Pular para o conteúdo principal

a mais incrível aventura da família

Melhor do que um filme para a família é o ato de uma família assistir junto a um filme apropriado. Rir, emocionar-se, entreolhar-se, compreender a mensagem. Particularmente, não sou entusiasta de filmes com “mensagens edificantes”. Não por causa do tema e da importância real da mensagem. O problema, em geral, é a forma canhestra de realização utilizada que atrapalha a comunicação: diálogos do pior dramalhão, enquadramentos primários, atuações medíocres. Dá a impressão de que deixaram o Clube das Mães tomar conta da câmera enquanto o diretor está negociando seu próximo filme edificante para as massas.

Falando nisso, a produtora Pixar tem sido uma mãe para os espectadores, mas sem esquecer o apuro técnico e a excelência da narrativa. Não é difícil perceber que seus filmes não pertencem ao entulho que Roliúdi despeja desavergonhadamente sobre o mundo.

Em seus filmes-família, o tema central é quase sempre, claro, a família, sendo que os roteiristas da Pixar estão atentos às diferentes configurações familiares, como aquelas formadas por pai e filho (Procurando Nemo), mãe e filhos (Toy Story) ou grupo comunitário (Vida de Inseto). Mas há espaço para aquela formação familiar que infelizmente tem sido a mais atacada de todas, aquele núcleo social “obsoleto” formado por pai, mãe e filhos, como é o caso da família de super-heróis de Os Incríveis.

O filme não perde tempo com divagações sobre como a família é o monstro repressor da autonomia individual e agora-sou-um-pote-até-aqui-de-mágoa etc. Assim, esta animação não cai na tola generalização de mostrar a família como mais uma raiz de todos os males. Ela mostra que, sim, famílias enfrentam problemas de relacionamento, mas a porta de saída não é a melhor solução. Ao contrário, fazer coisas juntos pode fazer uma grande diferença.

A história é simples: super-heróis passam a ser um incômodo para as pessoas comuns e são obrigados a levar uma vida comum. O Sr. Incrível vira auxiliar de escritório, sua esposa, a Mulher-Elástica, se torna uma senhora do lar, e a família se completa com um bebê, uma garota introvertida com ares de emo e um adolescente explosivo. Isso não lhe parece bem comum?

Saudoso dos tempos de heroísmo reconhecido, o pai e maridão aceitará uma missão que, contra suas expectativas, vai fortalecer os corroídos laços de família. Se fosse só isso, esta animação poderia se converter num monturo de lágrimas e humor pastelão. Os Incríveis, porém, tem tal domínio de expressões que consegue o feito de ser tanto uma fantasia infanto-juvenil com cenas de ação vibrantes como também uma comédia de costumes e um ótimo melodrama familiar.

A família, a princípio, esfacela-se pela desatenção do pai na criação dos filhos, abalado pela mediocridade do seu novo emprego; pelo nomadismo da família (eles têm que mudar de cidade cada vez que sua identidade é descoberta); pela convivência nada amistosa entre irmãos cujos poderes são duramente reprimidos pela família e pela sociedade.

O casal de super-heróis entende que salvar um casamento é mais difícil e heróico quanto derrotar os vilões. Como eu disse no início do texto: fazer coisas juntos pode ser uma boa resposta para as demandas de afeto e segurança que envolvem uma família. Não à toa, após uma aventura bem-sucedida, o espevitado filho do casal diz: “Eu amo essa família”. O garoto enfatiza a aventura, mas não deixa de ressaltar o contentamento de ter feito tudo aquilo junto com sua família.

Há cenas de ternura incrivelmente sincera por parte de personagens de cartum (o amor cotidiano entre marido e mulher é mostrado de forma honesta); há citações e sátira ao mundo do cinema e do gibi (a costureira Edna é responsável por parte delas); há uma trilha sonora formidável. Mas é a cena em que uma redoma erguida por um componente da família os protege da destruição que tem muito a nos dizer: a construção de uma família saudável depende dos valores autoatribuídos pela própria família. E isso é a mais incrível aventura das famílias.


Clique nos links para ouvir e comparar a música-tema de Os Incríveis com o tema de Henry Mancini para Peter Gunn. Atenção ao uso dos metais e da percussão.

Comentários

'Os Incríveis' tem estado entre os primeiros desenhos animados na minha lista de preferência. Me diverti muito assistindo (especialmente a Edna) e do tom realista, mas positivo de todo o filme.
Muito bacana mesmo! Devo ressaltar que tem algumas coisas ótimas que a legenda consegue traduzir.
forte abraço
joêzer disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
joêzer disse…
mr. andré, aprecio muito o estilo pixar (wall-e e ratatouille estariam em primeirão).
espero que vc tenha ouvido as trilhas que linkei no post.
abraço
marina possi disse…
I love this film.
Procurando Nemo é o meu preferido. É da Pixar também?
joêzer disse…
muito engraçada você, não é, marina? rsrs
joêzer,
só agora fui ouvir os links que vc postou... obviamente Peter Gunn já e um velho conhecido. não acho que esteja citando tanto do Mancini e sim mais do Mission Impossible. por sinal, é de forma proposital!
forte abraço
joêzer disse…
de fato, andré.
a música para Peter Gunn, de henry mancini, é o pai de todas as trilhas de seriados de ação e espionagem.
a música-tema de 007, discutivelmente de john barry, e o argentino lalo schiffrin, autor das trilhas de mission impossible e bullitt, beberam na fonte.
e o Giacchino, em Os Incríveis, faz uma homenagem sensacional.

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n