Pular para o conteúdo principal

música, sim. músicos, não

Todo mundo gosta de música. Já dos músicos... Nos tempos em que eu tocava em casamento, formatura e congêneres, por diversas vezes eu tive que explicar que eu não era da legião da boa-vontade, que eu não tocava por caridade. E o povo: "como assim ele cobra pra tocar em casamento?" O vestido, o bufê, as alianças, as flores, os convites, tudo isso é coisa que se paga. Mas pagar músicos?

Isso não é de hoje. Na Florença dos tempos medievais, o compositor Josquin des Prez, aclamado "príncipe dos compositores", perdeu emprego por saber quanto valia seu enorme talento. Em 1502, o duque de Ferrara contratou Heinrich Isaac em vez de Josquin graças a um relatório econômico bem conveniente: 

"Para mim [Isaac} parece mais adequado a servir Vossa senhoria, mais do que Josquin, porque é mais afável e amigável, e comporá obras novas com mais frequência. É verdade que Josquin compõe melhor, mas só compõe quando quer e não quando os outros querem, e está pedindo um salário de 200 ducados enquanto Isaac se contenta com 120".

A carta de Claudio Monteverdi (1567-1643) recusando uma proposta de emprego diz muito sobre as pretensões e desejos de um músico. Ele foi despedido pelo duque de Mântua em 1612, mas logo foi contratado como diretor musical da Basílica de São Marcos, em Veneza. Em 1619, a corte de Mântua tentou recontratá-lo, e é onde entra a carta de Monteverdi recusando o convite e explicando suas razões.

Primeira: dinheiro. Em Veneza, ele recebia 400 ducados, fora a autonomia que tinha para fazer outros trabalhos. Monteverdi expunha na carta a experiência de ter que implorar para receber o salário em Mântua ("Nunca em minha vida sofri maior humilhação do espírito").

Segunda: estabilidade. Ele não perdia seu cargo em Veneza se um mandatário do governo fosse substituído.

Terceira: controle. Como diretor musical (maestro di capella), Monteverdi decidia contratações e demissões e controlava as atividades de músicos e cantores.

Quarta: respeito. Diz a carta: "Não existe nenhum cavalheiro que não me estime e respeite, e quando vou tocar, seja música de igreja ou música de câmara, juro a Vossa Excelência que a cidade inteira vem correndo me ouvir".

A corte de Mântua engoliu calada. Já Johann Sebastian Bach não teve o mesmo respaldo. Quando tentou deixar o emprego na corte de Weimar por outra oferta mais interessante, Bach simplesmente foi preso, "confinado no local de detenção do juiz municipal por insistir obstinadamente na questão de sua demissão, sendo afinal libertado da prisão em 2 de dezembro [de 1717] com seu pedido indeferido".

Eu ainda não conhecia essa passagem infeliz da vida de Bach aos meus 16 anos. Se soubesse, talvez eu nem tivesse me queixado de ter sido esquecido na igreja após ter tocado numa cerimônia de casamento e ter que caminhar mais de cinco quilômetros por uma rodovia até o local da festa. Ah, sim, os noivos eram meus tios. O que me diz que essa história de geniozinho musical da família era uma embromação.

A imagem "Lego-Piano-Player" tirei daqui.
Citações dos livros "O triunfo da música" e "História social da música"

Comentários

L disse…
Como cantou o Chico em "Cantando no Toró:" "E o tal ditado, como é?
Festa acabada, músicos a pé"

:)

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n