31 julho, 2012

Música no ouvido dos outros

Alvíssaras. A utilização de aparelhos sonoros dentro de ônibus coletivos será proibida em Campinas. A lei entra em vigor daqui a 60 dias. A lei inclui entre os aparelhos sonoros proibidos: iPods, mp3 e mp4, discman e até o velho walkman. Os telefones celulares transformados em infratores aparelhos sonoros deverão ser coibidos.

Todo aparelho será permitido desde que seu usuário utilize os fones de ouvido. Os ônibus terão cartazes afixados em seu interior alertando as pessoas sobre as regras. Quem descumprir a lei, será advertido. Se persistir, o sem-noção indivíduo poderá ser retirado do veículo. As sanções estão previstas em um decreto de 3/10/1941, que regula "a perturbação do trabalho ou do sossego alheios" e as penas vão de multa a prisão de 15 dias a 3 anos.

O que era uma simples questão de educação agora é assunto policial. Mas logo outras cidades devem seguir o exemplo de Campinas.

Segundo o dicionário Nota na Pauta, escutar música no ônibus sem fone de ouvido é o ato de transformar o gosto individual em inferno coletivo e o coletivo num inferno.

3 comentários:

Alessandra disse...

Espero q.aqui em Joinville seja adotada esta lei rapidinho. O pior é q. o povo, até as vezes, escuta música com o fone de ouvido, só q. no último volume. O que não adianta nada, fica aquele som "ambiente" TUM-TUM-TUM...

musicos e cia disse...

espero que em Barueri isso também se torne lei!

joêzer disse...

Pelo visto, este é um desejo de boa parte da população que habita ou não os coletivos.

Alessandra,
Musicos e cia,
obrigado pela leitura.