Pular para o conteúdo principal

o curioso caso do protestante que não protestava


Dois homens um dia tomaram a mais louca das lúcidas decisões: contrariar as autoridades em assuntos em que elas estão erradas.

Ambos sabiam dos riscos de enfrentar governantes, polícia, oposição e tentativas de assassinato. Mas eles pareciam dispostos a não recuar um centímetro do front onde tinham firmado sua consciência.

Acontece que esses dois homens eram religiosos e tinham sido ensinados a respeitar a autoridade civil ou religiosa. Mas não podiam calar-se diante quando as autoridades não eram fiéis a princípios civis ou religiosos.

Homens de palavra e da Palavra, eles saíram a falar nas ruas e nas igrejas, para jovens e velhos, para homens e mulheres. Denunciaram os pecados da instituição e da sociedade. Não viveram o suficiente para ver a consolidação de suas teses e a realização de seus sonhos. Um, branco, era chamado de Martinho Lutero. O outro, negro, era Martin Luther. O que é a mesma coisa e que na linguagem de hoje quer dizer “homens que protestam”.

O protesto de Lutero deu origem aos protestantes que reformaram o cristianismo. O protesto de Luther King faria os protestantes repensarem sua vida cristã. Um protestou contra as mazelas e deturpações que envergonhavam a Igreja. Outro protestou contra o racismo que manchava uma sociedade que se dizia cristã.

Se ambos tivessem se calado, não haveria protestantismo nem conquistas de direitos dos afro-americanos. Se vivos estivessem, achariam muito curioso o silêncio dos protestantes contemporâneos.

Se vissem as passeatas dos evangélicos, eles se perguntariam por que hoje eles só se manifestam publicamente quando o assunto tem a ver com sexualidade. Será que Freud explica?

O provérbio bíblico (29:2) já notava que “quando os maus dominam, o povo reclama” e que “quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça” (29:4).

Cada um vê os acontecimentos e toma sua decisão de se engajar em atos ou ideias conforme sua personalidade, opinião e previdência. Mas estou certo de que todo protesto social é, no fundo, um protesto de ordem moral, pois se protesta contra a desgraça social causada pela imoralidade de uma minoria dominante que vandaliza a vida e o futuro de uma maioria.

Ver uma multidão indignada em plena Copa das Confederações no próprio país do futebol é como ver um gigante pela própria natureza se levantando do berço esplêndido. Nem tudo mudará, mas pode estar havendo uma mudança mais importante, a mudança de mentalidade.

Protestos sociais não são como uma flecha que atinge o alvo e permite ver o resultado imediato. Protestos como os que estão ocorrendo são pedras atiradas na água, que submergem e se vão, mas cujos efeitos se verão no prazo e no círculo das ondas criadas.

O cristão trabalha e espera  por novos céus e nova terra. Mas ele ainda não está lá e por isso ele não se conforma com esse século. Nem com os modismos banais do seu tempo nem com a mercadorização do cristianismo nem com a injustiça social de qualquer tempo.

“Abre tua boca a favor daqueles que não podem se defender, pelo direito dos desamparados”, é o conselho de uma autoridade lúcida em Provérbios 31:8.


Comentários

Gutto Santana disse…
Quem é o autor do texto?
PEREGRINO disse…
gostei de mais e vou divulgar...
joêzer disse…
caro Gutto Santana, o autor do texto é o próprio blogueiro: Joêzer.

Peregrino, grato pela leitura e pela divulgação.
Alex Pimentel disse…
Ótima reflexão, parabéns pelo equilíbrio.

Postagens mais visitadas deste blog

Lutero e a Reforma da música - parte 1

Andreas Karlstadt acaba de publicar em Wittenberg um panfleto com 53 tópicos condenando a liturgia católica, rejeitando seu formato, seu idioma e sua música inacessível ao canto congregacional. Isso foi manchete em março de 1522. Naquele ano, Martinho Lutero, após seu exílio no castelo de Wartburg, voltava para Wittenberg, onde em 31 de outubro de 1517 ele publicara suas 95 Teses. Isso continua sendo manchete há 499 anos. Esperava-se que o Dr. Lutero, o reformador protestante, apoiasse Karlstadt. Mas ao chegar na cidade, Lutero profere uma série de oito sermões com o intuito de corrigir a reforma litúrgica radical de Karlstadt. A reforma luterana deveria ser mais cautelosa e mais conservadora devido 1) à necessidade de reformar o ensino bíblico antes de modificar o ritual e 2) ao apreço de Lutero pelo canto tradicional polifônico. As proposições reformadoras de Lutero cuidaram de preservar o aparato cerimonial da missa católica, cuja música, linguagem e ornamentações possuíam alto valor …

uma imagem que vale mil canções: história da música dos adventistas

A história da música adventista no Brasil passa obrigatoriamente pelos músicos nessa foto, tirada num encontro de músicos no Rio de Janeiro: 1ª fila, da esq. para direita: Mário Jorge Lima, Williams Costa Junior, Jader Santos 2ª fila: Evaldo Vicente, Valdecir Lima, Lineu Soares, Flávio Santos 3ª fila, à direita: Alexandre Reichert Filho
[Não conheço o trabalho de Wilson Almeida e Horly de Oliveira, na 3ª fila, da esquerda para direita. Por isso, vou mencionar somente os demais músicos].
No final dos anos 1970 e início dos anos 80, tendo como epicentro o Instituto Adventista de Ensino (hoje, UNASP-SP), eles viabilizaram uma mudança de paradigma sacro-musical que impactou a estrutura musical e poética tradicional e mobilizou um novo modelo de prática musical para as igrejas adventistas no Brasil.

Trata-se de uma foto carregada de capital simbólico, visto que reúne uma geração espetacular de letristas, maestros, instrumentistas, compositores e arranjadores que deram novos rumos à música…

quando a teologia canta