Pular para o conteúdo principal

a teologia em Batman vs. Superman


Alguns críticos têm apontado que os super-heróis estão substituindo Deus na mentalidade contemporânea. Esse pessoal ainda crê piamente que, depois de um filme do Superman, os espectadores sairão mais descrentes na Bíblia, mais crentes no super-herói, e com uma louca vontade de comprar pipoca e coca-cola.

O Superman não está substituindo Deus. Nem se trata de substituição, mas de metáfora. Sim, uma metáfora como as crônicas de C. S. Lewis e a Terra Média de Tolkien. Nem toda metáfora do cristianismo é coerente ou convincente, mas é fato inegável que as pessoas gostam de narrativas, símbolos, parábolas, metáforas, enfim, de boas histórias que recontem suas histórias preferidas.

Outros críticos disseram que os novos heróis são os antigos deuses gregos repaginados. No entanto, um ateniense - ou um romano - não aceitaria um deus que habita entre os humanos e que ainda dá a vida por eles. O filósofo Lucien Jerphagnon ressaltou a constatação do apóstolo Paulo de que Cristo era loucura para os gregos: “Então [diriam os gregos], nas ruas de Jerusalém topava-se com um deus, quando se ia às compras? Um mago, até que era possível. Mas um deus e, além disso, que morreu crucificado?” (A tentação do cristianismo, p. 23).

Para gregos e romanos, a presença de um Superman caminhando por Metropolis e se sacrificando pelas pessoas também seria um completo absurdo. 

O que chamou minha atenção no filme Batman vs. Superman: a origem da justiça foi a exploração teológica da figura do super-herói, pois tenho interesse em observar como os temas sagrados são mediados pela cultura, e não apenas pela religião. 

Batman vs. Superman levanta questões éticas e religiosas, como os direitos e o raio de ação de um super-herói (ele não está circunscrito às leis e deveres dos cidadãos comuns?) e a onipotência e a bondade de Deus. Mas a frase que incomodou algumas pessoas foi esta: “Se o homem não matou Deus, então o diabo vai matá-lo”. Elas interpretaram essa fala como a presunção pós-moderna de eliminar Deus. Mas por que a perplexidade? Nietzsche já filosofara que “Deus está morto, nós o matamos”. E os próprios cristãos acreditam num conflito cósmico em que o diabo está empenhado em destruir Deus – ou no mínimo, a imagem de amor associada à Ele.

No filme, porém, quem quer matar “Deus” é Lex Luthor, o vilão. Não seria muito mais coerente, então, interpretar que o Mal representado em Luthor é que pretende exterminar Deus?


O filme não perde oportunidade de criar uma interessante iconografia de Superman como um tipo de Cristo. Não com cenas de demonstração de força e poder, mas com quadros de salvamento [como a imagem acima]. Mais uma vez, isso não é substituição, mas uma representação do sagrado cristão mediada pela cultura da mídia. É evidente que essas representações estão sujeitas a críticas, porém, dizer que elas usurpam o lugar de Deus na mentalidade humana é querer dar à religião a exclusividade no manuseio dos temas sacros.

Outros viram um engodo no fato de que o último adversário a ser derrotado pelos super-heróis se chama Doomsday ou Apocalipse. Para vencê-lo, Superman precisará fazer um sacrifício impossível de ser feito por um ser humano ou por qualquer outro super-herói. Aí vem a queixa: “Isto é uma contrafação, pois Cristo não é derrotado no Apocalipse...” Amiguinho, qual a parte que você não entendeu quando falei em metáfora?!

Em relação às questões éticas do filme, Superman também vive no mesmo contexto midiático e de conturbações geopolíticas que os humanos. Suas ações públicas agora são questionadas em programas de TV. Alguns dizem: “Ele está entre nós, devemos viver sob esse novo paradigma”. E outros o rejeitam: “Volte pro seu mundo, não precisamos de você”.

A angústia de ser rejeitado transforma o Superman otimista em um super-homem de dores. Ele até tenta se afastar das pessoas, mas seu cuidado desinteressado e sobre-humano aflora no seu amor pela mãe, por Lois Lane e pelas frágeis criaturas humanas. E então o vemos cumprir sua missão. É quando ele dá um beijo em Lois como quem beija o mundo e se despede dizendo “Este é o meu mundo” como quem diz “Essa é a minha missão”.


Uma crença que fundamenta a fé cristã é o túmulo sem corpo, a tumba vazia que anuncia que Cristo não está ali. Diferente da narrativa bíblica, no filme há túmulo e homenagens após a morte do Superman. Mas há também um caixão vazio: “Se quiser ver o seu monumento, olhe ao redor”, diz o letreiro. A teologia da morte substitutiva de Cristo pelos humanos poucas vezes foi tão explícita como aqui.

