Assim, o ouvinte fica sabendo que gastou, por exemplo, 143.432 minutos ouvindo música. Parece pouco, mas esse número representa 27 por cento do total de minutos de um ano inteiro. Charlie Warzel, que escreve para o periódico The Atlantic, fez a seguinte pergunta no twitter:
“Quem é o vencedor com mais minutos de audição no spotify esse ano?”
Os números vieram. 173 mil, 202 mil, 323 mil até que alguém respondeu que ouviu música por 376.395 minutos – 71,6% do tempo de um ano, numa média de 17 horas por dia!
Mas esse número foi superado por alguém que vive nos arredores de Paris. No print de tela constava: “Você gastou 432.870 minutos ouvindo. Isto é mais do que 100% dos demais ouvintes na França”.
Isso equivale a ouvir música por 299 dias seguidos sem apertar o ícone de pausa ao longo dos trezentos e sessenta e cinco dias do ano!
Outros destes super streamers (ou superusuários) contaram que usam o serviço para encontrar música que lhes ajudem a dormir. Então, boa parte desse tempo não é de audição consciente de música. Quando acordados, o foco na música não é muito maior porque eles usam música como fundo sonoro no trabalho, no estudo ou no transporte.
Alguns disseram ainda que, a fim de diminuir a ansiedade e a solidão durante a pandemia, passaram a ouvir cada vez mais música. Isso é como uma automedicação terapêutica.
Neste período, houve quem se especializasse em organizar playlists pessoais visando a manutenção da saúde mental. Embora nem sempre seja uma escuta atenta, pois a música acaba sendo usada como fundo musical, é sempre uma escuta marcada pela predileção e pelas associações culturais particulares. Para uma pessoa, o que lhe faz bem são peças de música instrumental. Para outra, são canções pop. Uns, sonatas; outros, músicas religiosas; e outros ainda, estilos diversificados, a depender da atividade que se vai fazer.
No entanto, um destes super streamers do spotify fez uma confissão: “Uma das minhas metas para 2022 é ter algumas horas de silêncio e aproveitar um pouco mais o mundo em que vivemos”.
É bom dar um descanso aos ouvidos. Pode parecer uma contradição que um músico esteja dizendo para você ouvir menos música, mas penso que é preocupante ouvir dez horas diárias de "fundo musical". Recomendo que você desenvolva uma escuta atenta e que também deixe seu ouvido "respirar".
*****
Informações extraídas do texto de Charlie Warzel (How to spend 432.870 minutes on spotify
in a year), The Atlantic, 06.12.2021.
(https://newsletters.theatlantic.com/galaxy-brain/61a939762e822d00205caadf/spotify-wrapped-extreme/)
Comentários