu acho chapadão, legal pra cacete. O minimalismo dele é super palatável, te põe num ambiente meio amortecido, de transe. Acho bem gostosa a música dele. Daí fui dar mais uns passos e acabei me deparando com o Pierre Boulez e com o Schoenberg, sons bem mais difíceis de ouvir. É difícil essa iniciação partindo dos sons seriais, do pessoal que propõe uma música fora das bases do tonalismo (e portanto, fora do código alfabético do nosso ouvido).
Acho legal ouvir música contemporânea, acho me interesso mais por isso do que pelos clássicos, apesar de reconhecer a beleza e a importância desses últimos. Mas a contemporânea tem algo muito atual a nos dizer, reflete uma coisa muito mais próxima, mais enraizada na realidade de hoje, no nosso zeitgeist (espírito do nosso tempo), e por isso tem uma atmosfera mais excitante, mais viva.
Gosto dos teus posts sobre música, Joezer, é sempre um papo bom. Fico feliz quando dou um pulo aqui no Nota e o post de capa é sobre música, hahahaha.
Ó, se eu puder recomendar aqui um som que me desconcerta, deixo um trio de jazz pelo qual sou apaixonado, o Bad Plus: http://www.youtube.com/watch?v=NrN0aMsFNgs&feature=related
Abração!
http://www.youtube.com/watch?v=m6ZgytCOBw8&feature=player_embedded
não gosto muito do Schoenberg. do Boulez aprecio quando ele rege. fenomenal. do século XX vou de Stravinski, Shostakovich e Messiaen. deste último talvez pelas temáticas religiosas. ah sim, o Penderecki é fascinante.
valeu a sugestão de pauta para o Nota. rsrs. vou preparar algo sobre a música contemporânea.
assim que eu vou voltar de viagem eu dou uma escutada no link.
abs
kelly, vou fazer uns copy-paste dos livros que vc anda lendo!
É o caso também de Debout sur le Zinc (banda francesa que mistura a chanson com música tradicional irlandesa, jazz, rock, klezmer e música cigana), e de Bratsch (banda cigana/francesa que se apropria de tudo quanto é estilo tradicional do leste europeu)...
Por acaso eles já gravaram junto, veja só.... haha... http://www.youtube.com/watch?v=14tgKL7r274
Som fino também, divertido e muito melódico.
Curtiu o Bad Plus?
Abs!!