Pular para o conteúdo principal

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora. 

Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão.

Paula foi ao programa Show Business, de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”.

O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhum poeta parnasiano, concluí que das duas, uma: ou Paula Fernandes quis dizer outra coisa na entrevista, ou a cantora não passou da sexta série do fundamental.

Se ela não pôde concluir os estudos, ok, nenhum problema. Muita dupla sertaneja das antigas também não terminou o chamado “ginasial” sem que isso diminuísse a qualidade da sua música. Agora, se ela quis dizer outra coisa, então é preciso ver se a cantora estava falando de expressões ou conceitos do espiritualismo que escreveu sem se aperceber.

Vamos olhar algumas das letras que estariam enunciando implícita ou explicitamente alguns conceitos espiritualistas.

“Apaixonados pela lua”:
Ontem tive um sonho / Caminhamos entre as nuvens do céu
Desenhamos lembranças de nós dois / Envolvidos no azul do véu
[...]
Hieróglifos [seria esta a palavra desconhecida para ela?] de um livro para decifrar
Na viagem desse sonho / Nossas almas eu vi flutuar
Nas delicadas linhas do infinito
Fomos filhos de um romance de um amor lunar
Apaixonados pela lua / Cheia de mistérios
Nos finos grãos de areia, mente branca
Segredo e solidão em seus hemisférios

Outra canção, “Amor além da vida” (ou “Além da vida”), diz:
Um sentimento vai / Além da vida pra dizer
Que nunca é tarde pra tentar / Um grande amor então viver
Já fui ferido / Também chorei, posso entender
Mas esse amor além da vida / Vamos viver
Eu já fui teu sol, fui teu luar / Dei tudo de mim pra te convencer
De que eu sou o amor e parte de mim / Pertence a você
Mil vidas de amor pra continuar / Tentar ser feliz sem fazer sofrer
De volta ao que eu sou, eu renasci / Pra te merecer

A primeira canção fala de almas que flutuam e amores lunares, porém, assim como o título da segunda, pode ser apenas uma metáfora típica dos apaixonados. As duas últimas linhas parecem fazer referência ao processo de reencarnação (mil vidas pra continuar, ...renasci). No entanto, se a cantora não houvesse mencionado sua opção religiosa estaríamos aqui falando de menções espirituais ou de simplismos gramaticais da letra? De espíritos "compositores" ou de rimas com sete verbos seguidos terminados em "er"?

Nas letras da cantora, inspiradas ou não por espíritos, qualquer pessoa pode ver mensagens positivas de amor. Contudo, se foram entidades sobrenaturais que sopraram essas letras, então parece que os espíritos que “inspiravam” as enigmáticas letras dos roqueiros nos anos 70 agora andam um bocado sentimentais.

“Espaço sideral”:
Diretamente do espaço sideral
Viemos juntos numa nave espacial
E nos perdemos numa grande colisão
Com um cometa coisa sem explicação
Milhões de anos de saudade de você
Somente em sonhos sei que você vem me ver
Seja loucura, seja coisa do além
Só sei que, mesmo sem dormir, sonho também

Nessa canção, Paula Fernandes está falando de odisseias no espaço ou de sonhos românticos? Dá para levar tudo ao pé da letra ou trata-se de uma simples metáfora de apaixonados? Levando em conta o que ela disse na entrevista, nem a compositora sabe, mas desconfia.

Paula Fernandes disse na entrevista que possui uma “sensibilidade de perceber o mundo de forma diferente”, que vê “a vida de forma mais positiva”, e que isso interfere no seu modo de compor. Nas palavras dela, isso explica porque suas canções falam de “um amor mais simples, mais brejeiro, que não é fútil, não é superficial” como se tem ouvido por aí, pois ela canta “o amor de uma forma mais simples e pura”. Ela não cita que sua infância se passou no campo e ouvindo o pai tocar música caipira ao violão. O que certamente também tem a ver com essa sensibilidade brejeira.

Não se pode negar que o estilo musical de Paula Fernandes atrai justamente quem prefere um amor tranquilo e fiel. Sua compreensão do relacionamento amoroso não tem nada do hedonismo que rola solto no funk e no sertanejo atual.

