Pular para o conteúdo principal

não me chamem para torcer contra o Brasil na Copa


Vejo pessoas de bom coração conclamando a nação para que torça contra a seleção brasileira na Copa do Mundo. O nobre objetivo dessa convocação é dar um recado aos políticos de que essa Copa não nos interessa, a menos que hospitais, escolas e policiamento fossem de padrão FIFA.

Mas por essa lógica, se eu já existisse em 1970, eu deveria ter torcido contra Rivelino, Jairzinho, Tostão e Pelé para que o povo brasileiro abrisse os olhos e visse a sanguinolência da ditadura militar.

Peço desculpas, mas não vou engrossar o coro dos contrários. Não me levem a mal. Não sou torcedor de soltar fogos, não choro nem quando meu time perde nem quando ganha. Também não comprei ingressos para a Copa, nem mesmo pra assistir o clássico das mil e uma noites insones Irã x Nigéria, que será aqui no quintal de casa. Quase não sou um torcedor, sou um espectador que gosta de ver um bom espetáculo (seja um filme, um concerto ou uma partida esportiva).

Mas não vou deixar que a arrogância da FIFA, que a petulância dos corruptos, que a má gerência do governo tirem de mim o gosto pelo futebol bem jogado, o raro prazer de assistir um bom espetáculo de futebol, seja do Brasil, da Espanha, da Alemanha, da Holanda, da Argentina (não, da Argentina, não).

Mais ainda: a seleção nacional não é uma propriedade da CBF, embora essa entidade malfazeja pense que é.  A seleção brasileira, com o passar dos tempos e dos títulos, se tornou um símbolo nacional tão inalienável quanto a bandeira e o Hino.

Onde já se viu torcer contra a seleção como se isso fosse uma punição à corja que subtrai nossos mil-réis diuturnamente? Vão querer que eu também rasgue a partitura do hino, que eu queime a bandeira em praça pública como um talibã antiCopa enlouquecido?


Menos, amigos, menos. Não estou satisfeito com os rumos do PT, não vou com a cara do PSDB, e quero distância de assembleias do Psol, mas não quero que o Brasil perca só pra satisfazer o antipetismo do mesmo modo que eu não tomaria um banho demorado como se isso fosse prejudicar o governador Geraldo Alckmin.  

Então, não me chamem pra desligar a TV e ler um livro na hora do jogo do Brasil. Quero estar lúcido e ligado, nem que seja para ver o Brasil perder a Copa. Se os governos fazem uso dos triunfos esportivos para fazer um lifting na sua imagem popular, o que querem que eu faça? 

Querem que eu torça contra o Felipão, contra o Bernardinho, contra a Sheila, contra o César Cielo? Posso não curtir um esporte ou outro, mas vou torcer pela derrota dos meus conterrâneos porque isso supostamente desencantará o povo que, então, movido pelos ideais iluministas, vai torcer e lutar por educação, saúde e emprego com o mesmo empenho com que torcia pela seleção? Me poupem desse antitriunfalismo tão ridículo e romântico quanto o ufanismo.

Eu era um guri de 10 anos quando a geração de Zico, Junior, Falcão e Sócrates frustrou minhas mais doces ilusões de vitória na Copa de 1982. Eu deveria ter torcido contra a seleção porque o país vivia o final dos anos de chumbo da ditadura militar? Eu devia ter pulado e cantado a Marselhesa após a humilhação imposta por Zidane e cia. à seleção canarinho em 1998 só para manchar a reputação do governo FHC? Parei por aqui.

Torcer contra a Copa não vai redirecionar a dinheirama desperdiçada nos estádios e obras eternamente inacabadas. Vou assistir a Copa, vou deixar meu filho torcer e quem sabe se desencantar, vou deixar meus moleques serem felizes ou desiludidos com o futebol por conta deles. 

Nem por isso vou deixar de denunciar a impunidade, de ficar alerta quanto à desonestidade, à má gestão e ao pecado da nossa hipocrisia, que fala mal da FIFA e do futebol mas não se nega a andar de carro pelas obras do (mini)legado da Copa. Fica combinado: não me chamem pra torcer contra o Brasil na Copa.

Comentários

Ezequiel Gomes disse…
Excelente!

Andas na trilha de Paulo meu amigo, e dizes palavras "de verdade de bom senso" (Atos 26:25)

sucesso!
jonas brothers disse…
se voce quer torcer pra selecao coroar o PT com a taca da Copa do Mundo, dar'lhes mais essa plataforma politica fique a vontade.
Eu conheco o país que nasci, mais de 80% sao ignorantes que acreditam que futebol influi em suas vidas. A unica chance de o PT perder popularidade é o povo cair na real e isso se conseguiria perdendo a Copa. Copas tem muitas outras pela frente, Brasil já tem 5 é mais que suficiente, país mesmo nao tem nenhum! Prefiro que o Brasil PERCA.

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n