10 julho, 2007

ARAUTOS DO REI - PARTE II

Jader Santos é um perito em músicas sobre a volta de Jesus – Eu não me esqueci de ti e Chegou a hora. Na canção Eu quero olhar, gravada pelos Arautos do Rei, Jader propõe um tipo de música que não tem a sequência estrofe-côro e na qual praticamente cada verso possui uma melodia própria. O compositor não fez concessões nem à rima fácil nem ao típico refrão.

A música começa com o narrador dizendo:

Eu quero olhar pra cima e ver aquela nuvem aparecer um pouco escura / mas não de chuva, só uma mancha a mais no céu / E se eu olhar com atenção verei ainda que há uma luz / assim brilhante que num instante vai se tornar bem maior

O desejo de quem espera a volta de Jesus pode ser nublado por sinais que são a contrafação do advento real de Cristo: uma nuvem parecida, prodígios “em nome de Deus”, falsos cristos. A atenção ao que diz a Bíblia é o melhor preparo para não ser confundido.

Em seguida, cada verso descreve características do Esperado:

Sim, é Jesus que triunfante e exultante vem como Rei / Sim, é Jesus, o Pai amante que os seus filhos vem receber / Sim, é Jesus, o humilhado, o que foi morto e reviveu / O que foi homem e que foi Deus, e que voltar nos prometeu

Os dois primeiros versos contrastam com os dois últimos – o Rei triunfante é mencionado também como Deus humilhado. Jesus é o líder-servo e homem-Deus. As partes “o que foi morto” e “o que foi homem” estão interrelacionadas com as partes “reviveu” e “que foi Deus”, reafirmando o contraste entre a morte, própria do estado atual do homem, a ressurreição, própria da divindade, e a capacidade de Jesus de transcendê-las. Ele não apenas vive, mas é A Vida.

Tremam diante dEle todos os povos / Reinos, nações e línguas, todos O adorem / O Grande Juiz voltando está: Justiça haverá afinal!

Alguém pode entender que nesse trecho, o letrista parece manifestar que teme a Deus pelo medo, que Deus manipula as pessoas para O adorarem. No entanto, não é uma questão de manipulação, mas de motivação. O ser humano O adora por causa do amor de Deus (“O amor de Cristo nos motiva”) por causa do que Deus fez, faz e está fazendo por nós. Adoração é “o transbordar de um coração grato, impulsionado pelo sentimento do favor divino” (Anônimo).

Na música, o trecho anterior é cantado em fortíssimo, como num clamor. A partir de agora, a música é suave, com um lirismo que expressa que a bendita esperança se realizou e que a esperada volta de Cristo será de forma visível e audível:

Enfim chegou Quem nós aguardávamos,Quem nossa alma almejou / Quem nossos olhos sonharam ver,Quem os nossos ouvidos sonharam ouvir

Quando os anjos vieram confortar os atônitos discípulos que viam Cristo ascender ao céu, disseram: “Esse mesmo Jesus que vistes subir, voltará outra vez”. Os discípulos o reconhecerão, assim como nós, porque Ele será o mesmo, dessa vez com grande glória e majestade:

Filho de Maria, Leão de Judá, Estrela da Manhã, vem enfim brilhar

A seguir, a música retoma o tom triunfal ao mesmo tempo em que fala da esperança de vida eterna, de uma vida sem os males terrenos, de uma vida de fato em íntima comunhão:

Quero pra sempre contigo morar, Não mais viver a tragédia do mal / Quero em Teus braços me aconchegar Quero Teu nome pra sempre louvar.

Von Hügel dizia que “grandes realidades, ainda invisíveis, requerem para sua apreensão uma incorporação figurativa na imaginação”. Cantar a vida eterna é meditar e incorporar em nossa mente a grande realidade divina que em breve se verá face a face.

3 comentários:

Danilo disse...

Olha meu caro, gostei pra caramba da sua análise do cd "Aqui é seu lugar" você dispõe de muito conhecimento específico quando o assunto é música, consegue fazer paralelos sem ferir os sentidos do leitor. Meus parabéns, gostei muito, poderia se especializar em fazer análises de álbuns cristãos no contexto do leque de estilos que temos/vemos.

Que tal fazer uma análise do cd "É Preciso Viver o Amor" de Iveline, produzido por Regina Mota e basicamente arranjado e orquestrado por Lineu Soares? Ficaria muito feliz se você fizesse essa análise.

aguardo respostas.
(chavesbaiano@msn.com)

Um abraço!

Anônimo disse...

vc tem partituras dos arautos do rei sim eu creio eu nao sou mais eu ? sabe onde compro? obrigado!!!

joêzer disse...

olá. procure ver o site oficial dos arautos do rei e também o site da gravadora novo tempo. Você vai encontrar nesses endereços tanto cds, dvds como partituras.