Pular para o conteúdo principal

a redação do ENEM e o complexo de Nazareno


Há uma classe de pessoas que ainda padecem de um mal que em pleno século 21 deveria estar tão extinto quanto os dinossauros e as fitas cassete: são os espécimes que se espantam com mulher falando em público por seus direitos. Eles sofrem do complexo de Nazareno, aquele personagem da TV que, ao menor sinal de reclamação da mulher, dizia: “Calada!”

Queremos votar. Calada!
Quero respeito, cantava Aretha Franklin. Calada!
Salários iguais em cargos profissionais iguais. Calada!
A persistência da violência contra a mulher. Calada!

As reclamações de que o tema da redação do ENEM era obra do progressismo, feminazismo, doutrinação liberal e conspiração petista para tornar os machos reféns das empoderadas mulheres são de uma imbecilidade atroz. Acreditar que não se deve discutir em público a violência milenar contra as mulheres de um modo geral revela uma faceta de ignorância que também merece ser tema de redação nos próximos vestibulares: “A persistência da intolerância em questões de convivência entre seres humanos”.

Não vou entrar no mérito de que há excessos (e há mesmo) nos novos discursos sobre direitos, que algumas correntes mais radicais possuem um fervor exclusivista e proselitista arrogante e que tendem a atuar silenciando os oponentes. Existem pessoas com esse perfil em questões de esporte e religião e alguns tendem a ter mais respeito por religiosos ultraconservadores do que por feministas ultraliberais.

Além disso, o combate à violência em qualquer âmbito e dirigida a qualquer gênero não é propriedade nem do crente nem do ateu, nem da esquerda nem da direita nem de quem senta em cima do muro.

Passando adiante.

O que os marmanjos reclamões gostariam que fosse o tema da redação? “A imposição do progressismo nas escolas?” “Cada um no seu quadrado”? "Mulher já manda em casa, pra quê mandar em público"? Meu candidato à presidente é menos corrupto"? “Meu pastor é mais rico que o teu?”

Talvez quisessem um tema bem genérico, que não mexesse em vespeiro, bem sopa de hospital: “Eu quero ver onde essa zorra vai parar”. Esse foi o tema da redação do vestibular que fiz em 1989. Era título de uma canção da Simone e favorecia todos os debates e ao mesmo tempo nenhum. Comparada aos temas de hoje, acho que só os marmanjos reclamões não vão notar uma evolução nas discussões públicas.

Alguns indivíduos dão mostras de que estão na era do macho lascado, aquele que não admite ver seu discurso sendo relativizado, discutido, pesado na balança, desmontado. Outros veem as novas discussões atingirem diretamente o discurso ultrapassado, mas persistente, que prefere ver “tudo no seu lugar”: esse preto não se põe no lugar, essa mulher não se põe no lugar, esse velhote não se põe no lugar, esse índio não se põe no lugar, esse estrangeiro não volta pro seu lugar...

Às vezes, isso invade nossa conduta cotidiana e nem percebemos. Naturalizamos os preconceitos e a violência de tal forma que há espanto quando quem era tratado como coadjuvante social começa a agir como protagonista. Quando vamos praticar o ensinamento de nos colocarmos no lugar dos outros, e não de por os outros no seu “devido lugar”?

Também me deixa perplexo como alguns seguidores do Nazareno da Bíblia ainda sofrem do complexo do Nazareno da TV. Eles reclamam dos temas humanísticos do ENEM como provavelmente reclamariam de Jesus conversando com a samaritana: “Olha lá aquele progressista conversando com a estrangeira?” Ou: “Olha lá o doutrinador liberal que não joga pedra na Geni adúltera?”

Não pretendo dizer que Cristo foi um progressista nos moldes de nossa época atual. Quero dizer é que não era por acaso que o Nazareno da Bíblia era amado pela gente oprimida e marginalizada de sua época. Ele não dizia “Calada!”. Ele perguntava “O que queres que eu te faça?” (Marcos 10:51).

Comentários

paulo roberto disse…
Concordo plenamente com vc.
e mando um abraço.

Paulo Roberto - de Registro/SP
joêzer disse…
Paulo, obrigado pela leitura e comentário. abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n