Pular para o conteúdo principal

A última lista de cinema


O American Film Institute (AFI) divulgou outra lista de 100 melhores filmes americanos de todos os tempos. É um instituto do cinema anglófono e, assim, ninguém vai encontrar na lista filmes de Kurosawa, Fellini, Truffaut, Bergman ou Buñuel. Mas a lista impressiona pela quantidade de filmes que modelam até hoje a forma de fazer e assistir cinema.

As décadas de 60, com 17 filmes, e a de 70, com 20 filmes, tiveram mais filmes incluídos na lista. Mas o final do século até que não está tão ausente, com 11 filmes dos anos 90. Essa lista não é formada só de arrasa-quarteirões, tipo Os caçadores da arca perdida (nº 66 na lista), mas Steven Spielberg é o cineasta com mais filmes (cinco) na lista, sendo A Lista de Schindler (nº 8) o mais bem colocado.

O cinema americano é um cinema de ação, beijos e risos, às vezes tudo isso ao mesmo tempo. Não por acaso, filmes leves que combinam esses fatores foram os mais lembrados. Se reunirmos as comédias, os musicais, as animações, as aventuras fantásticas, os faroestes, os romances e os thrillers de ação e suspense, veremos que se chega a pelo menos 60 filmes. É claro que uma ficção científica como 2001 – uma odisséia no espaço (nº 15) não é uma aventura espacial como Guerra nas Estrelas (nº 13), nem uma comédia como MASH (nº 54) destina-se ao riso inocente como O Mágico de Oz (nº 10). Mas a aventura filosófico-existencialista de 2001 e a sátira ácida ao militarismo de MASH são a contrapartida mais erudita e politizada da mesma Hollywood.

Hollywood também é a máquina que ergue astros com a mesma facilidade com que os destrói. Cineastas e roteiristas retratavam essa roliúdi falsa e insidiosa ou então adentravam os bastidores do teatro e da TV para criticar as engrenagens do show business. Essa tendência de cuspir no prato que se come (e com todos os méritos) está representada na lista da AFI por comédias aparentemente cândidas como Cantando na Chuva (nº 5), e por dramas como A Malvada (nº 28) e, talvez o maior de todos no tema, Crepúsculo dos Deuses (nº 16). Mas filmes como Nashville, Rede de Intrigas e Cidadão Kane (o eterno nº 1 dessas listas) abordam com menor ou maior ênfase o mundo dos espetáculos. Cidadão Kane? Ora, quer maior espetáculo do que a imprensa?

O filme de guerra é outro gênero bem representado na lista. Se esse gênero é servo da propaganda belicista americana, dos filmes publicitários da II Guerra Mundial aos Rambos e Top Guns da Era Reagan, por outro lado, há filmes que procuraram mostrar o desastre da política intervencionista americana – Platoon (nº 86), O Franco-Atirador (nº 53), - a insensatez da guerra – A Ponte do Rio Kwai (nº 36) e Apocalypse Now (nº 30) ou a difícil readaptação social após a guerra – Os melhores anos de nossas vidas (nº 37). As guerras também servem de pano de fundo para romances – E o Vento Levou (nº 6) e Casablanca (nº 3), e épicos - Lawrence da Arábia (nº 7) é um dos raros filmes em que os árabes têm rosto e personalidade, antes de virarem meros alvos satanizados pelas mãos dos Braddocks do cinema.

A crítica social e política está presente nas discussões sobre o delacionismo (Sindicato de Ladrões), as questões latifundiárias (As Vinhas da Ira), o preconceito racial (O Sol é para Todos, No Calor da Noite e Faça a Coisa Certa), o caos urbano (Taxi Driver), a corrupção política (Todos os Homens do Presidente), a contracultura (Sem Destino), entre outros temas candentes.

Todos esses gêneros e temáticas servem tanto às formulações conservadoras quanto ao pensamento mais progressista, o que desmente a idéia de um cinema americano monolítico e unidimensional e revela a presença de discursos ideologicamente opostos na decantada Hollywood, símbolo de um cinema industrial que "ergue e destrói coisas belas".

Listas sempre são discutíveis, mas podem auxiliar a aumentar nosso campo de visão sobre a arte e a sociedade; depois de conhecer esses filmes cada um pode montar e remontar suas preferências, sendo essa lista uma boa introdução a um cinema de maior qualidade e exigência estética.
A lista completa, com direito a links de sinopses e fotos dos filmes, pode ser conferida aqui. E a foto na cumeeira desse texto é de Tempos Modernos, classificado em 78º lugar na eleição da AFI, mas que é o primeiro na minha lista pessoal.

Comentários

Anônimo disse…
não entendo porque Lawrence da arábia está nessa lista de filmes dos eua. Esse filme é dirigido por um inglês (Lean), com atores e técnicos ingleses e no site imdb ele aparece como produção inglesa.
e se era pra ter filme inglês, como que não escolheram também O terceiro homem ou Henrique V?
Anônimo disse…
Onde está o filmaço "A Um Passo da Eternidade"? E "Rebecca" do Hitchcock? E "Um Lugar ao Sol"? E "Patton"? E "Os Eleitos"? E os caras ainda preferem Forrest Gump e o Rocky?
joêzer disse…
No site allmovie.com, Lawrence da Arábia aparece como uma co-produção Inglaterra/EUA.

Reginaldo, você lembrou alguns ótimos clássicos, recentes ou não. Eu ainda perguntaria por Era uma vez no Oeste, de Sergio Leone; Cinzas no Paraíso, de Terrence Mallick; Fargo, dos irmãos Coen; A rosa púrpura do Cairo e/ou Manhattan, de Woody Allen; e até mais recentes ainda como Moulin Rouge e Conquista da Honra.

joêzer.
Anônimo disse…
alguém falou mal aí de Forrest Gump? por favor, amigo!!! Um filme que´mistura a história individual à história americana com tanto domínio do drama, da comédia. é porque o diretor é o Robert Zemeckis. Se fosse o Tarantino com seus diálogos espertinhos e suas mil tomadas de câmera pra enfeitar a violência de uma cena, todo mundo aplaudiria como obra-prima, né?

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n