Nesse sentido, algumas de suas canções expressam valores morais comuns às religiões cristã e espiritualista. A cantora também reforça algumas semelhanças em pontos como a onisciência e o amor de Deus.

Por exemplo, um velho texto (“O Dom”) da cantora postado por um fã-clube diz:
[...] Lembrando que seremos sempre seres imperfeitos. Mas dotados de tamanho amor
Capazes de sentir pra evoluir…
Hoje pode ser que a vida não tenha as cores que esperamos.
Entretanto, amanhã certamente Deus, na sua magnitude,
nos trará uma explicação para a dor ou o sofrimento. [...]

Ou sua regravação de “One of us”:
E se Deus fosse um de nós?
[...] você gostaria de vê-lo
Se vendo significasse que você teria que acreditar
Em coisas como o Céu, Jesus e os santos
E todos os profetas?
Sim, sim, sim, Deus é maravilhoso
Sim, sim, sim, Deus é bom

Letras como essa reforçam linhas gerais do cristianismo. Veja também a letra de “Criação divina”, que diz que “Deus criou o universo em harmonia”, fez o sol e a lua, a árvore, o fruto, fez o homem e a mulher. Diz ainda: “Deus fez você pra mim, criação divina que ganhei do criador”. Como se não bastassem as referências ao Gênesis bíblico, a canção diz também: “Deus criou pra cada um seu próprio dom, e junto com cada talento uma missão”.

Acreditar que todas as religiões são "verdadeiras" ao mesmo tempo é um equívoco relativista que não vê as diferenças e contradições que existem entre elas. A coexistência pacífica de fiéis de diferentes religiões deve ser defendida. Mas, estudando as religiões, vê-se detalhes e crenças incompatíveis. Por exemplo, há grupos cristãos que acreditam que os que morrem permanecem mortos em seus túmulos aguardando juízo e ressurreição no futuro. Assim, ou a doutrina cristã da ressurreição ou a doutrina da reencarnação seria a crença correta. 

Por outro lado, o evangélico que diz que seu processo de composição é divinamente inspirado às vezes é visto como um músico “ungido” pelo Espírito. Na batalha ideológica e espiritual observada entre os diferentes grupos religiosos, os espiritualistas ficaram com outro tipo de fama entre muitos evangélicos. Isto é, seus espíritos compositores não teriam a mesma benção celeste do Espírito que “unge” a outra música. Se os evangélicos não tem respaldo bíblico para crer em doutrinas espíritas, quem, então, estaria providenciando aparições e "composições" mediúnicas?

Na visão evangélica tradicional, os espíritos de má fama estariam por trás tanto da "sem-vergonhice" do funk quanto do sertanejo "bem-comportado", pois mesmo a mensagem de "simplicidade romântica" de Paula Fernandes, segundo essa visão, estaria relacionada a um ardil que atrairia pessoas para uma compreensão espiritual enganosa. 

Após as declarações de Paula Fernandes, muitos fiéis vão desconfiar e esconjurar suas letras e músicas. E quem vai continuar curtindo a música da cantora serão os fiéis do romance tranquilo.

