Pular para o conteúdo principal

a música que não deixa a gente trabalhar

“Não conheço nada mais grandioso do que a Apassionata. Gostaria de ouvi-la todo dia. É uma música maravilhosa, sobre-humana... Mas eu não posso ouvir música com muita frequência, ela me faz mal aos nervos, deixa-me querendo dizer coisas gentis, estúpidas, afagar a cabeça de pessoas que, vivendo nesse mundo tão vil, podem criar tamanha beleza”.

Sabe quem disse isso? Lênin. O comandante da revolução russa não podia ouvir música muito bonita. Se ouvisse, capaz que não fizesse mais revolução coisíssima nenhuma. O que teria sido muito melhor, convenhamos.

Mas dá pra entender o camarada Lênin. Outro dia de manhã cedo tentei trabalhar ouvindo o CD “La legende du piano”. Impossível. Não há escriba que se concentre com as lindezas melancólicas de Chopin. Fui olhar o encarte. O CD tinha um sonata do Scarlatti em fá sustenido menor, uma fantasia de Mozart em ré menor, um prelúdio de Chopin em mi menor, mais Chopin em dó menor, um Tchaikovsky em si bemol menor. Tudo em tom menor. Não era à toa que meu espírito já estava ficando sorumbático como o de um vampiro vegetariano.

Ouça Martha Argerich tocando o Prelúdio nº 4 em Mi menor, de Chopin:

Comentários

Victor Meira disse…
Animal esse som, Joezer. Até queria pedir (encomendar) um post: rola fazer um post de iniciação à música clássica, com umas referências, discos, peças bacanas pra começar a ouvir esse gênero?

Ouço bastante jazz, progressivo, postrock e math, (estilos de música popular moderna que não estão de brincadeira), haha. E é legal, o jazz tem uns discos bons pra recomendar pra quem tá iniciando o rolê e pra quem tá curioso, como o Kind of Blue, o Love Supreme, o Mingus Ah Um, o Time Out do Brubeck... É legal, dá um chão pra começar a explorar o estilo.

Com a erudita eu tô flertando ainda, e resolvi começar do topo pra baixo, com o Philip Glass, que eu acho chapadão, legal pra cacete. O minimalismo dele é super palatável, te põe num ambiente meio amortecido, de transe. Acho bem gostosa a música dele. Daí fui dar mais uns passos e acabei me deparando com o Pierre Boulez e com o Schoenberg, sons bem mais difíceis de ouvir. É difícil essa iniciação partindo dos sons seriais, do pessoal que propõe uma música fora das bases do tonalismo (e portanto, fora do código alfabético do nosso ouvido).

Acho legal ouvir música contemporânea, acho me interesso mais por isso do que pelos clássicos, apesar de reconhecer a beleza e a importância desses últimos. Mas a contemporânea tem algo muito atual a nos dizer, reflete uma coisa muito mais próxima, mais enraizada na realidade de hoje, no nosso zeitgeist (espírito do nosso tempo), e por isso tem uma atmosfera mais excitante, mais viva.

Gosto dos teus posts sobre música, Joezer, é sempre um papo bom. Fico feliz quando dou um pulo aqui no Nota e o post de capa é sobre música, hahahaha.

Ó, se eu puder recomendar aqui um som que me desconcerta, deixo um trio de jazz pelo qual sou apaixonado, o Bad Plus: http://www.youtube.com/watch?v=NrN0aMsFNgs&feature=related

Abração!
Victor Meira disse…
Joezer, escuta esse som aqui tb, me diz o que voce acha, ta? ;)

http://www.youtube.com/watch?v=m6ZgytCOBw8&feature=player_embedded
joêzer disse…
é rapaz, começar com os serialistas não dá. mas ouvindo mais de perto, conhecendo cada autor a gente passa a admirar a obra deles. talvez nem seja uma música pra gente "gostar". é uma música pra provocar, atiçar, diferençar, não se deixar pasteurizar.
não gosto muito do Schoenberg. do Boulez aprecio quando ele rege. fenomenal. do século XX vou de Stravinski, Shostakovich e Messiaen. deste último talvez pelas temáticas religiosas. ah sim, o Penderecki é fascinante.
valeu a sugestão de pauta para o Nota. rsrs. vou preparar algo sobre a música contemporânea.
assim que eu vou voltar de viagem eu dou uma escutada no link.
abs
Kelly M. disse…
Eu já comecei minha iniciação musical!! E é um universo completamente novo e surpreendente. A ideia do post é bem legal!
joêzer disse…
ô victor, os tais do omar rodriguez são meio jam-latin-rave-session? indefinível!

kelly, vou fazer uns copy-paste dos livros que vc anda lendo!
Victor Meira disse…
Hahaha, ultimamente tenho achado dificílimo botar uma label no que eu escuto... Quando me pedem explicação eu vou por aí, acabo sempre falando uns 4 ou 5 estilos...

É o caso também de Debout sur le Zinc (banda francesa que mistura a chanson com música tradicional irlandesa, jazz, rock, klezmer e música cigana), e de Bratsch (banda cigana/francesa que se apropria de tudo quanto é estilo tradicional do leste europeu)...

Por acaso eles já gravaram junto, veja só.... haha... http://www.youtube.com/watch?v=14tgKL7r274

Som fino também, divertido e muito melódico.

Curtiu o Bad Plus?
Abs!!

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n