Pular para o conteúdo principal

o ministro de louvor segundo o coração de Deus

De 1910 a 1930, Homer Rodeheaver era o diretor musical do pregador itinerante Billy Sunday. Trinta minutos de música antes do sermão, músicas animadas e de fácil aprendizado, grupo de cantores junto com o regente de louvor: Rodeheaver cunhou um formato litúrgico-musical que não perdeu fôlego até hoje. Ele também foi pioneiro na gravação de música cristã. 

O ministério de música foi criado bem antes de Homer Rodeheaver. E o rei Davi foi um ministro de música. Ele era compositor, poeta, harpista e ainda recebeu a missão divina de organizar a música do templo que viria a ser construído por seu filho Salomão.

Imagine alguém que possa comandar um exército em batalhas campais e também dedicar-se a escrever versos de beleza perene. Pois esse era Davi, um guerreiro-poeta. Sem se descuidar das ovelhas que guardava na juventude, ele também passava horas com sua harpa. Quem sabe fabricando suas primeiras canções. Não sobrou nenhuma canção sua para ouvirmos hoje. Mesmo assim, elas deviam ser boas e agradáveis, pois chamaram a atenção dos assessores do rei Saul.

Quando Saul precisou de um músico que lhe acalmasse os ânimos, Davi foi recomendado sem restrições. Veja que antes de ser guerreiro e rei, Davi foi também o primeiro musicoterapeuta de que se tem notícia. Mas não foram só as qualidades musicais de Davi que o recomendaram. Até porque Davi era só um jovem iniciante, um músico do campo, sem intimidade com os corredores de palácios.

Em I Samuel 16:17, Saul pede apenas que lhe tragam “um homem que saiba tocar bem” uma harpa. No versículo seguinte, há uma descrição das características do futuro ministro de música de Israel: “Conheço um filho de Jessé que sabe tocar, é forte e valente, homem de guerra, sisudo em palavras e de boa aparência; e o Senhor é com ele”.

Houve um tempo em que ser o solista ou o pianista não era suficiente. Tinha que ter coração valente e ser senhor das armas. Se bem que, considerando o “boa aparência” do currículo, nem tudo mudou.

Davi era visto como um jovem sensato no falar, alguém que usava as palavras com prudência. Isso pode se referir a sua fala comum, mas também poderia se referir ao trato judicioso e sábio com as letras e versos que colocava em suas canções. Além de poemas e canções, o ministério musical requer canções e poemas sensatos.

Por fim, o mais importante: o Senhor era com ele. Como sabiam que Deus era com Davi? Por sua música, pelos atos de Deus na sua vida, por seu caráter? As pessoas reconhecem essa característica em nós que lidamos com a música nos cultos? Para que as pessoas de sua comunidade religiosa não venham apenas a elogiar sua habilidade musical (“ele/a toca/canta bem”), nem somente sua competência poética (“ele/a escreve bem”), os dirigentes de louvor e músicos cristãos precisam andar em humildade com Deus. Precisam pedir, como na canção de Lineu Soares e Mário Jorge Lima: “usa-me conforme o Teu querer, meu Deus  (...) dá-me a tempo e a hora o que deverei dizer / vem limpar o meu coração”.

Ministrar a Palavra é para os pastores, ministrar a Palavra cantada é para os ministros de louvor. Para ser de fato um ministro, não basta entender da teoria musical e da organização da liturgia, mas sobretudo é preciso coragem e sensatez para ministrar músicas de ânimo e de reflexão, canções de alegria e de contrição, hinos que quebrantem o espírito, lembrem da salvação e nos motivem a seguir a jornada cristã.

Isso tudo pode ser feito por qualquer pessoa bem-intencionada e educada musicalmente. Mas só de um ministro de louvor segundo o coração de Deus poderão dizer o que realmente importa ao céu: “o Senhor é com ele”.

Comentários

Felipe Silvestre disse…
Se Deus é por nós, quem será contra nós? Deus era com Davi, então essa"Graça" já era mais que suficiente, sem contar com as outras qualidades mencionadas a respeito de Davi. Hoje o musicista, instrumentista, cantor, deveria buscar ser como Davi. Não só o louvor, mas a espiritualidade ia crescer em graça. Belo post Joezer!
Ká e Sam disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Ká e Sam disse…
Olá..... tomo aqui a liberdade colocar um posto publicado pelo Pr.Neumoel Stina no facebook:

"Neumoel Stina
Este é um princípio que deve, juntamente com alguns outros, nortear a adoração, tendo a pessoa de Cristo como centro.
O importante da música de adoração é que ela nos conduza ao mais nobre e melhor, que é Jesus.
A música de adoração deve ter um equilíbrio entre os elementos espirituais, intelectuais e emocionais.
A música deve nos conduzir aos pés da cruz.
Tenham todos um ótimo dia."

Um Bom Dia!!

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n