Pular para o conteúdo principal

vida de ateu é uma dureza. ou não?

A colunista da revista Época Eliane Brum publicou uma história em que uma ateia entra no táxi de um evangélico. O leitor percebe que a passageira é muito bem-informada, em contraste com o taxista que é devidamente um "ignorante fundamentalista". Enquanto a passageira reflete sobre o caráter mercantil do neopentecostalismo, algo que é bastante estudado nos círculos acadêmicos, e com o que muito protestante concorda, o taxista apresenta uma fala bem simplória.

Não se trata de uma história surreal. Mesmo os chavões proselitistas do taxista são costumeiramente ouvidos por aí. Os diálogos poderiam acontecer numa rua perto de você. Mas nesse texto, vejo que Eliane Brum dá a entender que ser ateu num Brasil evangélico é uma dureza.

Ser ateu no Brasil é mesmo difícil? Só se para o ateu é difícil conviver com pessoas com visões de mundo diferentes. Talvez seja mais difícil para um cristão moderado conviver com este Brasil de um evangelicalismo cada vez mais estridente. Mas ser um ateu é praticamente uma moleza. É o que diz Gravataí Merengue. Para ele, a história de Eliane Brum é de um queixume que representa um ateísmo que não saiu da adolescência. E olha que o Gravataí Merengue também é ateu.

Nessa toada de mal-explicar Deus numa corrida de táxi, aproveito também para sugerir alguns enredos para histórias ateias edificantes que denunciam a selvageria da militância religiosa e o cambalacho evangélico. Por exemplo, Richard Dawkins entra num ônibus lotado com um grupo de crentes cantando "1, 2, 3, Jesus é nosso rei". Ou: o ateísta Christopher Hitchens está num navio naufragando e disputa o único colete salva-vidas que resta com Edir Macedo.

Acho que o texto de Eliane Brum já deve ter recebido comentários nada cristãos de confessos evangélicos. Mas experimente a jornalista descrever a nada mole vida de um jornalista tucano inteligente num país de taxistas petistas e verá o que é bom pra fundamentalismo.  

Então, que tal uma história em que uma jornalista cristã muito bem-informada entra no táxi de um ateu de argumentos simplistas? O jornalista Michelson Borges se deu ao trabalho e contou uma história assim. Pode não ser fácil encontrar uma cristã com domínio de tantas referências apologéticas e científicas, mas para mim a história ilustra bem duas coisas: a falácia das oposições simplistas do tipo ateu esclarecido vs. crente ignorante que vigora na grande mídia; como os cristãos precisam estar sempre bem preparados para dar o testemunho de sua fé, se assim lhe pedirem.

Leia as histórias, confira os argumentos e chegue às suas conclusões:
A dura vida dos ateus no Brasil evangélico, de Eliane Brum
A vida fácil dos ateus,  por Gravataí Merengue
A dura vida de uma cristã "fundamentalista", por Michelson Borges

Comentários

Eduardo disse…
a coluna da Eliane apenas tras a tona uma coisa que muita gente prefere esconder ou fingir que não existe. Os Evangelicos estão crescendo no Brasil, e por DEUS, como eles em sua grande maioria são burros, alienados e retardados!!! Evangelico por exemplo, Adora dizer que ateismo é coisa do Diabo, PQP!!!! se um ateu não crê em Deus pq vai crêr no Diabo????? sem falar que ADORAM encher o saco de TODO MUNDO, alugando casinhas pra torrar a paciencia dos vizinhos, fazer barulho (q eles chamam de culto) no meio da rua, perturbar as pessoas dentro dos Transportes, etc.. etc...
Eduardo disse…
ah, e a burrice não é exclusividade só de evangélico. veja por exemplo, um trecho de um artigo escrito no MinistérioCACP que fala exatamente da Coluna da Eliane.

Se Deus não existisse, as igrejas seriam o maior laboratório de comprovação da inexistência dEle, pois elas anunciam Sua existência. As pessoas que para lá se dirigem com o objetivo de encontrar Deus, se concluíssem que isto não fosse verdade, sairiam das igrejas afirmando que Deus não existe ao serem frustradas no desejo de conhecê-Lo.

GENTE!!!! que argumentação mais estupida é essa?!?!?! Eu já li muita baboseira escrita por gente religiosa, mas essa ai, tá entre o Top 5, fácil, fácil. Vou apenas citar a India, pra mostrar o quanto essa baboseira da CACP é ridicula, lá na India milhoes de pessoas entram em Templos pra rezar, fazer oferendas sabe pra quem? Pra Brahma, pra Shiva, Mitra etc.. etc... lá eles tb encontram conforto e sentem a "presença" Deles (Shiva, etc... ) Ou seja, Então os deuses Hindus tb existem, não é? na Grécia antiga, as pessoas tb faziam rezas e oferendas a Afrodite, Poseidon. Então eles tb existem ou existiram, não é? Se as pessoas acham q Deus está dentro da Igrejinha delas, isso é problema delas, cada esquizofrenico no seu galho, agora, quando as pessoas se acham no direito de se meter na minha vida, me encher o saco ou simplesmente usar sua religião pra foder a nossa sociedade, isso é problema MEU!
joêzer disse…
é verdade, Eduardo. numa sociedade laica, a opinião religiosa sobre qualquer assunto pode se manifestar livremente, mas nunca impor-se como única e exclusiva. Sobre a ignorância de parte dos evangélicos (inclusive em assuntos de defesa da fé), infelizmente não é novidade. A ascensão numérica dos neopentecostais, que aparecem muito mais na mídia, obscureceu bastante o trabalho de outras denominações cristãs, em especial aquelas do protestantismo tradicional.
para a grande mídia, convenhamos, tem interessado muito mais os escândalos financeiros e o mercantilismo gospel do que outras facetas de transformação social ativadas por várias igrejas.
Quanto ao barulho, é intolerável, seja uma igreja ou uma rave (às vezes pode ser a mesma coisa, tipo uma rave gospel).
Paz e tolerância.
Abraço
Achei válida e bem intencionada a tentativa do Michelson. Mas, com todo o respeito, acho que ele quis tanto "reagir" ao conto de Eliane que acabou criando algo mais estereotipado do que ela.
joêzer disse…
Pelo conhecimento de teologia e ciência, acho que a jornalista da história do Michelson é um "alter ego" ficcional do próprio Michelson. É como se ele estivesse respondendo às questões do taxista, mesmo que o diálogo não tenha ficado, digamos, realista.
grato por sua leitura, Ângelo.

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n