Pular para o conteúdo principal

everybody loves ronaldo

Imagine o seguinte roteiro:

Terceira cirurgia no joelho, mais de um ano em trabalho de recuperação, especialistas falando em todas as mídias que um certo atleta está acabado para o esporte. Esse é só o mote. Vamos para as emocionantes cenas finais.

Esse atleta amado por uns e criticado por alguns, longe do melhor da forma espetacular de outros tempos, esse quase ex-jogador entra em campo no meio de um clássico. Pra criar mais suspense, seu time está perdendo para o maior rival.

Pois é só entrar em campo e ele já desfere um chute de longa distância: a bola caprichosamente beija o travessão e vai para fora. Foco na torcida, que se acende e pula entusiasmada. Corta para o locutor surpreso, mas garantindo um proverbial “eu já sabia”.

A partida está acabando. Close no suor do esforço do craque, flashback do treinamento duro para conseguir voltar a jogar. Então, no último minuto do jogo, a bola é lançada para dentro da pequena área. Câmera lenta, close no rosto crispado desse atleta. Corta para o zagueiro adversário que sobe para cabecear a bola e não acha nada. O tempo se arrasta como nos bons melodramas do ramo. O atleta sobe e cabeceia.

Silêncio. Não se ouve grito de torcida, de locutor, até a trilha sonora para. A bola entra, é gol. Corta para a corrida do atleta em direção à torcida enlouquecida, seus companheiros correm para comemorar com ele. Close no sorriso do tipo “ele-é-o-cara” do técnico. Jogo empatado. Quem ganha é o craque de volta a sua profissão de vencedor. The end. Sobem os créditos com música triunfal.

Você sabe que estou a falar de Ronaldo e sua volta aos gramados de futebol. Se o que contei fosse um roteiro de um filme, alguém diria: “Que final forçado! Isso não acontece na vida real!” Mas quem viu as tantas vezes em que Michael Jordan resolveu partidas e deu títulos ao time do Chicago Bulls com o cronômetro quase zerado, sabe do que estou falando.

Ronaldo e seus erros fora de campo o revelam como um fenômeno demasiadamente humano. Mas, talvez pelo seu jeitão discreto diante das câmeras, talvez pela sua fala pausada meio infantil, talvez por ter acostumado um país a apreciar suas proezas desde meninote, Ronaldo é mimado pelos brasileiros, sempre prontos a perdoá-lo e torcer por ele, como que a espera de novos feitos.

A vida da gente, entre a ascenção e a queda e uma nova subida, daria um filme. O melhor é que, não importa o roteiro mais surpreendente que se escreva, o roteiro da vida real continua insuperável.
Para outras incríveis histórias que o esporte conta, leia "a esperança é uma bola na área".

Imagem via sergeicartoons.

Comentários

ele é o cara... e ponto! e não sou corintiano!
é emocionante ver o que está acontecendo
e chega de emoção ;)
shalom
joêzer disse…
parece inacreditável, mas olha o craque aí de novo.
Anônimo disse…
Imagine eu que sou corintiana???
É muita emoção, escrevi sobre ele no blog, ele tem uma força de vontade muito grande e isso admiro muito.
Concordo com você, fora de campo não é lá dos melhores...mas quem é perfeito? Eu só sei que ta sendo emocionante! E o meu Timão ou sei lá timinho, só tem a ganhar.

Um abraço,

Lídia

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n