Pular para o conteúdo principal

happy birthday to you agora é free

Após 80 anos, encerrou-se um capítulo da batalha pela posse do copyright da canção “Parabéns pra Você”. No dia 22 de setembro, um juiz federal da corte de Los Angeles considerou inválido o copyright que desde 1988 estava sob controle da companhia Warner/Chappel, que lucrava uma média de 2 milhões de dólares anuais com os royalties da famosa “Happy Birthday to You”.

Até agora, os produtores de filmes e programas de TV que queriam economizar um trocado substituíam Happy Birthday por uma canção que ninguém canta em festinha de aniversário: “Fulano é bom companheiro... [For he’s a jolly good fellow...].

O juiz declarou que o copyright, original de 1935, só vale para o arranjo de piano que está nessa partitura, mas não vale para a melodia, visto que Happy Birthday to You emprestou a melodia da canção “Good Morning to All”, que está em domínio público. Essa canção foi composta em 1875 por duas irmãs professoras primárias do Estado do Arkansas para a entrada dos seus aluninhos na escola.

As irmãs Mildred e Patricia Hill só registraram a canção em 1893. Em 1924, a melodia foi publicada com a letra que se tornou o maior sucesso popular de todos os tempos: Happy Birthday to You. Mas Jessica Hill, irmã das professoras, brigou na justiça pela posse dos direitos autorais e venceu a disputa.

A indústria fonográfica não deixaria uma música tão popular circular por aí sem rentabilidade. Então, em 1935 a Summy Company registrou uma versão da música que atribuía a autoria de Happy Birthday ao compositor Preston Ware Orem e à senhora R. R. Forman.

A questão é que não se sabe de quem seria a verdadeira autoria da letra. Embora as irmãs Hill tenham publicado sua canção no livro Song Stories for Kindergarten, em 1893, e que a letra Happy Birthday to You tenha sido publicada com a melodia de Good Morning to All só em 1912, há quem defenda que a letra já existia anteriormente.

No Brasil, a letra de Parabéns a Você é de autoria de Bertha Homem de Mello, que venceu 5 mil concorrentes num concurso nacional organizado pela Rádio Tupi (RJ), em 1942, para escolher a melhor versão de Happy Birthday to You. Bertha faleceu em 1999, aos 97 anos, e sua filha é a herdeira dos direitos autorais.

Aliás, em diversos Estados brasileiros o Parabéns a Você tem uma segunda parte.
No Maranhão:

Hoje é dia de festa
Pra alegrar nossas almas
“a/o fulana/o” faz anos
Uma salva de palmas

Quando fui trabalhar por alguns anos em São Luís, eu achava estranha essa segunda parte. Depois que fui morar em outra cidade, achava estranho ninguém cantar a segunda parte.

Em outros lugares se canta ironicamente uma segunda parte:

A (nome) faz anos
O azar é só dela
Cada dia que passa
Ela fica mais velha

Só não vale dizer que o “para-rá-tim-bum” que se canta ao final é uma expressão de convocação de demônios. Trata-se apenas uma onomatopeia antiga que imita a percussão no final da apresentação de uma fanfarra.

Enfim, parabéns a quem não precisa mais pagar pela canção americana mais famosa no mundo, que ganhou até uma versão para orquestra do compositor russo Igor Stravinski, que escreveu a peça “Greeting Prelude” usando Happy Birthday to You como base para homenagear o maestro Pierre Monteux. Stravinski disse posteriormente que não sabia que a canção era protegida pela lei do copyright: “Achei que essa música estava na categoria das músicas folclóricas”.

Segundo o crítico de música Alex Ross, Stravinski não foi processado, talvez por ter usado somente a melodia, sem a letra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n