Pular para o conteúdo principal

Hacksaw Ridge e o testemunho da fé na Europa

Hacksaw Ridge é o título em inglês do filme de Mel Gibson que conta a história do socorrista adventista Desmond Doss, soldado americano alistado na II Guerra Mundial que se recusou a pegar em armas por objeção de consciência. Servindo entre 1942 e 1946, sua coragem para resgatar feridos o levou a salvar muitos companheiros de batalhão. No Brasil, o filme se chamará Até o Último Homem, e vai estrear nos cinemas em 12 de janeiro de 2017.



*****

Karolina e Monika, de Cracóvia, Polônia, passaram muito tempo neste último mês em seu cinema local. Gêmeas adolescentes recém-batizadas (foto), elas vestem camisas que lembram o uniforme que Desmond Doss teria usado na II Guerra Mundial. Atrás da camisa está escrito "Desmond Doss salvou 75. Jesus salvou a todos. Eu sou adventista como Desmond Doss - me pergunte mais".
Elas não estão sozinhas. Mais de 100 jovens adventistas em cidades de toda a Polônia passaram o mês de novembro como voluntários nos cinemas, na rua, em uma feira de livros e em exibições especiais do documentário sobre Desmond Doss, "The Conscientious Objector", em suas igrejas locais.
O resultado? Pessoas já estão tendo estudos bíblicos com pastores depois de assistir ao filme de Mel Gibson e pelo menos 100 foram a uma Igreja Adventista pela primeira vez.


Tudo isso não aconteceu por acidente. Marek Micyk, diretor de jovens da Igreja Adventista na Polônia, juntou-se ao consultor de relações públicas Michal Rakowski e a um grupo de jovens para formular um plano que pudesse maximizar o testemunho da igreja durante o lançamento do filme nos cinemas.
A equipe de Micyk traduziu a página da Wikipedia sobre Doss para o polonês, que já foi visualizada 33.000 vezes nas últimas três semanas, sendo o terceiro maior resultado da página sobre Doss no mundo, logo depois do inglês e do francês. A equipe projetou um site de propriedade da igreja, DesmondDoss (em polonês) que foi acessado 35.000 vezes por 8.500 usuários. Micyk está mais orgulhoso da fanpage Desmond Doss PL no facebook, onde o infográfico mais popular foi visto por 209.000 usuários. Muitos jovens adventistas poloneses mudaram suas fotos de perfil do facebook para imagens do cartaz do filme e a frase "Eu sou um adventista como Desmond Doss".

Voluntário adventista na Feira Internacional de Livros da Cracóvia

"É fantástico", afirma o pastor Marek Rakowski, Secretário Executivo da Igreja Adventista na Polônia. "Um estranho paradoxo é que em um país que é um dos mais católicos da Europa, falar sobre espiritualidade e outras religiões é geralmente tabu. Este filme quebrou o tabu e deu a igreja uma voz".
Essa "voz" chegou a níveis mais altos do que o esperado tanto na Polônia quanto na Hungria. Em ambos os países, o distribuidor de filmes entrou em contato com a Igreja Adventista pedindo ajuda para verificar a precisão da tradução.
Não só os membros da igreja foram capazes de ajudar com uma tradução precisa e uma compreensão de conceitos teológicos, como o sábado bíblico do sétimo dia, mas a Igreja Adventista terá um spot de 15 segundos de mídia antes da exibição do filme em cada cinema e um espaço em cada cartaz do filme com seu endereço na web quando o filme estrear em 29 de dezembro. Os líderes da igreja igualmente irão a duas mostras especiais para a mídia em exibições VIP onde poderão falar sobre questões de liberdade e tolerância religiosas. Tudo isto sem custo algum para a igreja.
"Em toda a minha vida como adventista do sétimo dia nunca vi a nossa igreja ganhar tão boa cobertura na mídia", diz Marek Rakowski, o secretário da Igreja Adventista na Polônia.
Durante uma pré-estreia especial na Polônia, designada apenas para a imprensa, YouTubers e outros formadores de opinião, o porta-voz adventista, pastor Andrzej Siciński, juntou-se a outros dois especialistas (um comandante da unidade de contra-terrorismo aposentado e um padre católico), que refletiram sobre o filme durante um painel de discussão.
Os adventistas também montaram um estande durante a exibição do filme para a imprensa, distribuindo pendrives com materiais de mídia sobre Doss e os adventistas. Isso levou Siciński a ser convidado para falar em outros programas dos meios de comunicação.


Michal Rakowski está impressionado. "Se a Igreja tivesse pago uma campanha publicitária deste tipo, usando a mesma mídia, calculamos que custaria 180.700 euros! Esse é um preço que é totalmente inacessível para os adventistas na Polônia, onde há apenas 5.820 membros em uma população de 38,5 milhões".
Róbert Csizmadia, Secretário Executivo da Igreja Adventista na Hungria, disse que em meio a "tanta guerra, inimizade, terrorismo e pessoas verdadeiramente com sede de paz e amor, temos algo positivo a oferecer".

*****

Veja também: desmonddoss.com.br
 O premiado documentário de Terry Benedict "The Conscientious Objector" no youtube.

Comentários

Alessandra Dias disse…
sensacional. Que ótimo notícia! (somente verifique q está em duplicidade)
joêzer disse…
Obrigado duas vezes, Alessandra. abs.

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n