Pular para o conteúdo principal

violência e celebridade: a culpa é do Batman?

Um mascarado entrou armado num cinema nos Estados Unidos e atirou matando 12 pessoas. O assassino James Holmes, 24 anos, ainda não explicou o que o levou a cometer essa atrocidade. Nem precisou. Já prenderam o “suspeito de sempre”: a mídia.

O massacre aconteceu em um cinema em Aurora, no Estado do Colorado, que exibia o filme Batman, o Cavaleiro das Trevas Ressurge. Uma reação imediata é dizer que filmes de ação e violência gratuita como esse induzem as pessoas a cometer atos de violência.

Mas podemos dizer que a trilogia Batman incita a violência? Se você também assistiu ao menos os dois primeiros filmes, nós vamos concordar em um ponto: Batman não é um filme pró-violência; na verdade, é um filme sobre a violência.

Batman é um herói traumatizado por ter presenciado o assassinato dos pais na infância. Talvez por isso, sua linha moral é bem clara: ele defende a retidão enquanto seus oponentes são ladrões e assassinos; os valores morais e sociais defendidos por Batman triunfam no final, ao passo que são derrotados os vilões que promovem a destruição e o terror.

O espectador atento percebe que os limites que separam a vingança e a justiça podem ser obscurecidos quando os códigos civis e policiais são quebrados. O herói notívago também se às vezes enredado na teia de retaliação violenta por causa de ódio e ressentimento. Mas Batman não é um assassino e nem defende a morte de inocentes. Não dá para comparar filmes de glamourização da violência como Velozes e Furiosos com a trilogia Batman.

Um filme ou um livro podem conter cenas de violência,  mas podem defender posições nitidamente contra a violência. O que acontece é que há pessoas que decidem fazer o que é condenado pelo filme ou pelo livro.

É preciso considerar ainda e, talvez, principalmente, dois fatores tipicamente americanos: a facilidade de compra de armas de fogo e a cultura da notoriedade macabra.

Nos Estados Unidos, o ato de adquirir armas de fogo é tratado como um assunto de defesa pessoal. O assassino tinha comprado pistolas legalmente em lojas no Estado do Colorado e adquirido seis mil balas pelas internet. É óbvio que ninguém precisa de tanto armamento para defesa pessoal na cidade de Aurora, Colorado. Enquanto no Brasil há um incentivo ao desarmamento, nos Estados Unidos até alguns grupos ditos cristãos são a favor da posse de armas de fogo.

A cultura da celebridade macabra é uma marca atroz da sociedade norte-americana. Há uma lista imensa de assassinos de astros da música e da TV, serial killers, autores de massacres em escolas e logradouros públicos cujos atos criminosos foram analisados seriamente como uma busca de reconhecimento social.

No estudo Seductions of Crime, Jack Katz descreve como os criminosos são motivados, entre outros fatores, pelo desejo de fama e pelo prazer e ousadia no ato do crime. Junto a essas razões está a busca pela celebridade. Mark Chapman, o assassino de John Lennon, chegou a dizer que "pensei que o matando adquiriria a sua fama - eu não era ninguém até matar o maior alguém do mundo". 

Outros criminosos notórios, como Timothy McVeigh e o "Unabomber", solicitaram entrevistas a grandes canais de TV após seus atos brutais. O sociólogo Chris Rojek afirmou que ambos "queriam o horário nobre para expor e desculpar seu comportamento 'heroico'" [Celebridade, p. 169].

Aqui entram jornais impressos, telejornais e, sim, filmes que amplificam os acontecimentos e veem sua audiência ser alavancada por uma sociedade que morbidamente gosta de assistir atos de violência.

Não há uma explicação única e totalizante para esse evento trágico. Como racionalizar um ato tão irracional? Mas claro está que o acesso às armas de fogo, a glamourização da violência e o desejo exibicionista de fama formam um caldeirão desumano e cruel que atrai e repele a sociedade ao mesmo tempo.

Comentários

aurea disse…
Acredito que a violência surge pelo que está atrâs ;isto é : da celebridade e do personagem ,a MANIPULAÇÃO os .......pois é .
joêzer disse…
Como eu disse no texto, penso que o filme não faz apologia da violência. O problema são as pessoas desequilibradas que usam a violência. Como certos desequilibrados que usaram e usam a Bíblia para matar "em nome de Deus".
obrigado pelo comentário, Áurea.

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n