O Som da Reforma: a música no tempo dos primeiros protestantes


Este é o livro O SOM DA REFORMA, do qual sou autor e organizador. Este livro trata da música dos primeiros protestantes:

A celebração dos 500 anos da Reforma Protestante é uma grande oportunidade para quem reflete sobre o cenário religioso contemporâneo. É buscar uma iluminação para viver e compreender o presente. Entre as frentes para reflexão está a música, que tem lugar privilegiado na expressão da fé protestante. No movimento da Reforma, os hinos atuaram como veículos propagadores de novas doutrinas, o que se tornou uma prática marcante deste segmento cristão.

No presente, em que a música ocupa lugar cada vez mais destacado no culto evangélico, desta vez em um casamento estreito com o mercado e as mídias, ter acesso à produção contida neste livro é um privilégio. A obra reúne 13 textos de autores que são mestres e doutores, historiadores, músicos e educadores. Por meio deles, é possível aprender sobre a música de Lutero e Calvino, de anabatistas e anglicanos, passando pela Reforma Católica até a música dos luteranos no Brasil de hoje. 

Neste livro, o olhar voltado à música também inclui a liturgia, as fontes musicais de Lutero, a influência protestante sobre compositores como J. S. Bach, os diferentes estilos de música protestante, a teologia nas letras dos cânticos, a educação musical, o uso e a proibição de instrumentos musicais em algumas tradições, as disputas em torno da relação liturgia e música, o impacto da música protestante nas igrejas e no ambiente social.


Uma contribuição para quem vive a fé protestante, para quem se interessa ou trabalha com música e para quem está afinado com a força dos movimentos culturais religiosos ontem e hoje.

Você adquirir este livro no site da editora CRV.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

avatar e a espiritualização da natureza

paula fernandes e os espíritos compositores