Pular para o conteúdo principal

cantai um cântico novo

O salmo 33, o salmo 40 e o salmo 96 nos conclamam a cantar “um cântico novo”. Mas a Bíblia está falando de uma nova música ou de um novo espírito para cantar uma música?

No salmo 40, Davi diz que o Senhor o tirou de um pântano de perdição, o colocou numa rocha firme e segura e lhe “pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor a Deus”. Então Deus não lhe teria dado uma música para cantar nos tempos da amargura? De modo algum. Davi também compôs salmos quando estava sendo perseguido por seus inimigos. E certamente não lhe faltou inspiração divina.

Davi escreveu uma música nova após confessar diante de Deus seu adultério com Bate-Seba: o salmo 51, no qual confessava o pecado, buscava o perdão e pedia de volta a alegria da salvação. O que Davi disse poeticamente é que a segurança da salvação lhe motiva a louvar ao seu Senhor.  Onde está a ênfase divina? Na música ou na vida? Lendo os salmos, vemos que uma nova vida produz um novo espírito de louvor. 
Uma vida renovada é, ela mesma, um hino de louvor a Deus.

Excluindo os exageros e deturpações que há em tantos estilos, uma nova canção não necessariamente tem que seguir os preceitos musicais e culturais de todos os indivíduos de uma mesma comunidade religiosa. O que para alguém pode soar simplista e pobre, para outro é a música que lhe dá sentido do poder e do amor divinos. O que para uma pessoa pode soar solene, para outro transmite formalismo vazio. Há quem prefira Arautos do Rei, outros o Novo Tom, uns Ron Kennoly e alguns Amy Grant.  

No entanto, essas diferenças de atitude quanto ao que faz sentido musical e religioso são de ordem bastante individual. Quanto toda a congregação está reunida e louvando coletivamente, essas diferenças mais atrapalham que ajudam, mais dividem que congregam.


Novos estilos de música fazem parte da dinâmica histórica da música sacra. Se inovações de estilo e música devessem ser proibidas completamente, a igreja deveria voltar ao canto judaico cheio de melismas e entoado apenas por homens no templo. De outro lado, se toda inovação de estilo e música for abraçada irrefletidamente, estaremos dando mais ênfase à diversidade musical do que à unidade congregacional.

Estamos rodeados de música por todos os lados. Peneirar as influências é o difícil trabalho do adorador. Mas ele não está sem um guia. Filipenses 4:8 orienta nosso pensamento para os valores do reino de Deus: tudo o que é verdadeiro, nobre, correto, puro deve ocupar sua mente. 

Alguns podem pensar que esse conselho de Paulo se refere à estética de um objeto. No entanto, fazendo uma distinção um tanto resumida, palavras como verdade, dignidade e pureza têm mais a ver com ética do que com estética. Algumas apreciadas óperas de Mozart têm muito de beleza e excelência estética, mas pouco de nobreza bíblica. E tem canção de Stevie Wonder (como Have a Talk with God) que apresenta uma verdade cristã. 

Por isso, outra boa orientação está em I Coríntios 10:23: "Todas as coisas são lícitas, mas nem todas  convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas edificam".

A escolha apropriada das formas musicais da adoração depende do que se escuta e também do que eu uso e descarto daquilo que eu venha a escutar. Depende ainda da função que se dá às músicas (liturgia, louvor congregacional, evangelismo). Surgem problemas bem visíveis e audíveis quando as referências culturais seculares são transplantadas para a música cristã sem uma reorganização dos elementos musicais (arranjo, mixagem, interpretação vocal) e extramusicais (postura, roupa, formas de divulgação).

Novas canções podem sensibilizar alguém para buscar uma nova vida. Uma nova vida tem poder para criar e recriar canções. Canções entoadas com um novo espírito.

* A frase da imagem acima diz: "Ele sempre está ali por mim e por isso sou sempre grato".

Comentários

bibliandre disse…
Joêzer,

excelente artigo. Trouxe-me uma nova luz sobre esse tema, que ocupa muito a minha mente. Eu posso republicá-lo no meu blog? (com o seu nome na autoria e remetendo ao blog original, é claro).
joêzer disse…
pode, sim, meu caro.
Tell Procopio disse…
Wow... I'm so impressed!! Que vc sempre faça bom uso da inspiração Divina. O que li foi uma exposição clara, simples e cuidadosa de um tema que as vezes é tão judiado, pela paixão de pessoas bem intencionadas.
Seu link estará na minha página do FB. Que o Senhor te dê sempre um cântico novo no coração.

Tell Proc.

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n