Pular para o conteúdo principal

bom de bola, bom de fé e bom de farra

Na semana da Páscoa, a equipe de marketing do Santos Futebol Clube armou o evento perfeito. Seus meninos bons de bola iriam distribuir ovos de chocolate para portadores de paralisia cerebral e outras deficiências em uma instituição espírita, o Lar Mensageiros da Luz.

Tudo muito bonito e lustroso para a imagem. Só faltou combinar com a profissão de fé dos jogadores. O evangélico Roberto Brum, por exemplo, soube da visita agendada e pediu licença para não ir. Outros jogadores, como Paulo Henrique Ganso, Léo, Marquinhos, André, Fábio Costa e os idolatrados Neymar e Robinho, entraram no ônibus que foi até à instituição, mas ao chegar no local, não desceram do ônibus.

Muitos constrangimentos e arrependimentos depois, foram contar aos jornais que alguns jogadores não desceram temendo azar e outros declararam súbita iluminação espiritual que os orientou a não sair do veículo.

Segundo a Folha de S. Paulo, Robinho disse que a atitude “foi movida pela religiosidade de cada um”. Neymar, que é evangélico, falou que ficou sabendo dos rituais religiosos no local só quando chegou lá e que “tinha receio de não se sentir bem”.

Na disputa entre futebol e fé sempre quem perde é a segunda. Senão, vejamos as perguntas que muita gente gostaria de fazer aos jogadores de todas as crenças:

- Por que alguém aceita o evangelho cristão, mas fica só com a parte de amar os semelhantes que são semelhantes a ele mesmo?

- Como é alguém diz que não pisa em instituição espírita por motivo religioso mas frequenta boates e bares para espíritos inclassificáveis?

- Distribuir ovos de Páscoa é pagão e distribuir autógrafos é cristão?

- E como é que alguém que encara o pagode e o rebolation tem medo de “espíritos”?

De fato, as convicções religiosas de cada indivíduo devem ser respeitadas. O problema é que figuras públicas acabam sendo mais cobradas por suas atitudes e deles é exigida uma coerência de comportamento que não é praticada nem pelos seus críticos anônimos (incluindo este web-escriba).

A suma do que vistes, enfim, é: Tem jogador de futebol que é bom de fé e ruim de farra. Tem jogador com um pé na fé e outro na balada. E tem jogador bom de farra cuja fé está firmada na deusa-bola.

Li essa notícia aqui.

Comentários

Anônimo disse…
Caro Joêzer
Vou esboçar duas respostas à duas questões reflexivas que você deixou aqui. Faço isso na esperança que essas mesmas perguntas sirvam para reflexão adventista:

- Distribuir ovos de Páscoa é pagão e distribuir autógrafos é cristão?

E que dizer dos "popstars" adventistas (pastores, músicos, cantores...)? Mesmo o Arautos do Rei, quando de minha compra do CD "Por quê, óh Pai?", depois "Vale a Pena Esperar", promoveram a obra com autógrafos? Tenho-as aqui, agora mesmo... Tudo autografado!
Penso que, para nosso ganho, deveríamos encarar o "estrelato" de uma forma mais cristã.

- E como é que alguém que encara o pagode e o rebolation tem medo de “espíritos”?

Fácil. Dada a atual ênfase em "adoração contemporânea" que julga isonômicos todos os estilos musicais para a adoração, não se julgue a abordagem mundana desses mesmos estilos, uma vez que apenas rotular uma obra musical de cristã somente devido à letra, é um expediente fraco e irresponsável
Dizer que a farra é apenas com o samba secular e não com o gospel é, no mínimo constrangedor.

Que o episódio sirva de lição e questionamento, também a nós, pois a "célula-tronco" dessa escorregadela santista também possui seus hospedeiros adventistas.


Evanildo F. Carvalho
joêzer disse…
evanildo,
a pergunta "Distribuir ovos de Páscoa é pagão e distribuir autógrafos é cristão?" foi no sentido de que alguns jogadores evangélicos não compram ovos de Páscoa porque entendem que isso é paganismo. Ao mesmo tempo, encaram com naturalidade o estrelato secular. Os autógrafos dos jogadores não são de produtos ligados ao cristianismo.

Particularmente, não tenho problemas nem com chocolates na Páscoa nem com autógrafos, embora dê mais valor aos primeiros.
Unknown disse…
Entendi, amigo.
Só frisei que temos o embrião desse tipo de hipocrisia em muitos de nós... vale a reflexão.
Excelente artigo.

Evanildo

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n