quando Martin Luther King discursou numa universidade adventista

Martin Luther King foi assassinado há 50 anos, em 4 de abril de 1968. Seu ativismo social pacifista transformador e o poder de seus discursos são bem conhecidos e estão eternizados em vídeos, livros e filmes [recomendo o ótimo "Selma"].
O que eu ignorava até outro dia é que o Dr. King esteve em Oakwood College, universidade adventista, em 19 de março de 1962 e proferiu um discurso semelhante ao famoso "I Have a Dream" [Eu tenho um sonho], feito em 1963 durante a Marcha sobre Washington.
Quando Luther King foi à cidade de Hunstville, o único lugar em que poderia discursar era a Oakwood College, instituição adventista criada em 1896, no Estado do Alabama, para proporcionar acesso à educação aos jovens negros do Sul dos Estados Unidos [vale lembrar que se tratava do mesmo Alabama em que Luther King liderara em 1955 um boicote aos ônibus da cidade de Montgomery].
O Prof. Dr. Mervyn Warren lecionava em Oakwood e lembra do impacto da presença de Luther King: "Ele falava como a consciência da nação". O professor Warren não somente guardou lembranças daquele dia, como o programa assinado pelo Dr. King e trechos gravados do discurso proferido, mas fez de King sua pesquisa de doutorado e tema de seu livro, "King Came Preaching: The Pulpit Power of Dr. Martin Luther King Jr.".
Na placa que homenageia aquela ocasião, lê-se: "O Dr. Martin Luther King discursou aqui pelos direitos civis em 1962. Devido à situação da época, o auditório N. E. Ashby foi o único local disponibilizado para o Dr. King [...]"
Em séculos de cristianismo, se encontrarão histórias de silêncio e até colaboracionismo com atrocidades, mas também relatos de corajoso envolvimento em favor da justiça social. Martin Luther King foi um desses cuja cosmovisão cristã ressoava o "abre a boca em favor dos que não podem se defender, seja o defensor dos desamparados" (Provérbios 31:8).

*****
- O professor Mervyn Warren é pai do produtor musical Mervyn Warren, multipremiado no Grammy.
- Acima, placa comemorativa da presença do Dr. King em Oakwood.

- Abaixo, programa do evento assinado por Martin Luther King:

- Dr. King discursando no ginásio da universidade (posterior auditório N. E. Ashby):

- Matéria da Adventist Today sobre o evento de Oakwood em 1962, aqui.
- Livro "King Came Preaching", disponível na Amazon, aqui.
- Sobre a fundação de Oakwood College, aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

avatar e a espiritualização da natureza

paula fernandes e os espíritos compositores