Pular para o conteúdo principal

as canções de Alexandre Reichert

Alexandre Reichert Filho foi diretor musical do quarteto Arautos do Rei no período de 1972 a 1980. Exímio pianista, marcou época como arranjador e compositor do quarteto, mas pouca gente sabe que ele também é autor de cânticos para a juventude da década de 1970 que foram bastante populares.

As canções jovens de Reichert primavam por dois aspectos: facilidade melódica e requinte harmônico. Combinando a simplicidade da melodia à sofisticação da harmonia, Reichert trouxe um sopro de novidade à música cantada pelos adventistas na época. Selecionei, aqui, apenas três amostras.

O cântico Conversar com Jesus tem apenas oito versos. Sua melodia também aparenta simplicidade. Em 20 compassos, este corinho desprovido de refrão exibe maior desenvolvimento melódico-harmônico do que os cânticos estrangeiros que integravam as coletâneas adventistas até então. As canções jovens “importadas”, como “Estou seguindo a Jesus” e “Caminhando”, apresentavam a referência harmônica e a marcação rítmica da música country norte-americana e das marchas militares e escolares. Reichert mantém a simplicidade melódica dos cânticos americanos, mas a base harmônica agora é outra, mais complexa. Em Conversar com Jesus, essa troca consecutiva de acordes nunca desequilibra o andar da melodia. Canta-se sem sobressalto. Na partitura abaixo, assinalei em vermelho os muitos procedimentos harmônicos que sustentam a breve melodia.

Outra bonita canção de Alexandre Reichert é Vou Caminhando, que tem letra de Wilson Almeida. Lançada inicialmente como uma das faixas do LP Arautos do Rei Cantam para as Crianças, a canção ganhou outro título ["O Caminho do Céu"] quando integrou posteriormente a coletânea musical para a juventude Vamos Cantar vol. 2, publicada em 1979. Seus versos iniciais (“Vou caminhando sempre contente / Pela estrada rumo ao céu”) foram a trilha sonora de uma geração.





É um tipo de melodia que reforça o entusiasmo e confiança expressos na letra. Dificilmente há uma igreja adventista que não cantava essa canção nos cultos jovens vespertinos do sábado. Quando eu tinha 12 anos de idade e era filho de professores de um colégio (IAAI) a 80 km de Manaus, várias vezes eu voltei para casa após a noite esportiva e, no caminho iluminado só pela luz da lua, eu vinha pedalando e assobiando a melodia de "Vou Caminhando". 

Naquela coletânea, constavam composições de outros letristas e músicos brasileiros que, por sua vivência musical e cultural, implementaram um novo tipo melódico que foi abraçado pelas Ligas M.V. em todo o Brasil [Missionários Voluntários foi a nomenclatura anterior a J.A., Jovens Adventistas].

Uma terceira amostra do raro talento de Alexandre Reichert, e também da inovação introduzida na música adventista, é a coletânea Eu Sei de Alguém, álbum de partituras lançado em 1979 pelo selo A Voz da Profecia, com canções de Alexandre Reichert e Mário Jorge Lima. Uma curiosidade é que ambos nasceram no mesmo dia, mês e ano: 17 de março de 1949. Em companhia aos dois compositores também comparece o letrista Wilson F. Almeida. 

As letras desse álbum de partituras são de fino extrato poético e abordam temas diversificados, como se pode ver a partir dos títulos de alguns cânticos: Mea Culpa, Ecologia, É Preciso Simplesmente Amar, Fé para Hoje, entre outros.

As harmonias sofisticadas servem de base a melodias cheias de lirismo, os arranjos para piano sustentam uma bem construída teia de harmonia vocal, tudo combinando com a expressividade poética e teológica das letras. Trata-se de um trabalho musical de alta qualidade e requinte, e que, vale ressaltar, aproximou a musicalidade adventista da musicalidade brasileira.

As canções de Alexandre Reichert ainda tocam os corações de quem as ouviu pela primeira vez, nos anos 1970 e 80. Elas podem ser fonte de inspiração para compositores, que identificarão nelas um modelo de inovação consistente, e para ouvintes, que desfrutarão de um refrigério musical e espiritual.

 


Comentários

Luciana Araújo disse…
Joêzer, conheci este blog há muitos anos e fico feliz que ele ainda exista e que você continue escrevendo. A maneira como você escreve sobre música foi um marco em minha vida para pensar e viver a música e a adoração. Quando você surgiu escrevendo sobre o tema eu estava acostumada a ler as mesmas ideias engessadas propagadas como lei, e que nunca me convenciam de fato (por mais que eu fizesse força para acreditar). A forma como você pensa e vive a música me ajudou a confiar mais na minha própria identidade musical, e ser ainda mais grata a Deus por essa Arte. Espero reencontrá-lo escrevendo aqui por muitos e muitos anos! Abraço!
joêzer disse…
Muito obrigado pela gentileza das palavras, Luciana. Fico feliz que meus rabiscos tenham sido importantes para você. Mensagens assim motivam a gente a continuar estudando e escrevendo. abraços!
Site Baixo Custo disse…
olà, fui aluno do Prof. Alexandre no IAP no começo dos anos 80, e lá ele além de varias coisa, era o responsavel pelo coral, e nessa época teve uma cantata maravilhos chama "Ele foi", procuro a partitura desta cantata já a muitos anos. Será que vcs podem me ajudar?
Dalva Lima disse…
Pode falar do pianista nos dias atuais?
Ele ainda vive?
Franci Müller disse…
Dalva!infelizmente o Alexandre nos deixou em 11 de 2020. Faleceu nos Estados Unidos onde vivia, de covid 19 e complicações no coração. Eu era ex aluna dele e nós éramos muito próximos. Que Deus o tenha no seu lar. Muito triste a separação. 😢😢🙏🌹🕯❤❤❤

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n