31 maio, 2011

cem palavras: o "eu-ísmo"

Há 25 anos, uma equipe liderada por Robert Bellah, da Universidade da Califórnia, pesquisou as crenças e valores dominantes das classes médias norte-americanas. Os resultados da pesquisa foram analisados e publicados no influente livro Habits of the Heart (Hábitos do Coração, tradução livre). Segundo o livro, a sociedade é incrivelmente individualista em seu estilo de vida. Mesmo a religião é vista como algo não-comunitário e totalmente de cunho privado.

Para os autores, uma entrevista presente no livro resume bem o que é a religião americana. Na entrevista, uma jovem de nome Sheila disse com franqueza: 

"Eu acredito em Deus. Mas não sou uma fanática religiosa. Nem lembro da última vez que fui a uma igreja. A fé que me leva é o 'Sheilaísmo'. Somente a minha própria voz".

(Citado em Marsden, George. Religion and American Culture, 1990, p. 257)

Um comentário:

Hendrickson Rogers disse...

Seu blog é muito útil para Deus, Joêzer. Tenho um blog também e gostaria de fazer uma parceria contigo, já que nossos objetivos têm algo em comum - ajudar o povo de Deus a crescer na graça e no conhecimento de Jesus, e atrair os de fora para dentro do remanescente, por meio de artigos bíblico-matemáticos, pesquisas, vídeos, imagens, e Estudos Bíblicos super diferenciados!

profhendrickson.blogspot.com

Que Jesus continue a te iluminar!

Hendrickson Rogers,
Maceió-AL.