15 janeiro, 2016

O Menino e o Mundo é o Wendell Lira indicado ao Oscar

Alguém pode estar se perguntando de onde apareceu esse filme nacional que "ninguém viu" e que agora foi indicado ao Oscar de melhor animação.

Isso confirma que os exibidores do circuito comercial e as sessões da tv paga estão interessadas somente no mais do mesmo. É da Disney? É da Pixar? Tem princesinhas, monstrinhos, robozinhos, todos fofinhos? A gente exibe.

É do mestre Miyazaki? É esta delicada animação nacional? A gente ignora.

O que se nota é a tomada de todas as salas e espaços de TV pelas animações de personagens similares, histórias semelhantes, traçado idêntico e sucesso parecido.

"O Menino e o Mundo" narra a história de um garoto que sai à procura do pai e vai enfrentando um mundo hostil aos olhos de uma criança. A animação dirigida por Alê Abreu foge do traço realístico e prefere a simplicidade do desenho e a paleta de cores que parecem ter saído do nosso giz de cera de infância.

Ficar entre os cinco indicados ao Oscar de animação já é uma vitória para os realizadores de "O Menino e o Mundo". Não tem chances diante do peso pesado "Divertida Mente". Até porque não é toda hora que aparece um Wendell Lira ganhando de um Messi.


Nenhum comentário: