Richard Dawkins disse certa vez que se encontrasse Deus diria a ele: "Desculpe por não ter acreditado antes. Não havia evidência suficiente". Muitos que não acreditam em Deus exigem provas factuais e evidências palpáveis de Sua existência. Alguns perguntam: se Deus realmente existe, por que ele não faz milagres espetaculares hoje como fazia antigamente?
Mas eu perguntaria de volta: após ver um milagre espetacular ou após Deus revelar-se no céu, as pessoas iriam reconhecer Sua glória, aceitar Seu amor e buscar compreender Seu plano de salvação? Parece que só o fato de Deus revelar-Se não muda muito as coisas. Lembremos do povo de Israel no deserto, que mal tinham passado por um mar miraculosamente aberto, começou a agir como se Deus não existisse. No vídeo, está uma pergunta e o argumento de resposta de William Lane Craig:
Comentários
Quem não crê está realmente inescusável, como advertiu Paulo (Rm1:20).
Bom fim de semana,
Shalom!
Não temos motivos para acreditar que se Deus atendesse às exigências dos ateus e fizesse tais milagres, muito mais pessoas teriam um relacionamento de amor com Ele (Lc 16:30 e 31).
Na Bíblia, grandes milagres e manifestações de Deus foram seguidas de grande apostasia e rejeição
Escrevi algo sobre isso em:
http://vanessinhameira.blogspot.com/2010/01/ausencia-de-evidencia-nao-e-evidencia.html
Experiência pessoal e calor de oração pode ser simplesmente um efeito placebo.
O fato de ser necessário ter fé para acreditar em um poder sobrenatural é inversamente proporcional a qualquer forma de razão. Você não pode acreditar que a bíblia é real, você tem que ter fé que a bíblia é real, e cegamente. Porque você não tem evidência alguma de sua autenticidade como você não tem evidência qualquer de que deus existe.
Nunca poderá se dizer "eu tenho prova que deus existe", pois você pode acreditar por várias maneiras, como herança espiritual de seus pais (ou avós, criadores, etc) e ser doutrinado desde criança, mas você nunca consegue extrais lógica disso.
Fato.
O cristianismo repousa na fé.
provar que Deus existe é algo que vai bem mais além desse vídeo e dessas palavras, certamente.
Pouco a pouco vou tentar colocar novos argumentos, os quais serão sempre (e bem) rebatidos, mas talvez nem sempre refutados.
abraço
Como diz no vídeo, 'uma vez que você se entrega'. Mas você se entregando é estar sendo positivo à uma coisa que pode te trazer um benefício/conforto, mas onde nisso você estará partindo de um ponto onde dependia somente de você (fé) para onde há um trabalho mútuo?
Pois assim você poderia ter algum argumento para dizer, "olha eu tenho convicção no que creio, pois na minha experiência pessoal..."
Na maioria das vezes os relatos não são tão convincentes. Esse é o problema que encontrei.
O centro da religião não são as tais "provas racionais" de Deus. O Deus da religião pode ser alcançado pelo conhecimento conceitual nem por meio da rendição intelectual às teorias que 'justificam' Deus.
Estou resumindo o que dizia o pai da teologia protestante moderna, o alemão Schleiermacher, para quem Deus só é entendido/alcançado quando o sujeito se dá conta de que "depende radicalmente de um Outro do qual deriva a fonte e sentido de sua existência". Deus seria encontrado na experiência viva e real.
No cristianismo bíblico, a motivação positiva é entendida como a resposta humana aos atos salvadores de Deus. Há uma passagem bíblica que diz: "O amor de Cristo nos motiva". Essa consciência de necessidade de salvação/redenção e compreensão de que isso vem de Deus confere significado à fé e à esperança daquele que crê. Daí a "entrega".
espero não ter complicado o bom debate.
http://pastordanielaguiar.blogspot.com.br/2013/07/porque-hoje-nao-ha-tantos-milagres-com.html
Vale a pena ler!