Comentários

Unknown disse…
Se somos Cristãos verdadeiros, saberemos fazer a diferença entre Espiritual e Espiritualista. Assim não incorreremos no engano dos enganos. Se tudo o que tocamos, cantamos, ouvimos, não tem objetivo claro de LOUVAR a Deus, precisa estar fora de nossos lábios, olhos e ouvidos.
Joêser, que Deus continue usando você como um perfume bom, para nos enlevar e para louvar somente ao Nosso Rei.Abraço Ieda. ( blogspot@pprreettaa Eu Leio Tu Lês Ele Lê)
acredito que não podemos ser ingenuos a esse ponto, pois no nosso trabalho, no dia a dia, louvar a Deus em tudo é uma tarefa um tanto quanto dificil, parabens pra quem so faz coisas vislumbrando a Deus em todo momento, sem intrigas, desavenças, brigas, fofocas, mentirinhas contadas para filhos etc. Quanto a Paula Fernandes,não sou fã de musica sertaneja, sou espírita, e gosto muito da música familia de aline barros e soube que me amava etc, mas nem por isso, por ela ser evangélica, vou dizer algo como JOGUE O CD NO LIXO, por um questão estritamente religiosa, me agradou o som, a voz tudo que seja, no caso da Paula Fernandes, a letra simples e os acordes nas cordas usadas, em especial o violoncello ficou divino, por assim dizer, força da expressão. Por fim, creio que os ditos fãs evangélicos, (nota, não vi nenhuma estatística) que deixaram de gostar por que ela se disse espírita, estão se deixando levar por um sentimento pueril.
Anônimo disse…
Não podemos servir dois deuses ao mesmo tempo,ou vc serve a Deus ou ao diabo.Quando se esta em Cristo nova criatura é,as coisas do mundo são deixadas para tras.
Anônimo disse…
Só sei de uma coisa: o meu DVD foi pro lixo com certeza!!!! Eu escuto e abro o meu coração somente ao meu Deus!! E podem me criticar o quanto quiserem.. Acredito na Igreja Una e Santa..
Rodrigo disse…
Cara “Criação divina” é do Zezé de Camargo e Luciano por causa disso vocês vão jogar fora os CDs deles no LIXO??? Isso se chama preconceito e intolerância religiosa, e intolerância não tem nada de Cristão, pois Jesus disse que devemos nos amar assim como ele nos amou! que adianta saber todas as passagens DE COR E SALTADO se não vivência e coloca em prática? Preconceito não é CRISTÃO!
Anônimo disse…
Caso ela não tenha passado da sexta série reparo que você não chegou nem na primeira. Músicas, poesias, romances, etc. são feitos para NÓS interpretarmos de acordo com nossos conhecimentos prévios ou pesquisas futuras sem a necessidade de, neste caso, a cantora citar sua religião!
Creio que se existe UMA ÚNICA religião verdadeira ninguém nesse mundo descobriu qual seja, pois todas elas salvam vidas.
O problema maior são os religiosos que falam erradamente em nome da religião!
Dou meu parabéns a Paula Fernandes e lembro aqui que intolerância religiosa é crime!
Anônimo disse…
A polêmica, a manifestação do pensamento, mesmo que, ás vezes, agressivo, são importantes, pois, nos faz pensar, refletir. Balançar as nossas convicções. Enfim, nos faz crescer. Abraços
Anônimo disse…
Kkkkkkk O Espírito também é o Personal Stylist dela.
Anônimo disse…
Sinceramente a musica dela é um LIXOOO.
Anônimo disse…
Só acho que não é questão de preconceito. Quando a gente se torna um cristão por inteiro ñ pela metade, temos que permitir que entre em nossas casas somente coisas que edificam. Esses aí que se dizem cristãos falando que jogou cd e dvd fora, ñ se converteram d verdad. Porque se tornar cristão e fugir das coisas do mundanas.
Anônimo disse…
Ou serve a Deus d verdad, ou o diabo. Essa é a realidade. Acreditar que Deus existe quase todo mundo acredita como se isso fosse o suficiente pra alcançar a salvação. Ser cristão d verdad ñ se ter uma religião, é tentar andar como jesus andou, servi-lo. De que adianta guanhar o mundo inteiro e se tornar um idolo e perder sua alma.
Unknown disse…
E eu sou testemunha de jeova e nem por isso eu vou jogar fora o cd de Paula Fernandes pessoas que se dizem cristã tem que se converter
Anônimo disse…
eu queria ir na casa dela nem vo mais +
Anônimo disse…
VC esta cego amigo.
Lara disse…
Esse seu comentário revelpou o quanto preconceituoso voce é, provavelmente não passou por um escola e nao foi ensinado a interpretar ou sequer ler um texto. Para que voce para de falar besteiras e idiotices na internet, leia o texto denovo e veja o que ela falou nao entrevista: "Deus é um so". Acho que o unico errado aaui é voce por ter esse preconceito mediocre e sem fundamento
Anônimo disse…
Cristão=crer em Jesus Cristo. Máxima de Jesus: Amai-vos uns aos outros.Nao entendo alguem que se diz crente a Deus e cristão falar que vai jogar fora o cd de alguem dizendo que e coisa do Diabo simplesmente orque a artista tem outra religião. E o mais triste e a propria ignorancia pois Espiritismo, Catolicismo, protestantismo são todas religioes cristas.Não importa sua religião ou se tem alguma, importa ser uma pessoa boa, ajudar quem precisa, não pensar e nem propagar o mal ,nao acusar pessoals de Diabo ou sei lá o que, não adianta ir a igreja rezar pelo seu Cristo e recriminar outro filho de Deus e irmao de Cristo por ter outra crença, isso é negar Deus e Cristo. Entre um religioso fervoroso que não pratica nenhuma das lições de Jesus e um ateu que é bom, não prejudica ninguém, ajuda quem precisã, é honesto e pratica o bem sem nada em troca não há dúvida de quem é o verdadeiro Cristão aos olhos de Deus.Respeito e amor ao próximo.
Anônimo disse…
Cristão=crer em Jesus Cristo. Máxima de Jesus: Amai-vos uns aos outros.Nao entendo alguem que se diz crente a Deus e cristão falar que vai jogar fora o cd de alguem dizendo que e coisa do Diabo simplesmente orque a artista tem outra religião. E o mais triste e a propria ignorancia pois Espiritismo, Catolicismo, protestantismo são todas religioes cristas.Não importa sua religião ou se tem alguma, importa ser uma pessoa boa, ajudar quem precisa, não pensar e nem propagar o mal ,nao acusar pessoals de Diabo ou sei lá o que, não adianta ir a igreja rezar pelo seu Cristo e recriminar outro filho de Deus e irmao de Cristo por ter outra crença, isso é negar Deus e Cristo. Entre um religioso fervoroso que não pratica nenhuma das lições de Jesus e um ateu que é bom, não prejudica ninguém, ajuda quem precisã, é honesto e pratica o bem sem nada em troca não há dúvida de quem é o verdadeiro Cristão aos olhos de Deus.Respeito e amor ao próximo.
o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem.

