Pular para o conteúdo principal

os irmãos Arrais e a introdução atualizada

As histórias bíblicas parecem não mais fazer sentido para boa parte da juventude urbana contemporânea. Essas narrativas passaram a ser entendidas somente como alegorias cujos temas (pecado, redenção) são recodificados de acordo com as situações particulares de cada indivíduo. Essa é a análise certeira do sociólogo Fredric Jameson. 

Não há dúvida de que as gerações se sucedem desenvolvendo sempre uma nova sensibilidade cultural e estética. É certo, porém, que adentramos o século 21 com o aumento do número de cristãos e também de céticos quanto ao cristianismo. Razões para a juventude questionar as instituições religiosas, há de sobra e desde sempre.

Mas o CD Introdução, dos jovens irmãos André e Tiago Arrais, não está interessado em questionar a igreja enquanto instituição oficial. Este é um trabalho preocupado em reafirmar valores e doutrinas e encorajar a fé em Deus.

Sua linguagem musical, mais próxima do idioma rítmico-melódico contemporâneo, é o veículo utilizado para apresentar uma introdução da história da redenção à juventude contemporânea. Enquanto o absoluto da verdade redentiva não muda, mudou o aspecto estilístico de sua apresentação. Claro que essa tensão entre o incondicional pregado nas letras e o aspecto dinâmico das formas musicais nem sempre é pretendida (ou alcançada) por todo músico cristão.

Enquanto ouvia o CD, eu pensava que as canções podiam estar uns dois tons abaixo e que alguns ritmos não eram os meus preferidos. Mas percebia que muita gente mais jovem que eu poderia ter acesso a uma teologia consistente dentro de uma inovação de estilo que não abusa de guitarras e maneirismos vocais.

A primeira canção, "Introdução", explicita sem metáforas o plano divino para a redenção da humanidade (a elaboração do plano, o nascimento de Jesus, sua morte e ressurreição). Declara que, com tantas fábulas existentes, só a história da nossa redenção pode transformar.

A segunda música faz coro com a primeira: “Aquele que amou antes de existirmos”, “Não fomos fiéis dando ouvidos a outra voz”, “Então o Filho vem mostrando o que o amor queria nos dizer desde o princípio”. Versos que sustentam que a compreensão da visão geral do plano redentor explica os detalhes do painel da vida humana.

Há muitas inquietações que traumatizam a fé, que encharcam a alma de dúvida. Deus existe? Se existe, é como diz a Bíblia? Ele se importa com este planeta? Três proposições fundamentais são questionadas de uma vez: a Criação, a Redenção da humanidade, a volta de Cristo.

Os irmãos Arrais não negam essas questões e cantam: “E se só há verdade na ciência, na razão, no que se vê / E o mundo acaba se tornando o que se assiste na TV”. Mas em seguida declaram: “Mas eu creio em Ti, pela fé vou seguir / Esperando aqui a promessa se cumprir”.

Assim, a dúvida natural é submetida não à evidência empírica, mas à prova existencial. Enquanto o desejo de ver a evidência material de elementos metafísicos nunca está satisfeita, a comprovação interior da existência de Deus é perfeitamente satisfatória ao coração do que crê. Por isso a canção “Manhã” diz que “Não é fácil explicar, muito menos comprovar / Que o mesmo Cristo que morreu, ressuscitou e vivo está / Pois toda prova que possuo minha vida mostrará”.

Como escreve Ravi Zacharias: “Deus pôs neste mundo o suficiente para tornar a fé Nele algo bem razoável. Mas, deixou de fora o suficiente a fim de que viver tão somente pela razão pura fosse impossível” (A morte da razão).

Vivemos em tempos em que afirmar a fé cristã publicamente em certos espaços (universidades, locais de trabalho) é constrangedor. Cada vez mais o ateísmo empurra a fé para o armário, enquanto o multiculturalismo religioso prefere que cada crente guarde sua doutrina para sua igreja.

A profissão de fé dos irmãos Arrais se completa com “Lembra-te” e “Eu acredito”. A primeira trata exclusivamente do sábado e, não por coincidência, é a quarta canção do CD.

Novamente, eles partem do questionamento (“Será que a lei quebrada foi na cruz? Ou anulada foi e perdeu o valor? Como compreender que o Autor de toda vida separa um santo dia? Será que o que creio é mera teoria?”) para a resposta afirmativa: Eu sou criatura, Deus é Criador; Sábado perfeito, creio e obedeço / cravado na pedra para que eu lesse: Lembra-te...do dia santo e da criação.

O cerne do CD está em um resumo da letra de “Eu acredito”: Eu acredito em um Deus e Criador, um Cristo sofredor, [que] morreu para dar vida ao que crer; acredito na completa redenção, na divina intervenção, que há mais do que posso enxergar; acredito no poder da oração, que um dia verei a Sua mão.

Se essas duas últimas músicas que comentei são tão explícitas em sua fé em doutrinas que não prescreveram, é porque, como diz a letra, o compositor não se “envergonha de um Deus que me sustenta e mantém, sabendo quem eu sou e quem eu falho em ser”; é porque o cristão deve, “olhando o horizonte que não está tão longe, esperar no Deus que vai além”; é porque o fiel, “apesar das circunstâncias, palavras ou distâncias” e sabendo “que é difícil crer”, sabe também que é misericordiosamente “declarado justo pelo Seu poder”. Por isso, “escolho crer”.

Aquele “Lembra-te” também ecoa o “lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade”. E o que mais esses dois jovens estão fazendo nesse CD a não ser falando de sua fé jovialmente, com fundamentação teológica e sem irreverência ou trivialidade? Não é a isso que podemos chamar de uma coerente e atualizada introdução ao conteúdo bíblico?

Comentários

aqui a minha pequena análise, bem mais pessoal e com outro enfoque:http://andregoncalves.multiply.com/reviews/item/11
não sei se você já havia lido.
forte abraço, meu querido
joêzer disse…
li seu texto agora. nada como uma análise de quem entende de todos os ângulos de uma produção musical.
eu parei com as pretensões semióticas (a revista de semiótica da USP publicou um artigo meu sobre uma música do jader santos, dois meses depois fui ler e nem eu entendia direito, rsrs). estou indo agora pelas beiradas da sociologia e da teologia da música.
sobre sua análise: i agree with many, many things. abs
não desista da semiótica não, hombre... tem arranjo meu que depois de um tempo de gravado eu volto a escutar e pergunto se era eu mesmo que havia escrito... ;)
forte abraço, meu caro
Unknown disse…
gosto dos textos que escreves.Deus te abençoe
joêzer disse…
Melvin,
grato pela leitura.

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n