Pular para o conteúdo principal

razão adulta, fé infantil

O cristianismo bíblico descreve o ser humano como filho de Deus, o Pai. Considerando que Deus é amor, não poderia haver filiação mais desejada do que esta, certo? Quase certo, se todos enxergassem a relação homem-Deus como filho-Pai. Considerando que muita gente possui um histórico de relações com Deus em que repressões, más interpretações, autossuficiência e abusos podem ter levado a traumas espirituais quase irreparáveis, insisto aqui na compreensão de Deus como um Pai amorável que deseja o melhor para cada criatura Sua.

A letra de "O meu louvor é ser feliz", de autoria de Valdecir Lima (a música é de Lineu Soares), tem uma simplicidade aparente cuja superfície não esconde a profundidade da abordagem. É como se a letra fosse um regato de água translúcida a ponto de enxergarmos o leito, sendo esse córrego cristalino tão belo em sua pequenez quanto qualquer imensidão amazônica.

Quero depender de Deus
nEle crer e nEle confiar

O pensamento moderno sobre Deus é que, se Ele não existe, isso não interfere no meu caráter, e que, se Ele existe, Ele não interfere na minha vida. A primeira linha é elementar: se não existe Deus nem lei moral, isso não deve me tornar um mau-caráter, pois o amor pelos meus semelhantes deve me salvaguardar de praticar o mal contra eles (não lhe parece algo bem religioso?). A segunda linha não é melhor: não há dependência de Deus nem mesmo que Ele exista. Como escreveu Chesterton: “O homem é marxista num dia, nietzcheano no outro, super-homem (provavelmente) no dia seguinte e escravo todos os dias”.

Na contramão da autossuficiência (ou abandono) do homem, os versos de Valdecir expressam o desejo de depender de Deus. A conjugação verbal “quero” revela que depender de Deus, e crer e confiar em Deus, é uma escolha humana. O homem também é livre para não querer depender. Dependência relaciona-se à humildade, o que é confundido com humilhação. Humilhar-se diante de Deus e dEle depender não é rastejar e lamber o chão, não é imolar-se numa escadaria nem ferir as mãos numa corda. Depender de Deus é reconhecer que somos miseráveis demais para garantir nossa respiração no próximo segundo, mas também é saber que somos especiais demais porque fomos vestidos com mais glória do que os lírios do campo.

E ao sentir que sou um filho Seu
Em gratidão Seu nome irei louvar
Agradeço a Deus por minha vida
Pela alegria de viver em paz
Por receber tantas coisas lindas
Que Sua mão a cada dia traz

A percepção de que a paternidade divina é uma benção inigualável produz no ser humano a vontade irreprimível de adorá-Lo. O louvor é uma consequência natural de quem se sente amparado, de quem vê a misericórdia do Pai renovar-se a cada manhã. Deus nos amou primeiro. A gratidão vem na forma transbordante da música.

Pra Deus eu sou como criança
Com sonhos e alma de aprendiz

A criança é uma invenção com menos de 500 anos. Tratada milenarmente como um adulto em miniatura, a criança tinha pouco tempo para brincar e ser criança, pois sua existência servia aos afazeres domésticos e aos labores para o sustento da família. Segundo Philipe Ariès, na sociedade medieval, a criança era vista como um animalzinho, fonte de diversão para os pais e habitantes do local. Assim que crescia, passava a participar da vida em condições semelhantes às dos servos.

Eram comuns os casamentos com crianças (raramente o noivo era da faixa etária da noiva); os meninos dotados de talento musical eram entregues aos cuidados da igreja e os mais talentosos eram disputados pelas cortes (quando criança, o músico Orlando de Lassus foi raptado várias vezes de uma corte para outra); a escola não possuía estratégias de ensino voltadas para as competências infantis; os adultos não tinham pudores perto das crianças, que assistiam a conversas e atos que estarreceriam a Vara da Infância e da Juventude.

A Bíblia compreende a natureza diferenciada da criança, tratando-a como um ser que requer cuidados especiais pela sua compleição física e psicológica em tenra formação, mas também atribuindo-lhe deveres espirituais, como foi o caso de Samuel, chamado desde cedo para servir a Deus.

Apesar da tradição de manter as crianças longe dos assuntos “mais adultos” da religião, Jesus permitia que elas se aproximasse dEle sem medo e ainda recomendava a todos a converterem-se em crianças. É claro que existe a maldade infantil, muitas vezes estimulada por modelos adultos negativos. Não é baseado nesse modelo que Cristo nos orienta. O alto padrão do cristianismo estabelecido por Jesus referenda a fé e a confiança em Deus da mesma maneira que um menino não se preocupa com o almoço de amanhã nem com o que vai vestir de noite nem como vai pagar os livros escolares. O cristão é aquele que entende a Bíblia com a razão adulta e confia em Deus com a fé da criança.

Por isso louvo com minha vida
O meu louvor é ser feliz

Enquanto da boca dos pequenos brota um perfeito louvor, não há louvor maior a Deus do que uma vida dedicada a Ele. Mais do que altares e ofertas, mais do que belos poemas e inestimáveis canções, nosso louvor é ser feliz. E procurar ser feliz nesse planeta parece uma missão impossível. Mas posso começar a viver feliz pela esperança de um lugar real onde a felicidade não tem fim, tristeza sim.

Comentários

Mário Wilson. disse…
Realmente joêzer!
Quando Deus pede que sejemos como crianças significa ser aprendiz a todo momento, dificilmente a criança esta presa a costumes, diferentemente do adulto que muitas vezes se torna endurecido por causa dos costumes litúrgicos do passado e não quer mudar simplesmente porque ja faz a muito tempo e de outra maneira não serve ou é irreverente. Vale lembrar tambem que Jesus sabia da presença dos fariseus ali no momento que proferia as palavras, Ele queria mostrar que acima de rituais estava Deus e Ele veio representar Deus e por simplesmente os tais fariseus estarem presos a rituais de maneira que viram o Messias e não deram crédito assim morreram na ignorancia, porque não tiveram a humildade de uma criança. Deus é aquele que esta presente entre nós e ao mesmo tempo esta em TODAS as partes deste infinito universo, imaginar isso é incrivel tentar compreender isto é facil e ao mesmo tempo complexo, Deus nos revelou aquilo que podemos enxergar e somente aqueles que dependem dele e têm a sutil percepção podem realmente viver na plena razão e ao mesmo tempo ter a fé de uma criança.
joêzer disse…
bem dito, amigo

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n