Pular para o conteúdo principal

atrás do trio elétrico gospel

O primeiro mandamento do gospel nacional é: não há mandamentos. Não há regras. A música gospel já está parecendo uma final eterna do Ultimate Fight, um vale tudo cada vez mais liberado. Funciona mais ou menos assim: alguma mente bem-intencionada descobre que, para chegar junto da moçada de sensibilidade amortecida, é preciso usar as mesmas músicas que levam a galera à loucura, uhu, tira o pé do chão! Daí, meu bom, a parada é evangelizar com a unção do axé e do funk, bota pra ferver, brother!

Até outro dia o povo andava esperando por milagre. A turma até pode estar esperando, mas não em pé, que em pé cansa. Nem sentado também. Enquanto a benção não vem, a turma sacode o esqueleto que crente não é de ferro, e uma micareta santificada não faz mal a ninguém, faz a dança do quaquito aê pra gente se animar, Aline Barros! (Please, Aline, você não, por favor).

A controvérsia da vez é a cantora Jake e a canção Pó pará com pó. E como toda controvérsia em forma de música, já virou sucesso. A moça de cabelos, voz, energia e passinhos no melhor/pior estilo Daniela Mercury se tornou uma celebridade via youtube. A música, do gênero axé-pop-gospel (se isso não existia, acaba de vir à existência), apresenta a cantora animadíssima no programa Vozes da Igreja da TV Aparecida.

A letra seria um instrumento de combate às drogas (“pó pará cum pó aí”, traduzindo, pode ir parando de cheirar pó... aí). A cantora alerta que, em vez de cocaína, o melhor é tomar “uma overdose de Jesus” e, na metáfora do ano, “injetar na veia o sangue que correu na cruz”. Onde estava essa música na hora que Jimi Hendrix mais precisava dela?

Ainda tem os versos enlouquecidos de “overdose de alegria” e “Shekinah doidão, doidão”. No vídeo, Jake diz que “católico também tem muito axé”. É ou não é o samba ou o axé do crente doido?

Não faz muito tempo e o grupo secular Asa de Águia cantava que “na casa do Senhor não existe Satanás, xô Satanás,...”, e o público se esbaldava de tanta folia. A canção era uma sátira às célebres sessões de descarrego e exorcismo de algumas igrejas neopentecostais. A canção da católica Jake parece produzir um efeito semelhante ao das canções carnavalescas. Letra divertida, muita dança e finalidade de entreter. Se ela acha que as pessoas serão conscientizadas em meio a tanto barulho, badalação e folia...

Não quero dar ideia, mas reúna a axé-saltitante Jake e a pop-crente Cláudia Leitte para cantar esse hit no palco do carnaval. Não há ecumenismo que resista a esse som. E mais, nem como alerta antidrogas a música vai funcionar. Será tragicômico saber de muita gente “doidona” viajando e pulando ao som de Pó pará com pó. Será que atrás do trio elétrico gospel só não vai quem já morreu?


Comentários

Anônimo disse…
Essa música tem menssagem. Diferente de outras por aí. Não sei qual o problema com essa música.
joêzer disse…
caro anônimo,
você acha que sobra alguma "mensagem" quando se canta essa música nos trios elétricos do axé? as pessoas que dançam lá embaixo estão interessadas em letras com "mensagem edificante"?
Ingrid Oliveira disse…
sou nova por aqui ! .. voltarei para xeretar melhor,

1beijo
joêzer disse…
ingrid,
a casa é sua.
Anônimo disse…
ahahhaha "pó parar com pó" não lembra a máxima do carnaval baiano ultra-vocálico que é "ó o auê aí"? Não é preciso letra, só um bom refrão-chiclete. Bem, amigo, eu sou das que pensam que Deus pode atuar pelos meios mais imprevisíveis, mas esse repertório aí está de amargar. Só com muita piedade divina mesmo, porque os anjos devem ficar realmente confusos.
Ah, a dança do quaquito é uma nova roupagem da dança do pinguim. Este segundo álbum da Aline para crianças só repete tintim-por-tintim a fórmula do primeiro, que deu muito certo.
Anônimo disse…
Graaaande Joêser,
Olha só...pra essa música estourar assim como " Créu", Baba Baby", "éguinha Pocotó", só falta uma coisa!? Tocar numa rádio Popular.
Realmente, não vi mensagem nenhuma. É vergonhoso, se é que posso expressar minha opnião assim, ver cada dia mais a música gospel se enfiando nessas ondinhas populares, pra tentar atrair a grande massa...
Fico me perguntando: realmente qual a intenção dessas pessoas..[??]
Não deixa de ser engraçado ver a performance dela no vídeo, bem no estilo Daniela mercury como vc citou, e ainda com bailarinas, de shortinho apertadinho, pernas de fora,

é rir pra não chorar!!!
Ou melhor...da mesmo vontade de chorar!!!!
Anônimo disse…
" Anônimo disse...
Essa música tem menssagem. "

heeeiiinnnn?!
none disse…
Apenas retribuindo a visita.

[]s,

Roberto Takata
Anônimo disse…
Só esquecem que Deus é um Deus de ordem e decência. E que a emoção é bem importante mais Deus espera de nós uma DECISÂO racional, não pura emoção.
Letra por letra???

Um abraço!

Lídia
Anônimo disse…
Olá Joézer, como é mesmo? Shekinah "doidão", essa é a mensagem? Estamos orando pouco pelo visto. Saudações em Cristo.
Anônimo disse…
Olá Joézer, como é mesmo? Shekinah "doidão", essa é a mensagem? Estamos orando pouco pelo visto. Saudações em Cristo.
joêzer disse…
josé carlos,
o nível de letra e música de boa parte do gospel parece acompanhar a decadência de letra e música de boa parte da música popular.
Luciano disse…
Não vai longe o dia em que veremos algumas igrejas adventistas nessa onda. Algumas vozes se levantam tentando alertar para tal, mas são sufocadas por "mestres" e "baixaréis". Sem querer ofender, mas vale a pena lembrar que o pecado começou com um músico e no céu. Ele sabe o que a música pode fazer. Estão deixando ele entrar. Abre-se algumas portas e depois será impossível fechá-las. Fico feliz por ver a profecia se cumprindo, mas entendo o que Paulo queria dizer quando falou: 2 Timóteo 3:1 Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis... Na NVI diz: "...será difícil ser cristão"... Jesus está voltando... Ora vem Senhor...
joêzer disse…
luciano,
às vezes mestres acadêmicos podem alertar para o sensacionalismo e o terrorismo de algumas palestras sobre música sacra que abusam de pseudoreferências.
por outro lado, é certo que bom senso e equilíbrio não se aprende nas faculdades, você está certo. isso, sim, pode fazer com que BACHARÉIS se tornem "baixaréis".

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n