Essa é a suma do que realmente importou para mim nessa história: o Superman veio do espaço, foi criado por um casal de humanos e ao crescer saiu de casa para cumprir sua missão. Fecha a metáfora: já que os atuais filmes baseados em histórias bíblicas fazem um Deus à imagem e semelhança do homem, as HQs constroem super-homens à semelhança de Deus.

Hollywood funciona segundo a lógica do entretenimento e do capital. E às vezes, a religião que não se pode conter, a história que não se pode deixar de contar, parece escapar do controle dos técnicos e executivos e a vida do Cristo é apresentada em milhares de salas multiplex mundo afora pelas vias tortas de um filme de super-herói.

Comentários

Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Olá! Li o post e não pude deixar de refletir um pouco sobre o tema. É algo de muito importante esse assunto. Dizem por aí - como inicia aquela simpática e melodiosa canção - estamos em meio a uma guerra cultural. A desconfiança de muitos se deve ao fato da fonte primária de motivação da indústria do cinema e da comunicação hollywoodiana, ser o "vil metal" ou seja ouro, riqueza, sucesso, fama, poder. Ocorre que perceberam, desde o começo da Bela História, que O Verbo não é bom amigo do MERCADO. Ops, DEUS MERCADO. A ira retumbante deste temível e sanguíneo "deus" contra o Filho de Deus é fundamentada. Ele, o VERBO, tomado a sério, anula o impulso consumista ansioso. Anula qualquer ideologia, o que é muito mal perante os olhos do poderosíssimo MERCADO. Este necessita e exige que pessoas sejam doutrinadas e doutrináveis. Necessita de pessoas presas a cabrestos ideológicos. Necessita de mentes MANIQUEÍSTAS.Neste quesito, filmes são imbatíveis. São ferramentas muito eficazes. Hoje a maioria dos jovens são ateus. Para um ateu que não conhece, ou mal conhece, a palavra de Deus, e muitas vezes, nem sabe o que significa a palavra metáfora, o impacto deste filme sobre a cosmovisão infanto-juvenil e depois adulta, tem um potencial muito, muito deletério. Afinal, ao ouvir falar das Boas Novas, este jovem, já devidamente "doutrinado" poderá notar que se Cristo morreu pelos homens, nada fez de novo ou excepcional. Superman, sem dúvida, mais "real" e "poderoso", também morreu pelos homens. Mas, com "provas" textuais, sonoras e visuais, sensorialmente e subconscientemente "irrefutáveis". O relato do livrinho, a Bíblia, é muito inferior. Nos revela um "cordeiro". Um fraco, embora capaz de alguns "truques". Nada comparado ao que faz o SUPERMAN. Ainda pior, um livrinho sem figuras, sem trilha sonora, e que apesar do tamanho e do peso não tem sequer conexão WiFi. O evangelho do super-homem é muito, muito, mais "atraente", "plausível" e "verdadeiro". Está nascendo uma nova teologia - velha - a do homem-deus-de-si-mesmo.
joêzer disse…
Eusper, você conhece alguma pesquisa que demonstre que há jovens ateus que deixam de aceitar o evangelho porque Superman é melhor do que Cristo ou está somente especulando sem base empírica?
1 - em toda a história, sempre houve conflito de mitologias e crenças: os cananeus tinham seus deuses, assim como os gregos e romanos, os indígenas, os indivíduos da África e da Ásia também tinham um ou mais deuses. e eles não assistiam filmes sobre eles. eles realmente os adoravam. ao contrário de jovens ateus, que não fazem culto religioso ou creem que superman perdoa pecados ou salva o mundo. nem os mais fanáticos nerds creem que superman é um deus. no máximo , como eu mencionei no texto, Superman é visto como uma metáfora de Cristo, e não o seu substituto.
2 - as pessoas têm motivo muito mais sérios do que Superman para não aceitar a mensagem do evangelho hoje.
3 - além disso, crianças mais crescidinhas sabem que papai noel não existe, elas não crescem e vão fazer uma igreja para o papai noel. não subestime a capacidade humana de diferenciar o mundo da arte do mundo da fé.
4 - eu convivo com jovens que não tinham crença alguma, eram fãs de super-heróis de HQ e filmes, e depois aceitaram o evangelho. batman, superman ou x-men não foram empecilhos, não eram a teologia deles.

obrigado pela leitura. espero ter esclarecido mais meu ponto de vista. abraços
Anônimo disse…
Conheço centenas de homens e jovens que apesar de frequentarem bancos de igreja são cristãos apenas nominais. Frequentam para pertencerem a um grupo, mas, não porque são do Senhor. Suas mentes estão repletas de uma miscelânea de conceitos pagãos e cristãos mesclados a muito individualismo, niilismo, autocomiseração. Nada cristãos!
Anônimo disse…
São gregos pós-modernos!

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n