Pular para o conteúdo principal

graças a todos

Enfim, a caminhada do mestrado chegou a bom termo. Na quinta-feira, 28/05, apresentei a defesa da minha dissertação na UNESP. E viu a banca que o trabalho era muito bom. Ouvir os elogios (desculpem o baita e byte surto de imodéstia, já vai passar) e as sugestões para este trabalho e para futuras pesquisas, pronunciadas por especialistas que admiro e respeito, os professores doutores Alberto Ikeda (etnomusicólogo - UNESP) e Leonildo Campos (ciências da religião - Universidade Metodista, SP), validou e aprovou o suor deste escriba que ora torna-se mestre em música/musicologia.

Minha orientadora, profa/dra Dorotéa Kerr, elevou meu nível de exigência e estimulou o raciocínio e a formulação adequada.

Um galo sozinho não tece uma manhã
Ele precisará sempre de muitos outros galos

Esses versos de João Cabral de Melo Neto dizem tudo sobre a gratidão de um pesquisador como eu, que não teci essa dissertação sozinho, mas precisei
de quem me indicasse a porta de entrada dos livros: meus pais,
de quem compartilhasse comigo as opiniões sobre os temas que eu estudava: os colegas pesquisadores que chegaram antes de mim e divulgaram seus labores em artigos e livros,
precisei até de quem tinha uma opinião diferente e me forçava a estudar mais para entendê-lo.

Precisei também da tranquilidade e do suporte de casa, comida e roupa lavada quando morei um ano em sampa, frequentando as aulas presenciais e os arquivos de bibliotecas: obrigado Julison, obrigado Ellen, por me disponibilizar um "quarto do profeta" ultra-hi-tech com tv a cabo e internet wireless.
Caronas, impressões, formatações e quebras de páginas: valeu, Kelly e Rodrigo. Ah, este ainda aguentou calado duas ou três sessões em que discorri sobre a pesquisa falando como se não houvesse amanhã.
Ao mano e kids-sitter mais intelectual de Curitiba: Raulison, thanks.
Daniel Salles, the man: amigo de trajetos, partituras e muito incentivo.

Ninguém ouviu mais e dividiu mais do que a Silvia, a mulher que me disse Vai estudar, eu fico aqui com nossos filhos. Esse "ficar aqui" significava ficar em São Luís enquanto eu seguia para São Paulo. Sem o saber (ou talvez sabendo que é sempre assim), o prof. Leonildo disse a ela gentilmente Parabéns à co-autora do trabalho. Há um ano e meio morando em Curitiba, ela esteve presente na pequena audiência da minha apresentação na UNESP. Afinal, eu precisava de uma testemunha imparcial como minha esposa para que não me deixasse mentir sozinho pelos sites da vida.

Deus me oportunizou conhecer todas essas pessoas de que falei. Sem Ele e sem eles, nem eu nem a pesquisa seríamos o que hoje chegamos a ser.

A quem interessar possa, a dissertação intitulada "O gospel é pop: música e religião na cultura pós-moderna" estará em breve disponível na biblioteca do Instituto de Artes da UNESP.

Comentários

André Reis disse…
Parabéns meu caro!

Quero uma cópia da tese!! Como faço?

Abraçø
joêzer disse…
É bem provável que no início do segundo semestre se publique uma versão no site da unesp.
thanks
Loren disse…
Parabéns Joêzer!

Não tem como deixar de reconhecer um trabalho q é feito com amor e coa bênção de Deus

Sei q foi trabalhoso, mas espero q seja só o começo! Afinal, não dispensamos as contribuições dos q têm o q acrescentar

Espero poder conferir o resultado em breve!

Graça e paz!
parabéns, meu querido!
Deus lhe use poderosamente.
forte abraço
joêzer disse…
loren, obrigado mesmo.
pr. andré,que suas palavras sejam cumpridas.
Jayme Alves disse…
Parabéns, Joêzer.

Ano que vem, começo a jornada que você acaba de concluir (e para a qual já estou me preparando) - espero terminá-la tão bem assim.

Fique com Deus e até mais.
joêzer disse…
jayme,
obrigado. e lhe desejo sucesso.

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n