(Romanos 4:17)

Tudo que existe nesse mundo vem de dois a altares, ou do Altar de Deus ou do diabo. Somente os de Deus tem intimidade com o Altar de Deus.

Quem é de Deus escuta as palavras de Deus [...] (João 8:47)
E com certeza, a palavra de Deus não está no espiritismo e em nenhum outro livro "sagrado" senão na Bíblia.

Claro que o diabo vai falar de amor, de caridade, de bondade e não apareceria de chifre e rabo. Mas o amor de Deus nada tem a ver com o amor do homem; assim como a caridade, a bondade e etc.
Andresa Almeida disse…
Não dá pra racionalizar o amor ,se ela usa essa linguagem é o estilo dela. E convenhamos, é mil vezes melhor que tchu tcha tcha e Ai se eu te pego,pelo menos paula Fernades tem poesia, decifráveis ou não já é problema seu.
Obs.Não sou fã dela.
Unknown disse…
Não se enganem. Devemos louvar somente ao nosso DEUS, fora isso é coisa do diabo. As músicas dela não falam de DEUS. Se eu acredito que é DEUS que está com ela no momento que ela está compondo? ÓBVIO QUE NÃO! Quem está alí com ela é o próprio diabo. Não se enganem com essa música de amor, ou falando bem de DEUS aqui e alí. o diabo tem medo de DEUS. Essas coisas de espírito são todas do diabo. Não se esqueçam: LÚCIFER COMANDAVA O CORAL DE DEUS NO CÉU. TODA MÚSICA QUE NÃO FALA DE DEUS E NÃO É PRA HONRAR SEU SANTO NOME, É PROVIDO DO DIABO.
Unknown disse…
Não se enganem. Devemos louvar somente ao nosso DEUS, fora isso é coisa do diabo. As músicas dela não falam de DEUS. Se eu acredito que é DEUS que está com ela no momento que ela está compondo? ÓBVIO QUE NÃO! Quem está alí com ela é o próprio diabo. Não se enganem com essa música de amor, ou falando bem de DEUS aqui e alí. o diabo tem medo de DEUS. Essas coisas de espírito são todas do diabo. Não se esqueçam: LÚCIFER COMANDAVA O CORAL DE DEUS NO CÉU. TODA MÚSICA QUE NÃO FALA DE DEUS E NÃO É PRA HONRAR SEU SANTO NOME, É PROVIDO DO DIABO.
Seolt-san disse…
faz tempo que não rio tanto lendo um post. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n