Pular para o conteúdo principal

a Paixão de Cristo em 4 músicas

O gospel nacional tem abdicado de um dos temas mais decisivos do cristianismo: a cruz. Os compositores reduziram o evangelho a quatro itens: louvor, louvor, louvor e unção. O tema do Calvário foi deixado para os cineastas.

Relembro aqui quatro músicas que, além de ressaltarem o momento de maior dor e coragem do Deus feito Homem de dores, nos mostram o valor da compreensão da cruz para a aceitação da fé cristã.

Como devo ter omitido alguma música de sua preferência, fique à vontade para registrá-la nos comentários.

Monte do Calvário (On a rugged hill, de Keith Whitford)

A versão em português dessa música traduziu a aflição e a esperança que são o paradoxo da cruz. Retrata a solidão do Cristo agonizante (“Só, em agonia pereceu”), e mostra o choque dos contrastes que sintetiza o Calvário:

Puro, carregou meu fardo Para libertar-me do pecar Esse foi o dia mais feliz Pois morreu pra me salvar

Via Dolorosa (Billy Sprague / Niles Borop)

Sandy Patty celebrizou esta canção que rememora a via crucis de Jesus, em que a caminhada pelas ruas da cidade até o Gólgota é motivo de humilhação pública. As cordas da orquestração intensificam a lembrança da tragédia que se converteria em redenção (Perdi a conta de quantas vezes fiz piano solo com essa música).

Cenas (Daniel Salles)

A Paixão de Cristo como um espetáculo de horrores assistido pelo universo inteiro ("Cada anjo vê Jesus levando a cruz / Assumindo os pecados que não eram Seus"). A música parte do capítulo 53 do livro de Isaías para descrever que as cenas de horror representavam o mais puro amor. Assim como na canção anterior, o peso de solo, coro e orquestra reforça tanto a amplitude da dor de Cristo quanto a magnitude simbólica do ato de Jesus.

Pensando na Cruz (Jader Santos)

Enquanto as últimas duas músicas externalizam o drama do Calvário de forma grandiloquente, a canção Pensando na cruz tem uma retórica mais intimista, esta interpretada como uma meditação em piano, violoncelo e voz (Regina Mota) e aquelas transbordando uma intensidade quase sinfônica. Esse aspecto possibilita um refinamento de letra e harmonia. É uma canção que pergunta pelo sentido da morte e ressurreição de Cristo em nossa vida hoje.

Estilos diferentes, diferentes interpretações, arranjos variados. Em comum, a tradução emocional e inspiradora do centro da mensagem do evangelho, a Cruz, onde, como diz outra bela música, foi revelado "o pior do homem e o melhor de Deus".

No topo, Cristo levando a cruz (c. 1500), óleo sobre tela, de Jheronimus Bosch.

Comentários

Min. Daniel D. Salles disse…
O Joêzer, além de um parceiro de trabalho é um amigo. Possuidor de um olhar apurado e mãos habilidosas que, além de escrever de forma singular, produzem um ótimo som ao piano nas horas e que ele não está escrevendo e desenvolvendo seu doutorado. Ele ainda tem uma ótima família que o ama e o compreende em sua vida acadêmica (Silvia que o diga rs). Sem dúvida um grande homem cheio de predicados, dono de um raciocínio privilegiado. Enfim, um servo de Deus a quem eu dedico profunda adimiração e respeito.
joêzer disse…
puxa, brother, palavras generosas. até agora estou tentando trazer meu ego lá de cima. fico com a gentileza dos amigos e a alegria da família.
ah, sim, vou anexar esse comentário ao meu currículo na próxima vez que eu for ao Unasp...
Anônimo disse…
Deveria ser difícil escolher uma entra milhares de canções com este tema, mas realmente foi esquecido.

Estranho não falar da cruz e nem da volta de Jesus! É o reinado do existencialismo!

Vou pensar sobre isso na próxima letra!

Shabbat Shalom parceiro!

ps.: já ouviu abraça a cruz?
joêzer disse…
amigo tonasso,
'abraça a cruz' é bela por demais. ela faz parte do repertório do Curitiba Coral, do qual o Negão do comentário acima é o regente e eu sou o pianista.
aguardo essa próxima letra (não ouvi e já gostei.rsrs).
abraços
Realmente fica difícil, pois todas as músicas citadas tem uma mensagem incrível. Eu apenas acrescentaria "Ao ver a Cruz" (Remember Calvary), de Carl Harold Lowden, que na minha parca opinião traz uma mensagem belíssima, assim como as já mencionadas.

Graça e Paz
Alysson Huf disse…
As músicas sobre a Paixão são as melhores, por isso escolher uma não é fácil. Todas as músicas citadas até agora são belas. Mas uma que eu gosto muito e poderia estar na lista é "O pior do homem, o melhor de Deus". Belíssima!

abraço
Vanessa Meira disse…
"A Cor do Calvário" (Robson Fonseca)
Apenas descreve o que aconteceu, sem novidades, mas é tocante ao mostrar que é o culpado daquilo.
Anônimo disse…
Embora ainda não tenha sido lançada, a música "Ouço o som" interpretada pela Laura Morena e composta, se eu não me engano, pelo Jader Santos também tem uma letra interessante.
marcio goncalves disse…
...gosto de getsêmani tb...
joêzer disse…
naturalmente, meu caro márcio, naturalmente. rsrs
a sério, getsêmani é muito boa mesmo.

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n